Entenda o VSM ou Mapeamento do Fluxo de Valor

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Introdução ao Mapeamento do fluxo de valor (VSM)

O mapeamento do fluxo de valor (VSM) ou Value Stream Mapping é definido como uma ferramenta de produção enxuta que utiliza um fluxograma para registar cada etapa do processo

Por exemplo, o valor que uma empresa de software fornece aos seus clientes são as soluções fornecidas pelo software e todas as características dentro do mesmo.

O mapa do fluxo de valor mostra todas as etapas importantes do seu processo de trabalho necessárias para entregar valor do início ao fim.

Permite visualizar cada tarefa em que a sua equipa está a trabalhar, e fornecer um único relatório de estado sobre o progresso de cada tarefa.

É importante esclarecer que, de acordo com Lean, o valor é tudo o que o cliente está disposto a pagar.

Contudo, quando se trata do mapeamento do fluxo de valor, existem etapas que podem não trazer valor direto ao cliente, mas ajudar a garantir que o cliente receberá o valor esperado pelo produto/serviço final.

As inspeções de qualidade, que são uma etapa insubstituível em cada processo de produção, são um exemplo claro de tais etapas.

O seu cliente não paga por estas verificações, mas se entregar um produto final que não satisfaça os seus padrões de qualidade ou expectativas, ele estará menos disposto a comprar novamente.

Uma breve história do VSM

Com a ascensão do Lean na segunda metade do século 20, o mapeamento do fluxo de valor se tornou uma prática popular.

Com isso, tornou-se uma das bases que fez do Sistema Toyota de Produção se tornar uma sensação na manufatura, embora o termo VSM ainda não existisse naquela época.

Muitos acreditam que a Toyota inventou o VSM, contudo isso é um engano. Uma vez que em um livro de 1918 chamado Connecting Efficiency Methods, de Charles E. Knoeppel, são registrados diagramas que mostram o fluxo de materiais e informações.

Nesta imagem, temos o mapeamento do fluxo de valor criado por Charles E. Knoeppel no livro Connecting Efficiency Methods

Na década de 1990, muitos gerentes ocidentais tinham um processo de mapeamento do fluxo de valor. Sua popularidade começou a crescer fora da produção e se espalhou finalmente para setores como desenvolvimento de software, operações de TI, marketing, etc.

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