Introdução ao Business Intelligence

O que você sabe sobre o Business Intelligence (BI)? Já ouviu falar sobre ele ou simplesmente não faz a mínima ideia do que se trata?

Para início de conversa saiba que ele possui uma ligação íntima sobre a forma de gerenciar as empresas.

É verdade que há um tempo elas eram gerenciadas de forma mais instintiva, intuitiva.

Quem nunca ouviu falar que fulano tinha um instinto maravilhoso e fez com que aquela empresa se tornasse o que é?

Mas a tomada de decisão não deve ser feita confiando plenamente nos instintos. É preciso ter algo mais forte e concreto para que isso seja feito.

Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e demandando um profissionalismo que não era visto anteriormente.

Para se tornar tão competitivo quanto a concorrência é preciso encontrar alternativas seguras e que realmente ofereçam uma visão melhor das estratégias. Assim elas podem ser muito mais eficientes e rápidas.

É justamente nesse ponto que o Business Intelligence (BI) surge. Quer saber seu conceito, como ele pode ser aplicado aos processos que envolvem a gestão empresarial e muito mais?

Então continue sua leitura, pois é justamente sobre isso que vamos tratar agora.

Tabela de Conteúdo

Business Intelligence (BI): entenda o que é

Já deu para perceber que o mercado está se tornando cada vez mais competitivo. Junto a isso também há a exigência das empresas se prepararem cada vez mais e isso faz com que elas disputem entre si.

Mas o que isso tem haver com o Business Intelligence? Na verdade, tem tudo.

O Business Intelligence é um termo inglês que traduzido significa Inteligência de Negócios.

Ele é uma forma de otimizar as falhas e fazer com que o negócio ganhe destaque. Mas tudo isso não é feito de qualquer forma, utiliza-se a inteligência para conseguir tudo isso.

Como abrange todos os setores que uma empresa possui como o comercial, operacional, marketing e financeiro, é natural que o chamem de inteligência empresarial.

Mas, afinal, o que é o BI?

O Business Intelligence trata-se de um conjunto de metodologias, processos, teorias, estruturas e tecnologias.

Tudo isso é utilizado para transformar as grandes quantidades de dados que as empresas possuem e que, sozinhos, não possuem grandes significados.

Entretanto, o BI pega todos esses dados e os transforma em informações que são essenciais para que se tenha uma boa gestão.

Na imagem, temos algumas características do Business Intelligence

Resumindo, o BI trata-se de um conjunto de ferramentas e técnicas que possuem o objetivo de oferecer suporte para as tomadas de decisões e monitoramento dos resultados dos investimentos que a empresa fez.

Através do BI é feito o agrupamento e exploração das informações com o intuito de descobrir o que é mais vantajoso para o negócio.

Então, qual o objetivo central do Business Intelligence (BI)?

Seu objetivo central é prestar auxílio na hora de interpretar e analisar as informações e os dados. Isso facilita a identificação dos riscos e oportunidades.

Benefícios obtidos com o Business Intelligence

Você já sabe que o BI é constituído por uma série de ferramentas e técnicas que auxiliam a organização a compreender seus dados.

A partir daí ela terá como estruturar seu planejamento estratégico com o intuito de construir diversas vantagens competitivas sustentáveis.

São elas que vão agregar valor ao negócio e também às soluções que são oferecidas aos clientes. Existem inúmeras vantagens que podem ser observadas em uma empresa após empregar as ferramentas BI.

Afinal, ele vai promover uma maior velocidade na tomada de decisões e elas vão ocorrer com mais qualidade.

Isso vai fazer com que as operações ocorram com uma eficiência maior e que os processos sejam otimizados.

Mas como isso é possível com o Business Intelligence (BI) conseguir todo esse suporte para a tomada de decisão?

A resposta é simples: ele vai facilitar a visualização tanto das análises quanto dos relatórios que são obtidos dos processos.

Entendendo o BI com exemplo

Imagine que você tem que tomar uma decisão de enorme importância e que vai afetar o orçamento da empresa e você possui duas opções.

