curso de Green Belt

O curso de Green Belt garante diversos benefícios para quem tem o certificado. Acompanhe 10 benefícios da certificação do Green Belt e da obtenção de conhecimentos sobre Lean Six Sigma.

O Green Belt é um tipo de certificação em que o profissional passa a conhecer ferramentas e métodos que são de extrema importância para quem deseja aplicar projetos de melhoria contínua.

Leia também: O Green Belt – Entenda o que é ser um profissional de destaque

Acompanhe mais detalhes sobre Green Belt e Lean Six Sigma a seguir.

As abordagens do curso de Green Belt

O curso de Green Belt possui como alicerce básico a abordagem DMAIC, uma sigla em inglês que diz respeito a determinados conceitos. São eles:

  • Definir;
  • Medir;
  • Analisar;
  • Aperfeiçoar (em inglês, improve);
  • Controlar.

Seguir os conceitos DMAIC significa que, após concluir o curso de Green Belt, o profissional passará a contar com as habilidades necessárias para identificar problemas na linha de produção de uma empresa e nas equipes e poderá aplicar soluções para combater as falhas.

O Six Sigma, relacionado ao curso de Green Belt, é um processo orientado para garantir um alto nível de desempenho e garantir maior especialização, habilidades e comprometimento dos membros da empresa.

Ao levar em consideração todas as etapas de um processo e o que é necessário para contribuir para um projeto, muitas vezes, é preciso implantar funções do curso de Green Belt. No entanto, para ser um Green Belt de excelência dentro da empresa, é fundamental que o profissional conte com as habilidades de melhoria.

Em outras palavras: o conceito do curso de Green Belt está envolvido com a alta capacidade dos profissionais de estarem devidamente aptos a melhorar a qualidade de processos. Dessa forma, eles atuam ativamente no combate de lacunas e implantação de melhorias no processo de produção.

Os profissionais que adquirem a certificação no curso de Green Belt são capazes de aplicar:

  • Gerenciamento de projetos;
  • Análise de dados;
  • Melhoria contínua de processos.

Dessa forma, o curso de Green Belt provê aos estudantes e profissionais a base a ser utilizada por equipes de projetos, necessária para colocar os conceitos de DMAIC em prática, bem como o Lean Six Sigma.

O que é o Lean Six Sigma?

Lean Six Sigma diz respeito a um conjunto de práticas que visam diminuir a variabilidade nos processos de um negócio.

Uma marca sempre busca aperfeiçoamento, o que pode ser alcançado com a diminuição da variabilidade, ou seja, do desvio padrão. Isso pode ser feito por meio de mensurações que indicam o grau de variação dos valores em comparação ao que é esperado deles.

Dessa forma, por meio de Lean Six Sigma, os processos dentro de um projeto tornam-se mais homogêneos, o que combate o risco de ocorrência de defeitos e melhora a satisfação dos clientes.

Ademais, o Lean Six Sigma potencializa a produtividade, leva a um maior faturamento e reduz custos em diversas etapas de produção.

Como o Lean Six Sigma atua em processos na empresa?

O primeiro passo para incorporar Lean Six Sigma e sua metodologia é estudar, analisar e compreender quais são as necessidades do cliente e como o processo produtivo da empresa está estruturado atualmente.

É fundamental ter clareza sobre quais aspectos estruturais a empresa precisa modificar, aperfeiçoar ou impulsionar para alcançar os objetivos almejados

Após dar os primeiros passos, cabe aos profissionais buscar maneiras de eliminar possíveis gaps, ou seja, lacunas que existem e podem estar sugando tempo e energia da equipe. Para isso, metas claras deverão ser bem definidas e os projetos, bem elaborados, garantindo que os objetivos estejam devidamente traçados.

Como a metodologia Lean Six Sigma pode ajudar uma empresa na melhoria do processo produtivo?

A metodologia Lean Six Sigma, quando bem incorporada pela empresa, viabiliza um panorama bastante compreensível dela como um todo, centralizando as etapas que compõem a melhoria do processo produtivo.

Por meio de um bom planejamento e a execução de processos que se baseiam na metodologia Lean Six Sigma, é possível alcançar ganhos extremamente positivos. Acompanhe alguns benefícios de Lean Six Sigma para a empresa a seguir.

