Não basta aprender quais são os conceitos relacionados à metodologia. É preciso saber aplicá-los no mundo real. Por isso, alguns exemplos de PDCA aplicados a empresas pode ajudá-lo a entender melhor como isso funciona na prática e quais seus benefícios.
Em vista disso, preparamos esta publicação especial, em que você vai relembrar as principais etapas e entender como colocar cada uma em prática.
Para isso, vamos dar dois exemplos, os quais você pode complementar com um treinamento específico na área. Leia até o final e entenda!
Tabela de Conteúdo
O que é o ciclo PDCA?
Em uma publicação anterior, já falamos em detalhes o que é o ciclo PDCA, criado pelo norte-americano Walter Andrew Shewhart. Portanto, se você ainda não sabe o que é essa metodologia, o ideal é começar por lá.
Ainda assim, porém, vamos recapitular os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de aplicar o PDCA à sua empresa. Ou seja, quais são os elementos principais dessa ferramenta de melhoria contínua?
Antes de mais nada, saiba que o grande objetivo do PDCA é realizar o controle e a melhoria dos produtos.
Dessa forma, é um importante instrumento de gestão, já consolidado ao longo do tempo, mas que ainda consegue se adaptar.
Com base nisso, o PDCA é dividido em quatro etapas principais, que correspondem às letras do nome: P de plano ou projeto; D de realizar (do, em inglês); C de verificar (check, em inglês); e a de agir.
Por isso, perceba que em cada exemplo de PDCA que trouxermos essas etapas serão fundamentais. É cada uma delas que iremos levar em conta para colocar em prática.
Também por isso, é fundamental que você já tenha entendido bem o que cada uma delas significa. Afinal, caso não entenda bem o componente teórico por trás do conceito, vai ser muito mais difícil colocar em prática.
De modo complementar, vale ressaltar e relembrar que esta metodologia pode ser aplicada em projetos Lean Six Sigma, por exemplo.
Assim, os dois dialogam por permitir um aumento na eficácia e na diminuição do desperdício, por exemplo.
Isto significa, então, que sua empresa não deve excluir outras metodologias apenas por optar pelo PDCA.
Em vez disso, avalie se é válido combiná-las para ter resultados melhores, como é comumente feito entre PDCA x SDCA. Portanto, se já faz algo de valor, não deixe de lado.
Exemplo de PDCA #1
Bom, sem mais delongas, agora é hora de começar a entender cada exemplo de PDCA. Assim como você vai notar, é importante ter em mente o que deve ser feito em cada etapa do ciclo, ou então você pode ficar perdido.
Portanto, não tenha receio em voltar aos conceitos cada vez que vier uma dúvida. Além disso, lembre-se que a realidade de cada empresa é diferente, e aqui apresentaremos apenas uma forma exemplificada e generalizada.
Agora, então, pense que a empresa X precise otimizar seu processo de compras. Primeiramente, é necessário começar a planejar: os gestores devem coletar dados, entender o desempenho e analisar tudo que for possível obter.
Então, como é possível melhorar? Este é o momento de elaborar um plano de ação sólido. Por exemplo, com prazos, responsáveis por cada etapa, custos envolvidos, como o problema deverá ser resolvido, etc.
Após isso, é hora de ir para o passo dois, que é começar a fazer. Ou seja, a empresa deve iniciar a implementação do plano de ação desenvolvido logo acima.
Se o planejamento foi feito com um bom embasamento, a ação deverá dar resultado – apesar de ser trabalhosa.
No caso da necessidade de otimizar o processo de compra, pense em fatores relacionados. Por exemplo, o mapeamento de todo ele, a necessidade ou não de automatizá-lo, se é necessário realizar alterações na equipe, se falta integração na empresa, entre outros.
Em seguida, vem o terceiro passo, que é o de monitorar. Então, no nosso exemplo, será que as ações estão dando resultado?
Qual é o impacto na redução de perdas? Há ganhos em tempo e em custo-benefício? As solicitações ficam paradas por um longo período?
Por fim, é hora da ação. Por isso, observe o que deu certo, o que deu errado e utilize replicando as boas ações.
Exemplo de PDCA #2
Assim, você deve notar que essa é a lógica adequada para qualquer tipo de exemplo de PDCA – inclusive o da sua empresa.
Portanto, é também o que norteia o nosso segundo exemplo, em uma prestadora de serviços de internet.
Para isso, imagine que a empresa realiza pesquisas com os clientes e identificou que há uma demora na instalação do serviço e na solução de problemas. Em outras palavras, há um desperdício de tempo importante.
Além disso, ao executar avaliar concorrentes, a empresa notou também que eles atuam em um período 20% menor para realizar o mesmo serviço. Isto significa que há uma desvantagem competitiva igualmente considerável.
Então, como aplicar o ciclo PDCA neste caso? Assim como no exemplo de PDCA da seção anterior, pense na aplicação do ciclo passo a passo.
Primeiramente, é hora de planejar. Por isso, a avaliação dos motivos que estão levando a um tempo maior deve ser realizada, bem como as possíveis soluções.
Será que tem a ver com os materiais, com os colaboradores ou com alguma prática da empresa?
A partir disso, a prestadora de serviços de internet deve, igual ao caso anterior, elaborar seu plano de ação. E o passo seguinte também se repete: é o momento de começar a fazer, a colocá-lo em prática.
Digamos, neste caso, que tenha sido observado que a empresa tem equipamentos de pior qualidade.
Por isso, optou-se por um fornecedor melhor, e o esperado é que aumente em pelo menos 15% o tempo decorrido.
Agora, vamos checar, monitorando: realmente deu certo? Em caso positivo, basta seguir agindo da mesma forma. Porém, em caso negativo, provavelmente houve um erro no planejamento ou na execução.
Por isso, a empresa deve avaliar o que foi realizado para buscar uma forma mais eficaz de agir.
Onde encontrar treinamento PDCA?
Em cada exemplo de PDCA anterior, falamos sobre necessidades distintas. Contudo, perceba que há um padrão a ser seguido, que é o da aplicação das etapas do ciclo.
Ao final, observamos o que foi positivo e o que não foi. Assim, a empresa deve aproveitar o que foi benéfico e descartar o que não trouxe resultado positivo.
Hoje em dia, existem treinamentos específicos para quem deseja implementar as melhores práticas na sua empresa. Dessa forma, as chances de erro ao implementar as estratégias são menores, trazendo ganhos à sua empresa.
Afinal, quanto mais especializado o profissional for, maiores são as chances de acerto na implementação do método.
Quando falamos em PDCA, ter sucesso significa melhorar indicadores e metas, maior gerenciamento de rotina, ter uma gestão financeira e de tempo, obter um maior desenvolvimento de pessoas e saber priorizar o que é mais importante ao negócio, entre outros fatores.
Aqui na Labone temos um treinamento PDCA e SDCA voltado para quem deseja aprender mais sobre o tema. São 6 horas no total, dividido em 4 módulos, com mais de 600 alunos já matriculados e uma base de excelência.
Dessa forma, você vai poder acompanhar simulações e aplicar o seu exemplo de PDCA, tirando suas próprias dúvidas. Venha conhecer os cursos da Labone!