Qual delas será a melhor? Para tomar a melhor decisão você deve avaliar todas as análises e relatórios que sua empresa possui.

O BI vai exibir um relatório com todos esses dados o que vai permitir que você consiga saber exatamente o que deve ser feito em um período de tempo menor.

Isso realmente é possível com o Business Intelligence (BI) porque ele vai permitir que o gestor tenha acesso a um panorama geral que a empresa possui.

Assim a decisão será tomada de forma pensada, inteligente e estratégica. O melhor de tudo é que isso vai acontecer em poucos minutos o que vai permitir poupar esforços e tempo.

Dessa forma será totalmente possível guiar o negócio de forma estratégica e sem grandes esforços.

As ferramentas que o BI possui vão auxiliar a identificar as tendências não apenas de consumo, mas também de mudanças no comportamento que o público-alvo apresenta.

Sabe o que isso vai auxiliar? A detectar as oportunidades de negócio e até a desenvolver e lançar novos produtos, ampliar as receitas e conquistar novos mercados e, claro, clientes.

Como consequência a empresa vai apresentar um aumento em sua lucratividade. Muito bom isso não é mesmo?

O que é possível descobrir com o Business Intelligence?

O BI vai permitir ter todos os dados da empresa através de um relatório, o que ajuda na tomada de decisão de forma muito mais rápida e objetiva.

Nesta imagem, temos os principais pontos usados no Business Intelligence

Com um único clique e fazendo uso das ferramentas certas é possível descobrir diversos pontos de grande interesse para a empresa.

Alguns dos principais são:

  • Clientes que mais realizaram compras;
  • A curva de consumo;
  • Onde foi gerada uma maior rentabilidade;
  • Quando os clientes realizaram suas compras.

Maiores benefícios da inteligência empresarial

Já vimos o que é o Business Intelligence e o quão importante ele é para uma empresa.

Que tal conhecermos alguns benefícios de maior importância e algumas das vantagens que o BI possui?

  • Todo o processo para a tomada de decisão passa a se basear em evidências e isso faz com que ele tenha uma melhora muito significativa;
  • O negócio passa a ser melhor conhecido pelo gestor;
  • O compartilhamento e também o acesso a informações que dão suporte a gestão são facilitados;
  • Permite que a análise seja feita em tempo real através de navegação rápida;
  • Ajuda na identificação das perdas no sistema;
  • Os resultados entregues são corretos e ocorrem no tempo certo e a pessoa correta;
  • O risco de ter algum problema e até os obstáculos são reduzidos;
  • Ajuda a identificar as oportunidades com vendas diretas e vendas cruzadas;
  • Informações valiosas quanto ao comportamento dos clientes são obtidas;
  • Possibilita que qualquer consulta de negócio tenha resposta rápida.

Além dos benefícios promovidos pelo BI já mencionados também é possível observar outros pontos positivos, entre eles:

– Todos os dados e informações que a empresa possui são coletados e em seguida analisados. Isso ajuda a determinar certas características como reputação, oportunidades, produtividade e muito mais.

– Todos os dados e informações que forem recolhidos e analisados são enviados para um banco de dados para que sejam organizados.

Para que os gestores tenham mais facilidade na visualização deles pode-se utilizar ferramentas e plataformas que auxiliam nisso.

– Quem tem a responsabilidade de tomar as decisões na empresa passa a fazer isso tendo como base as informações que foram recolhidas anteriormente. Consequentemente, terá a oportunidade de monitorar seus resultados.

Utilização do BI passo a passo

Para que o Business Intelligence seja utilizado é preciso, primeiramente, fazer a seguinte preparação:

  • Analisar a empresa para que suas prioridades sejam conhecidas e também suas demandas. Isso vai evitar perder tempo com projetos que não aparecem como prioridade;
  • Após essa análise os principais parâmetros que a empresa possui podem ser focados pelo Business Intelligence. Recursos e tempo precisam ser estipulados para que o BI seja implantado;
  • Algumas ferramentas e até mesmo plataformas são adaptáveis e podem ser utilizadas para a implementação do BI como é o caso dos softwares ERP. Ao fazer essa integração o processo será facilitado e otimizado.

