8 Certificações Profissionais que não podem faltar em seu currículo!

Atualmente, os melhores profissionais do mercado possuem certificações profissionais de alto nível. As empresas, através da gestão de pessoas e da gestão estratégica buscam por profissionais cada vez mais qualificados.

8 Certificações Profissionais que não podem faltar em seu currículo

A realização de cursos na área de White belt, excel do básico ao intermediário e o domínio do Ishikawa são, por exemplo, grandes diferenciais.

No cenário de negócio a certificação se refere a um conjunto de avaliações práticas e teóricas implementadas pelas empresas de treinamento e pelas marcas fabricantes para nivelar a habilidade de cada profissional para trabalhar com determinado tipo de método tecnológico.

As certificações podem apresentar diferentes níveis de classificação, partindo do básico até o mais avançado, podendo exigir alto investimento e processos longos de preparação.

Por outro lado, o profissional impulsiona a sua carreira se tornando uma referência para as melhores empresas do mercado. Por se tratar de um diferencial, merece toda a atenção de empresas que precisam qualificar os seus colaboradores e dos profissionais que sonham em crescer na profissão.

Benefícios de obter um certificado profissional

Dentre os principais benefícios podemos destacar a habilitação, a capacitação e o reconhecimento que esse tipo de certificado oferece para o profissional.

Além do alto nível de prestígio perante as corporações que demandam por profissionais altamente especializados em uma determinada área de atuação.

A partir de um bom certificado, o profissional é identificado mais facilmente dentre os demais para dominar e trabalhar com ferramentas tecnológicas utilizadas pela empresa em seu dia a dia produtivo.

Mesmo sendo um alto investimento, gera grande retorno para o profissional e para a empresa. Além do reconhecimento, o profissional passa a se tornar mais atualizado e capacitado para as novas tecnologias e processos produtivos.

Ele comprova que está cada vez mais disposto para a constante inovação e aprendizado. As empresas valorizam a busca constante pelo aprendizado.

Sabemos que é muito importante o profissional não parar de estudar e de aperfeiçoar para alcançar o nível mais avançado de capacitação através das certificações.

Especialização através de certificações profissionais

Nos dias atuais, temos um mercado empreendedor cada vez mais concorrido entre empresas e profissionais, as corporações estão cada vez mais exigentes para ocupar determinado cargos, lembrando que esse tipo de certificação específica vai muito além do diploma e da pós-graduação comum.

No contexto acadêmica, a certificação profissional e tecnológica sobre determinada metodologia de negócio e produção não substitui o curso de graduação e a pós-graduação, mas oferece habilitação mais detalhada para o domínio de métodos de gestão, de melhoria da produção e da utilização de equipamentos no processo de criação e produção de uma empresa.

Esse tipo de certificado pode complementar uma formação técnica e acadêmica, complementando o currículo do profissional tornando o profissional mais especializado em determinadas funções direcionadas.

Dessa forma, cabe ao profissional avaliar as metas que pretende alcançar dentro da empresa para escolher a certificação mais correta para o seu trajeto na carreira.

A obtenção desse tipo de especialização exige tempo e investimento, além de muito comprometimento.

Planejamento

Sabemos que ter esse tipo de certificado não garante para sempre um emprego com alto salário. Porém, mantém o profissional qualificado para melhores oportunidades de mercado.

Para alcançar uma boa colocação será sempre necessário realizar outros cursos de aprimoramento e sempre atualizar o planejamento da carreira.

Dicas de certificações

A seguir listamos um conjunto de certificações profissionais, cursos e atitudes que podem ajudar o profissional a crescer na carreira e obter mais retorno em sua trajetória nas empresas.

Inicialmente, consultores e orientadores sugerem começar a partir de um certificado básico para ingressar no mercado e, passo a passo, evoluir no mercado com obtenção de experiência no mercado podendo avançar nos níveis mais superiores de certificado específico de habilitação.

1 – Green Belt

No contexto do Lean Six Sigma quando falamos em Green Belt estamos nos referindo a um tipo de certificado intermediário que envolve conceitos do Lean e do Six Sigma.

O domínio dessa metodologia ajuda o profissional a estar preparado para atuar de modo mais eficiente na empresa ajudando na otimização de processos.

Sabemos que as certificações desse nível tornam os profissionais líderes de projetos Six Sigma, podendo participar atuar e formar equipes de trabalho no processo de gerenciamento de projetos em todas as etapas até a conclusão.

