Você sabe o que é o teste de MBTI, ou Tipologia de Myers-Briggs, como também é chamado? Essa classificação tipológica é utilizada como meio de identificar preferências pessoais e características.
Ou seja, é um tipo de teste de personalidade. No entanto, entre as suas especificidades, está a finalidade empresarial que este teste geralmente tem.
Dessa forma, entre os seus diversos usos, um deles é em organizações, durante processos seletivos, por exemplo.
Por isso, se você deseja entender melhor o que é o teste MBTI e como ele funciona, siga lendo!
Assim vai conseguir entender melhor a personalidade dos funcionários da sua empresa ou, se for candidato, vai saber o que pode esperar do processo seletivo.
Tabela de Conteúdo
Entendendo o teste MBTI
Os testes de personalidade são ótimas formas de contribuição para o crescimento pessoal e profissional das pessoas.
Desse modo, eles podem ser utilizados não só para o autoconhecimento ou seleção empresarial, mas podem ajudar a descobrir qual a carreira ideal ou traçar planos para o futuro.
Entre eles, o MBTI é considerado um clássico entre testes de personalidade. Ele foi criado durante a Segunda Guerra Mundial com base nos estudos de Carl Gustav Jung, o fundador da psicologia analítica.
Então, foi criado com o propósito de mostrar que existem diversas diferenças entre o ser humano, mas que, ao contrário do que muitos pensam, elas podem ser positivas e complementares.
Atualmente, o teste de MBTI é utilizado por diversas empresas em processos seletivos para entender melhor as características pessoais do concorrente.
Ou seja, se estas se enquadram aos valores da instituição, e como seria a sinergia com o restante da equipe.
Segundo essa tipologia, existem quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamadas dicotomia. Contudo, sobre elas falaremos mais adiante, na última seção.
Hoje em dia, essa é uma das ferramentas mais utilizadas do mundo em processos seletivos. Desse modo, chega a marca de 2 milhões de relatórios anuais, segundo apontam algumas estimativas.
Como o teste é feito ?
A Tipologia de Myers-Briggs é aplicada geralmente online, através de um questionário estruturado com opções de resposta opostas.
A partir disso, é possível obter um resultado que dá a possibilidade de detecção de até 16 tipos diferentes de personalidade.
Por isso, por ser prático e eficiente, após a leitura dos relatórios gerados a partir das respostas recebidas é possível interpretar informações detalhadas sobre a personalidade, perfil psicológico, comportamento e preferências do indivíduo.
Sendo assim, com base na combinação entre os quatro pilares e dicotomias, as 16 personalidades são formadas.
Para cada um dos quatro pilares, há dois subpilares. Então, em cada pilar, o candidato deve escolher um entre esses subpilares, que representa uma letra.
Assim, ao final, de acordo com as respostas, será possível representar o candidato com uma sigla de 4 letras, que é o que dá base às 16 personalidades referidas acima.
A partir delas, o teste ainda divide os resultados para facilitar o entendimento. Dessa maneira, há a divisão em analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores.
Para que serve o teste MBTI?
Até aqui, você já deve ter entendido o que é o teste MBTI, certo? Mas, afinal, para que ele serve? Será que é aplicado só para processos seletivos em empresas?
Na verdade, não é bem assim. Assim como falei antes, a Tipologia de Myers-Briggs tem uma série de finalidades, desde pessoais até empresariais.
Entre as motivações pessoais, estão fundamentalmente a da busca pelo autoconhecimento. Dessa forma, entendendo melhor como você pensa e age, é possível identificar pontos a corrigir e tendências de comportamento.
Entretanto, indo além desse uso pessoal, o empresarial é o mais comum. E, aliás, também melhora relações interpessoais, só que na empresa.
Dessa maneira, pense nas relações de uma equipe de trabalho. Concorda que os resultados são diretamente afetados por fatores como relacionamento do time, capacidade de liderança de quem está à frente, potencial para enxergar as aptidões de cada colega, etc?
