Onde o FMEA pode ser aplicado? E qual a importância da sua implementação?
Confira onde o FMEA pode ser aplicado e seus benefícios!!
Mais sobre esse material
A análise de efeitos e modos de falha (FMEA) é um método passo a passo realizado no estágio de design do produto, o qual detecta todos os defeitos potenciais nos processos de design, produção e montagem.
Em outras palavras, é uma abordagem metódica para determinar como um processo pode falhar (falhas) e como essas falhas podem resultar em desperdício, defeitos ou resultados prejudiciais (efeitos).
FMEA, como parte do processo de análise de causa raiz, auxilia você a minimizar e limitar esses erros.
- Modos de Falha: São as várias maneiras em que qualquer coisa falhará. Falhas são quaisquer erros ou falhas em um processo ou produto que afetam o consumidor ou o resultado geral. Esses erros podem ser possíveis ou reais.
- Análise de Efeitos: O método de pesquisar os resultados das falhas descobertas
Quando aplicar o FMEA?
Existem muitas situações ou circunstâncias em que a condução de FMEA é uma boa ideia para garantir que o risco seja minimizado e que o processo seja executado sem problemas, com eficiência e em capacidade total.
O FMEA de design e processo são comumente usados quando:
- Um novo processo, produto ou serviço está sendo desenvolvido, ou um produto ou serviço existente está sendo reformulado.
- Um novo protocolo está sendo aplicado de uma maneira inovadora.
- Você está se preparando para criar planos de controle para um processo novo ou modificado.
- Você está prestes a implementar metas de melhoria de processo, produto ou serviço em um processo, produto ou serviço existente.
- Você está investigando as deficiências de um processo, produto ou serviço existente.
Também é uma boa ideia realizar FMEA regularmente durante a vida do processo. Avaliar consistentemente a consistência e a confiabilidade resulta em um desempenho próximo ao ideal, em qualquer estágio do desenvolvimento do produto.
Confira nosso infográfico sobre onde o FMEA pode ser aplicado!
Quer se aprofundar ainda mais no FMEA? Conheça nosso Treinamento EAD de FMEA e DFMEA!!