  • Crescimento dos lucros: ao reduzir gastos, a empresa consegue eliminar excessos financeiros, além de melhorar o relacionamento com os clientes;
  • Combate ao risco de defeitos na linha de produção: isso ocorre por meio de processos mais bem estruturados, com diminuição dos riscos de erros em produtos;
  • Mais produtividade (com qualidade): por meio de Lean Six Sigma, os processos passam a ser desempenhados de forma mais eficiente, otimizando a produtividade de toda equipe e, dessa forma, a qualidade do que será entregue ao cliente.
  • Otimização do atendimento e escuta ao cliente: ao aplicar Lean Six Sigma aos processos e projetos, a equipe passa a cumprir prazos e entregar melhores produtos/serviços ao cliente, o que ajuda a criar uma relação ainda mais saudável com ele, mantendo-o satisfeito e, consequentemente, fiel.
  • Redução dos custos da empresa: o alinhamento dos processos permite que haja redução de custos.

Entendido o que é Green Belt e Lean Six Sigma, é possível partir para os benefícios da certificação em um curso de Green Belt.

10 benefícios da certificação em um curso de Green Belt


1. Benefícios competitivos

Os benefícios do Green Belt e Lean Six Sigma podem ser aplicados a anúncios e vendas do negócio. Ao implementar tais conceitos, por meio de uma certificação Green Belt, o profissional estará apto a manter o desempenho sempre acima ao de seus concorrentes.

Ao levar em consideração que o Lean Six Sigma funciona em torno da análise de dados e mensuração de informações, o processo de tomada de decisões deixará de ser tão complexo e passará a contar com mais experiência e confiabilidade.

2. Benefícios profissionais para toda a equipe

Ter a certificação em um curso de Green Belt garante ao profissional diversas habilidades que beneficiarão não apenas a ele, enquanto indivíduo, mas a toda a equipe com quem trabalha, otimizando as interações como um todo.

Nesse sentido, o curso de Green Belt torna o profissional mais apto a:

  • Resolver problemas de forma mais efetiva;
  • Discutir assuntos complexos com mais confiança;
  • Fornecer as melhores recomendações à organização.

3. Benefícios visando estratégias

Quando certificado pelo curso de Green Belt, o profissional passa a ser especializado em acompanhar e lidar com processos bastante específicos e complexos por meio de abordagens estratégicas.

Toda organização que tiver acompanhamento de um profissional Green Belt pode receber os benefícios de contar com as habilidades intrínsecas aos conceitos explorados por Lean Six Sigma e ter diversos assuntos tratados com mais abrangência e estratégia.

Em outras palavras: o profissional com certificação Green Belt estará pronto para solucionar e cuidar de questões mais complicadas envolvendo a produção, fazendo-o de forma mais eficiente, ou seja, em menor tempo e com maior qualidade.

Além de solucionar problemas, o profissional também pode:

  • Impedir que outros problemas surjam, principalmente na linha de produção;
  • Identificar o que pode estar causando problemas e, assim, buscar a solução.

4. Benefícios diretos e indiretos para o cliente

Os profissionais Green Belt, por meio de seus conhecimentos e habilidades, conseguem ajudar toda a empresa a fornecer melhores produtos e/ou serviços aos clientes, o que garante a fidelidade desses consumidores.

Hoje, há diversos clientes que buscam empresas especialistas em Lean Six Sigma, mais especificamente Green Belt, uma vez que esses profissionais são capazes de:

  • Atrair novos clientes;
  • Melhorar a relação entre a empresa e os clientes;
  • Garantir que a empresa forneça os melhores produtos e/ou serviços do mercado.

5. Benefícios Financeiros

Mediante a certificação Green Belt, o profissional passa a ter as ferramentas que necessita para:

  • Diminuir custos operacionais de produção;
  • Encerrar projetos de forma efetiva.

6. Benefícios no combate e prevenção de erros

Por meio da certificação Green Belt, o profissional é capaz de identificar erros, eliminá-los e garantir que eles não voltem a ocorrer.

7. Benefícios para os processos

O profissional estará capacitado para melhorar os processos de projetos e manter a melhoria da qualidade do que é produzido em constante crescimento.

8. Benefícios de conformidade

Um profissional com certificação em Green Belt é capaz de ajudar todo o negócio a se manter alinhado aos padrões internacionais, sempre visando manter contratos lucrativos.