Como o BI pode ser aplicado?

Já vimos o conceito de Business Intelligence (BI) e sabemos quais as vantagens que a empresa pode obter ao utilizá-lo.

Mas como fazer para sair do conceito e passar para a prática? Existem três pontos que irão ajudar a criar uma estratégia BI dentro da empresa:

1 – Os dados precisam ter qualidade e ser confiáveis

Business Intelligence é uma estratégia que pode promover uma série de vantagens e benefícios à empresa que o adota.

Para que o BI seja bem sucedido é preciso ter muita atenção quanto à qualidade das informações que são utilizadas em seus processos.

É fato que a interpretação e a acessibilidade, por parte do gestor, precisa ser fácil. Mas isso não quer dizer que os dados analisados não tenham qualidade e tampouco sejam confiáveis.

Para garantir isso é de suma importância que a empresa tenha atenção ao local que irá salvar essas informações.

O ideal é que a infraestrutura apresente qualidade e seja capaz de realizar a entrega dos registros com agilidade e integridade.

Outro ponto importante é que sejam criadas regras de acesso. Isso vai garantir que o negócio tenha segurança.

Mas como conseguir tudo isso? Investindo em uma governança de dados que realmente seja boa.

2 – Objetivos claros

Se você sabe onde quer chegar, consegue encontrar o melhor caminho para isso. Em uma empresa não é diferente.

É de grande importância que ela possua suas metas e objetivos muito bem definidos e claros.

Isso vai permitir que os analistas que são responsáveis pelo BI executem a análise de forma objetiva e correta.

Dessa forma, será possível realizar a coleta de dados analisando emails, na internet, junto aos bancos de dados que a empresa possui entre tantas outras fontes existentes.

Afinal, os analistas saberão quais os objetivos e metas que a empresa possui e deseja alcançar.

3 – Mudanças seguindo a meta que o negócio possui

Não basta saber o que é o BI, também é preciso saber como aplicá-lo de forma correta no planejamento.

Quando isso acontece a empresa se torna mais competitiva quanto ao gerenciamento de negócios sustentáveis em um longo prazo.

Os problemas precisam ser detectados em sua origem, mas isso não é tudo, pois também é necessário identificar formas para a otimização da rotina de trabalho dentro da empresa.

Ao fazer uma análise bem detalhada das informações internas e das atividades que a tomada de decisão se torna um processo muito mais eficiente.

Diferença entre Data Mining e Business Intelligence

Em um primeiro momento até pode parecer que esses dois termos se trata da mesma coisa.

Entretanto, alguns pontos os diferenciam como:

Análises

O BI contém dados passados e não apresenta previsões. É preciso que um profissional os interprete e dê insights.

O Data Mining possibilita a realização de predições e até a descoberta de padrões através da inteligência computacional.

Soluções

O desempenho dos indicadores é organizado e monitorado pelo Business Intelligence.

O Data Mining conta com algoritmos que realizam uma análise estatística mais profunda com o intuito de encontrar os padrões de comportamento e pontos cegos da gestão.

Objetivos

O Business Intelligence foca seus esforços no monitoramento dos indicadores.

Já o Data Mining busca identificar os parâmetros e padrões de comportamento dos dados. Isso faz com que novos indicadores sejam criados para o BI.

Resultados

O Business Intelligence (BI) oferece dashboards através das informações que são encontradas. Enquanto isso, o Data Mining apresenta recomendações prontas através de seus relatórios.

Para que todo o processo para a formação de estratégias seja potencializado é muito interessante que a empresa decida adotar, em conjunto, o Data Mining e o Business Intelligence (BI).

Certamente, isso vai fazer com que a empresa consiga informações preciosas sobre si e o mercado de atuação e obtenha resultados impressionantes.

Conclusão do Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) é uma estratégia de grande importância para qualquer empresa em qualquer área.

Através do BI o gestor consegue descomplicar o processo de tomada de decisão, pois recebe um relatório com todos os dados e informações da empresa.

Você já conhecia o Business Intelligence? O que achou dessa estratégia de negócios?

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