No processo de obtenção desse certificado, além da parte teórica, o profissional passa por treinamento, visão de gerenciamento de projetos, pesquisa a respeito das ferramentas de qualidade, controle de processos, resolução de problemas e projeto para geração de resultados.

2 – Especialista Lean

Quando falamos na metodologia Lean, nos referimos à manufatura enxuta que pode ser destinada também para escritórios (Lean Office) ou para desenvolvimento (Lean Design).

Atualmente, a filosofia Lean é considerada uma das mais conhecidas em todo o mundo. Através de sua base de conhecimento, as empresas podem se tornar mais eficientes atingindo melhores resultados por meio da eliminação todo o tipo de desperdício nas rotinas de trabalho.

Essa metodologia apresenta um conjunto de ferramentas associadas ao seu objetivo de produção enxuta e melhoria de qualidade, dentre as quais podemos citar o VSM (Value Stream Mapping, ou Mapeamento da Cadeia de Valor), o 5S , o Kanban e o Heijunka (nivelamento de produção), o TPM (Total Productive Maintenance), e a ferramenta de análise de valor.

3 – Programa 5S

Obter habilitação em 5S também é um diferencial, essa ferramenta representa cinco disciplinas que mantêm o layout do ambiente de trabalho.

Abrange um conjunto de tarefas direcionadas para melhorar os negócios com a aplicação de abordagem direcionada para a produtividade, qualidade e segurança.

É muito aplicada para os projetos de melhoria contínua se concentrando na ordem visual como limpeza, padronização e organização dos espaços.

Com o ambiente de trabalho mais organizado, a empresa pode reduzir o desperdício e reduzir também atividades sem valor gerando melhoria na eficiência e na qualidade.

Esse programa metodológico utiliza como cinco disciplinas:

  1. Seiri (Sort);
  2. Seiton (Set);
  3. Seiso (Shine);
  4. Seiketsu (Standard);
  5. Shitsuke (Sustain).

4 – Gestão de Processos

Um profissional deve ter exelência em geranciamento de processos

Todo tipo de empresa precisa de controle e ordenação de seus passos no mundo dos negócios e nas aplicações estratégicas. A gestão de processos também pode ser aprimorada por meio de certificações profissionais que ajudarão o profissional a saber gerenciar atividades dentro de uma empresa.

Muitas, o trabalho dos colaboradores depende de programações dentro de uma determinada estrutura organizacional com divisão de trabalho e atividades específicas.

Por outro lado, além das atividades previstas, a empresa poderá necessitar organizar processos.

A divisão do trabalho pode ocorrer por meio da especialização de cada colaborador incluindo a fragmentação do trabalho nas tarefas mais essenciais tornando os processos de trabalho mais simplificados e otimizados.

Através do gerenciamento de processos, o profissional pode compreender melhor os fluxos de trabalho envolvendo um conjunto de atividades a serem desenvolvidas e distribuídas dentro da empresa.

Apresentar competências de controle e de planejamento de processo são fatores que podem valorizar bastante o profissional.

5 – Microsoft Project

Obter certificado em softwares de planejamento e gestão também é um diferencial atualmente. Realizar cursos de Excel e de demais ferramentas da Microsoft ajuda bastante na valorização do currículo.

Quando o profissional busca realizar o curso de Microsoft Project ela busca dominar um programa usado para o controle de projetos através de uma ferramenta completa e muito popular.

O curso também permite estar inserido nas práticas de Gerenciamento de Projetos, o que é bastante oportuno para profissionais das áreas de gerenciamento, coordenação, liderança e participação em projetos de diferentes setores da corporação.

Lembramos que o Microsoft Office Project fornece um conjunto de ferramentas para gerenciamento mais eficiente de projetos empresarial. Diversas empresas fabricantes de produtos e serviços utilizam essa ferramenta, e o profissional que obtém certificado este programa terá grandes condições de crescimento.

Em sua utilização, o software permite a tarefa de realização de projetos e organização de equipes de projetos, bem como organização de cronogramas e finanças.

6 – Gestão de Equipes

Obter certificações profissionais direcionadas para a gestão de equipes também é um importante diferencial para o currículo. O curso nesta área oferece as principais teorias de gestão de equipes e a organização prática dessa função.

Ajuda o profissional a compreender o conceito de equipes, processos de formação de equipe, o conceito de liderança e de aplicação de projetos envolvendo pessoas. Lida, principalmente, em capacitar o profissional a se relacionar com diferentes tipos de pessoas de diferentes tipos de culturas.