9. Benefícios que nutrem a capacidade gerencial e de liderança

Os benefícios da capacitação em Lean Six Sigma e Green Belt ajudam a aperfeiçoar a capacidade que o profissional possui de gerenciar equipes e formar boas lideranças dentro da empresa.

10. Benefícios de experiência

Muitos caminhos são abertos para um profissional Green Belt. Alguns dos cargos que mais recebem pessoas certificadas pelo curso, além de muitos outros, são:

  • Consultores;
  • Gerentes de projetos;
  • Engenheiros de produção.

Além disso, os profissionais Green Belt recebem salários significativamente maiores do que os não certificados.

Green Belt – 10 fatos importantes sobre certificação Green Belt

Além dos benefícios citados anteriormente, é importante ao estudante e profissional que procura o curso de Green Belt conhecer mais sobre o que a certificação garante. Confira a seguir.

  1. A certificação em curso de Green Belt é a mais buscada por profissionais e empresas entre todos os níveis “Belts” de Lean Six Sigma;
  2. O Green Belt é o profissional que consegue gerenciar dados e informações;
  3. Uma das premissas do Lean Six Sigma é utilizar a criatividade acima de tudo, e o curso de Green Belt fornece os alicerces e técnicas para basear a criatividade que as empresas necessitam para combater gastos e maximizar lucros;
  4. Trabalhar com projetos que envolvam Green Belt eleva o patamar da empresa enquanto corporação e capital humano, ou seja, tanto processos quanto pessoas passam a ser mais valorizados;
  5. O treinamento em Green Belt leva em consideração que pessoas, muitas vezes, não desejam aplicar variações dentro dos processos. Indivíduos querem que seus processos sejam previsíveis e consistentes, e o curso de Green Belt entrega justamente as ferramentas para isso;
  6. A certificação em Green Belt ajuda a construir uma base sólida para lidar com problemas, e esse aspecto é muito importante, uma vez que empresas nunca deixarão de ter questões a serem resolvidas;
  7. As ferramentas e estratégias de Green Belt são fundamentalmente poderosas, podendo levar a melhorias nos processos e na linha de produção de maneira mais prática;
  8. Contar com a certificação em curso de Green Belt certamente trará um diferencial enorme para o currículo do profissional, que passará a ser visto de forma distinta, tudo graças às habilidades para redução de gastos e solução de problemas;
  9. Os profissionais não precisam sair do curso dominando todas as ferramentas de Lean Six Sigma. Basta criar consciência das habilidades específicas de Green Belt para ter clareza acerca do caminho que precisa ser trilhado para alcançar os objetivos e otimizar processos;
  10. Ser um profissional Green Belt e conduzir um projeto possibilita a conexão com outras pessoas e equipes, ajudando a manter o networking ativo e, ao mesmo tempo, trocar exemplos de novas ferramentas e conceitos.
curso de Green Belt

Quem deve buscar certificação no curso de Green Belt?

A certificação do curso de Green Belt tem como foco estudantes e gestores que buscam adquirir as habilidades intrínsecas ao método Green Belt e ao Lean Six Sigma. Também pode contemplar pessoas interessadas em:

  • Formas de alcançar melhoria contínua de processos;
  • Gerenciamento de negócios;
  • Destreza para trabalhar com qualquer cadeia de suprimentos;
  • Combate aos desperdícios.

Com o curso de Green Belt da Labone, o profissional aprende técnicas e estratégias que o farão estar sempre alinhado com as necessidades da empresa. Além disso, dificilmente se tornará obsoleto, já que o desenvolvimento de melhorias e de soluções para problemas somará ainda mais conhecimentos e habilidades todos os dias, para toda a equipe e nos mais diversos setores.

Ao saber o que é o curso de Green Belt e que é possível encontrá-lo na Labone, estudante e profissional têm a oportunidade de conhecer mais sobre a instituição e todos os cursos oferecidos.

A Labone oferece soluções em Green Belt e em seis outras áreas dentro de Lean Six Sigma. São elas: Inovação; Gestão; Métodos Ágeis; Meio Ambiente; Saúde/Segurança; e Requisitos de Montadora.

A instituição Labone tem experiência em melhoria contínua, gerenciamento de projetos e aplicação de ferramentas de Lean Six Sigma em empresas, estando apta a formar os melhores profissionais pelo curso de Green Belt.

Além disso, nós possímos a acreditação internacional pelo CSSC.

Conheça mais sobre o curso de Green Belt e a instituição Labone ao navegar pelo site.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.