Nível de maturidade organizacional: o que é, qual a importância e como avaliar na sua empresa
O que se espera de uma empresa é que, com o passar dos anos, ela evolua no que se refere ao nível de maturidade organizacional.
No entanto, com mercados cada vez mais concorridos, instabilidade econômica e aceleradas transformações tecnológicas tornam essa evolução mais desafiadora.
Tendo em vista como as dinâmicas se desdobram no contexto corporativo e a constante busca por um espaço de destaque no mercado, é cada vez mais urgente a necessidade de as empresas atingirem um nível elevado de maturidade no menor tempo possível.
Neste artigo, vamos explicar o que é nível de maturidade organizacional, por que é importante monitorá-lo e como você pode avaliar o nível de maturidade da sua empresa considerando sete critérios-chave:
- Liderança;
- Planejamento estratégico;
- Foco no cliente;
- Gestão do conhecimento;
- Foco da força de trabalho;
- Gerenciamento de processos;
- Resultados.
Tabela de Conteúdo
- O que é nível de maturidade organizacional?
- Como avaliar o nível de maturidade organizacional da sua empresa?
- Conclusão do Nível de Maturidade Organizacional
O que é nível de maturidade organizacional?
O nível de maturidade organizacional se refere ao quão bem estruturados, gerenciados e mensurados são os processos de uma empresa.
Por isso, a maturidade organizacional também pode ser chamada de maturidade na gestão de projetos.
Diferentemente do que muitos podem pensar, a maturidade da organização não necessariamente tem a ver com o seu tempo de existência.
Empresas mais novas podem ser muito mais maduras do que aquelas que já estão há décadas no mercado.
O nível de maturidade organizacional trata da eficiência com que os processos são conduzidos, de como o conhecimento é propagado entre os colaboradores, da maneira com que a empresa utiliza o seu capital humano e intelectual, da capacidade de manter resultados de alta performance.
Quanto maior for o nível de maturidade organizacional de uma empresa, melhor tende a ser a qualidade de seus projetos. Além disso, os riscos são menores e a entrega de valor em seus produtos e serviços aumenta.
Por que é importante acompanhar o nível de maturidade organizacional?
Conhecer e monitorar o nível de maturidade organizacional da sua empresa é importante para garantir a qualidade das operações e desenvolver aspectos que podem contribuir para o amadurecimento da empresa.
Organizações que se encontram em um elevado nível de maturidade de gestão são mais competitivas, conseguem fazer um uso mais inteligente dos recursos disponíveis e têm maior controle sobre seus processos internos.
Não acompanhar o nível de maturidade organizacional pode fazer com que a empresa acabe ficando para trás, perdendo espaço no seu mercado de atuação.
Passa-se a ter maior dificuldade para mensurar o desempenho das diferentes áreas do negócio, identificar problemas e propor soluções mais efetivas.
Como avaliar o nível de maturidade organizacional da sua empresa?
Existem diferentes formas de avaliar o nível de maturidade de uma organização. Uma delas é o Malcolm Baldrige National Quality Award (MBNQA).
Trata-se de uma premiação criada em 1987 com o intuito de reconhecer empresas norte-americanas pela qualidade de seus processos.
Mais do que um prêmio, o (MBNQA) é também um framework utilizado para orientar empresas que desejam alcançar a excelência nas práticas organizacionais e um alto nível de maturidade em seus processos.
Para isso, são estabelecidos 4 níveis de maturidade e 7 critérios de excelência.
O ideal é que a empresa consiga atingir o nível máximo de maturidade em todos os critérios Malcolm Baldrige.
Entendendo os critérios e os níveis de maturidade do prêmio Malcolm Baldrige
Os 7 critérios de excelência podem ser aplicados em qualquer modelo de negócio para avaliar o nível de maturidade da empresa. São eles:
1 – Liderança
Avalia o papel desempenhado por aqueles que ocupam posição de comando dentro da organização.
- Nível 1: define metas e objetivos e cobra seu cumprimento
- Nível 2: faz o acompanhamento periódico de desempenho
- Nível 3: adota uma filosofia holística e pensa a longo prazo
- Nível 4: há uma preocupação em formar novos líderes para o futuro da empresa
2 – Planejamento estratégico
Avalia a maneira com que a empresa estabelece e conduz suas estratégias de negócio e planos de ação.
- Nível 1: visão limitada ao cumprimento de metas de curto prazo
- Nível 2: análise estratégica global, pensando a curto, médio e longo prazo
- Nível 3: planos de ação alinhados aos objetivos estratégicos
- Nível 4: integração entre as diferentes áreas do negócio
3 – Foco no cliente
Avalie como a empresa se relaciona com seus clientes e os coloca no centro de suas decisões.
- Nível 1: o cliente não é prioridade
- Nível 2: há uma maior preocupação com a satisfação do cliente
- Nível 3: identificam-se e exploram-se as melhores oportunidades para satisfazer os clientes
- Nível 4: o cliente se torna o centro das atenções e suas necessidades são analisadas em detalhes
4 – Gestão do conhecimento
Avalie como a empresa gerencia seus dados e informações e difunde o conhecimento entre os colaboradores.
- Nível 1: o conhecimento se concentra nos mais experientes
- Nível 2: inicia-se o compartilhamento de experiências entre as áreas do negócio
- Nível 3: busca-se documentar e tornar disponível todo o conhecimento relevante
- Nível 4: criam-se ciclos de aprendizagem para que os conhecimentos sejam compartilhados sistematicamente
5 – Foco da força de trabalho
Avalie como a empresa utiliza e desenvolve a sua força de trabalho, extraindo de seus funcionários o potencial máximo.
- Nível 1: os colaboradores devem apenas cumprir suas tarefas de rotina
- Nível 2: reconhece-se a importância de desenvolver o potencial de cada colaborador
- Nível 3: as pessoas estão alinhadas aos objetivos estratégicos e buscam aplicar seus conhecimentos em projetos inovadores da empresa
- Nível 4: as pessoas estão felizes com a empresa em que trabalham
6 – Gerenciamento de processos
Avalie como os principais processos são projetados, conduzidos e aprimorados.
- Nível 1: as pessoas se dedicam mais a reagir a problemas e imprevistos
- Nível 2: os processos começam a ser padronizados
- Nível 3: todos os processos se encontram padronizados e integrados
- Nível 4: integração sistêmica de processos padronizados abrange aliados estratégicos
7 – Resultados
Avalia o desempenho geral da empresa em suas áreas mais sensíveis e relevantes e faz um comparativo com os concorrentes.
- Nível 1: os resultados são pouco consistentes
- Nível 2: os resultados são analisados com mais afinco e tendências são identificadas
- Nível 3: os resultados e são analisados sistematicamente e começa-se a identificar tendências de melhoria
- Nível 4: os resultados se equiparam a referenciais globais
Conclusão do Nível de Maturidade Organizacional
Agora que você já entende mais sobre nível de maturidade organizacional, avalie os critérios do prêmio Malcolm Baldrige e veja o quão maduro a sua empresa é.
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Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.