7 – Gestão de Projetos

A certificação de projeto é uma especialização mais abrangente que pode ser aplicada em organizações de diferentes segmentos de mercado.

Nesse processo gestor, o profissional se relaciona com a inovação, a mudança e a melhoria dentro da empresa, tendo amplo conhecimento sobre vários processos e conceitos de gerenciamento de projetos.

Normalmente, na etapa de conclusão, envolve ao estudante um processo de desenvolvimento de projeto prático para o mercado cujo planejamento possa ser aplicado por meio de modelos e seleção de ferramentas.

8 – Desenvolver um perfil no Linkedin

Você pode estar se perguntando: abrir um perfil profissional em uma rede social ajuda no processo de obtenção de certificações profissionais?

O LinkedIn não oferece certificados com acreditação internacional, mas se o profissional mantém um bom perfil nessa rede social e constrói uma boa lista de contatos corporativos poderá obter melhores contatos de trabalho, ser observado por consultores de recursos humanos e apresentar suas certificações já acumuladas na descrição de seu perfil.

Dessa forma, o profissional se tornará mais acessível para as empresas e para trocar informação com outros profissionais.

A importância do Lean Manufacturing

No início deste artigo, explicamos os conceitos iniciais das ferramentas Lean e a inserção dessa filosofia na obtenção de certificação para o profissional que pretende atuar em diferentes áreas e segmentos de mercado.

Quando o profissional obtém certificação dentro dessa filosofia e desenvolve uma trajetória de negócio que fornece condições para a sua empresa otimizar resultados, ele passa a dominar bases de conhecimento únicas no mercado.

A junção da filosofia Lean com a do Six Sigma também amplia ainda mais o leque de estudo e de projeção de resultados.

Lembramos que a filosofia Lean surgiria a partir das experiências da Toyota e o Six Sigma a partir das implementações da empresa Motorola nos anos 1970.

A formação Belt’s

No início das dicas de certificados, apresentamos o Green Belt que pode ser seguido por outras certificações profissionais como o White Belt considerado como o primeiro nível de estudo para o profissional que precisa conhecer mais sobre o potencial da metodologia Lean Six Sigma.

Trata-se de um conjunto de certificação, dentre as mais citadas no mercado temos a Yellow, Green e Black Belt, que formam profissionais para integrar equipes de trabalho prontas para resolver problemas.

Yellow Belts – profissionais que podem liderar pequenos projetos da metodologia Lean Six Sigma, tanto quanto podem atuar em grandes projetos ajudando Green ou Black Belts.

Green Belts – profissionais que estão prontos para liderar relevantes projetos da metodologia Lean Six Sigma, tanto quanto podem atuar colaborativamente em grandes projetos.

Black Belts – profissionais inteiramente capacitados para liderar importantes projetos da metodologia Lean Six Sigma, atuando junto à alta liderança e supervisionando diversas equipes.

Master Black Belts – profissionais que estão totalmente capacitados em liderar equipes, projetos e implementar a cultura Lean Six Sigma em plantas nacionais e internacionais.

Para quem quer começar imediatamente, o primeiro passo pode ser o curso de White Belt da Labone, disponível, gratuitamente e online. Em nossa plataforma, estão disponíveis mais de 20 anos de experiência na gerência e implantação do Lean Six Sigma, dentro e fora do Brasil.

Conclusão

Portanto, com a inclusão de habilidades, incluindo conhecimento em Excel do Básico ao Intermediário, Ishikawa, Gestão de Pessoas, Lean Manufacturing, Gestão Estratégica e outras ferramentas no currículo, o profissional terá maior visão estratégica para a sua carreira e empresa para a qual trabalha.

Geralmente, é importante começar pelos passos iniciais e realizar os cursos básicos para o desenvolvimento de capacitação dos colaboradores.

Temos, atualmente, dezenas de certificações disponíveis no mercado que visam orientar e formar novos líderes de ação e de negócios.

Por outro lado, as empresas precisam ter um olhar treinado para deve identificar as principais necessidades e oportunidades de melhoria em seus processos e nesse contexto contratar as pessoas habilitadas.

Em seus processos de produção a empresa deve identificar fatores de falhas e risco para justificar os esforços de aplicação de métodos Lean, Six Sigma e demais metodologias existentes.

Vale a pena, tanto para a empresa quanto para o colaborador, investir tempo e dinheiro na obtenção de habilidades.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.