Pois bem, o teste de MBTI permite um entendimento mais preciso sobre tudo isso.
Ademais, é capaz de oferecer subsídios no entendimento do que é necessário melhorar para otimizar os processos internos da organização, além de novas oportunidades.
Com isso em mente, é possível não somente conhecer mais cada colaborador, como também potencializar sua contribuição dentro da empresa.
Assim, entendendo que cada um tem suas próprias características, fica mais fácil criar um ambiente mais produtivo e focado no trabalho.
Dessa maneira, o resultado vai além do processo seletivo. Perceba, então, que é possível inclusive aplicar o teste nos empregados que já estão na empresa, a fim de entender diferentes e potencialidades em cada um.
Portanto, com tantas informações, a organização do ambiente de trabalho é potencializada.
Desse modo, administrar conflitos e crises torna-se mais fácil, da mesma forma que possibilita a otimização de resultados.
Dicotomias comportamentais
Como falamos antes, segundo a Tipologia de Myers-Briggs, há quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamadas dicotomia.
Estas dicotomias são divididas em quatro pilares, sendo elas:
- Energia e motivação: perfis introvertidos (I) ou extrovertidos (E);
- Percepção de mundo: sensoriais (S) ou intuitivos (N);
- Avaliação e tomada de decisão: racionalistas (T) ou sentimentais (F);
- Estilo de vida: julgadores (J) ou perceptivos (P).
Tipos de personalidade do teste MBTI
Com base na combinação entre as letras que vêm como resposta dos subpilares acima (I ou E, S ou N, T ou F, J ou P), as 16 personalidades são formadas.
Então, a partir delas, o teste ainda divide os resultados em combinações de letras. As personalidades resultantes são divididas assim:
Analistas
Os analistas são pessoas que tendem a ser mais racionais, com um apelo maior às questões práticas. Dessa forma, há quatro combinações de letras correspondentes a eles:
- INTJ: é o arquiteto, conhecido por ter uma imaginação e criatividade que agregam ao serviço.
- INTP: é o lógico, que assim como o anterior também é criativo, mas mais com relação à inovação e ao conhecimento.
- ENTJ: é o comandante, responsável por uma sábia resolução de conflitos.
- ENTP: é o inovador, com alta capacidade de raciocínio crítico.
Diplomatas
Os diplomatas, por outro lado, têm uma maior motivação em questões de cooperação no trabalho. Assim, suas combinações de letras são as listadas abaixo:
- INFJ: é o advogado, com uma personalidade ativa e idealista.
- INFP: é o mediador, capaz de sentimentos altruístas, com calma e, geralmente, tímidos.
- ENFJ: é o protagonista, que apresenta grande vocação para liderança, com uma boa capacidade de influência e carisma.
- ENFP: é o ativista, altamente sociável e criativo.
Sentinelas
Sentinelas são aqueles que têm um olhar mais observador, com uma grande dedicação ao trabalho. As letras que correspondem a esta personalidade são:
- ISTJ: é o logístico, que preza pelo senso de responsabilidade e comprometimento às suas causas.
- ISFJ: é o defensor, que tem grande senso de empatia.
- ESTJ: é o executivo, que tende a ser dedicado na orientação da empresa.
- ESFJ: é o cônsul, geralmente muito popular e com carisma.
Exploradores
O último grupo é o dos exploradores, que são pessoas que têm facilidade e gostam de tomar decisões, mesmo que sejam difíceis e rápidas. Os grupos que fazem parte dessa personalidade são:
- ISTP: é o virtuoso, estratégico e criativo.
- ISFP: é o aventureiro, que tem flexibilidade e ousadia.
- ESTP: é o empresário, sempre inteligente e gosta de ser o centro das atenções.
- ESFP: é o animador, que, como sugere o nome, tem energia e espontaneidade.
E então, em qual grupo você se encaixa? Deixe nos comentários!