O curso de Yellow Belt tem sido cada vez mais procurado por profissionais e empresas. Saiba quais são as habilidades trabalhadas em sua metodologia e onde encontrar o curso 100% online.
Os cursos de Green Belt e Black Belt são de extrema importância para profissionais que desejam se qualificar, mas muitos ainda não possuem conhecimentos sobre o curso de Yellow Belt, que é tão importante quanto.
Empresas sérias, que utilizam ferramentas de Lean Six Sigma, têm incorporado cada vez mais os conceitos de Yellow Belt, visando tirar proveito de seus benefícios enquanto modalidade de preparo profissional. Acompanhe tudo sobre o assunto!
A metodologia Lean Six Sigma para empresas
O desenvolvimento e o acirramento do mercado fizeram com que emergisse uma alta competitividade entre as empresas – que seguem buscando mais e mais formas de melhorar processos internos. Nesse cenário, a metodologia Lean Six Sigma passou a ser vista como uma referência mundial quando o assunto diz respeito ao gerenciamento de projetos, equipes e problemas.
Tal metodologia passou a ter papel importante dentro de empresas de todos os setores e portes, uma vez que até mesmo a menor das organizações pode apresentar problemas crônicos, que demandam processos e equipes mais bem-estruturados.
Ou seja, a Lean Six Sigma pode ser vista como uma maneira revolucionária de alinhar estratégias, projetos, equipes e diretrizes, traduzindo os indicadores da empresa em formas de otimizar resultados. Seus cursos visam gerar faturamento e combater desperdícios, mostrando quais são as etapas envolvidas nesses benefícios.
Com o curso de Yellow Belt, os profissionais recebem capacitação e competências que lhes proporcionam os meios necessários para gerir etapas de projetos que envolvem atividades mais complexas, traçando melhorias contínuas para resultados mais positivos.
Afinal, o que é Yellow Belt?
É possível definir o curso de Yellow Belt como um conjunto de técnicas que ensinam o profissional o que é necessário para executar projetos de escopo reduzido dentro de sua área de atuação, fornecendo suporte àqueles que se enquadram na metodologia Lean Six Sigma. Isso representa diversos benefícios na prática.
Realizar o curso de Yellow Belt significa que o profissional passará a se encaixar em um padrão de atuação que relaciona conhecimentos comprovados por Lean Six Sigma para otimizar a eficiência de projetos e, consequentemente, aumentar o faturamento de uma corporação.
Para compreender melhor o que esse profissional representa dentro de uma empresa, é preciso ter mais clareza acerca do que o curso é e quais habilidades ele fornece.
Diferenciação entre os cursos Belt oferecidos pela metodologia Lean Six Sigma
O primeiro passo, antes mesmo de investir em um curso de Yellow Belt, é saber o que o diferencia das outras modalidades Belt.
Todos os profissionais que desejam se especializar em melhorias contínuas para empresas podem investir nos cursos de: Yellow Belt, White Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt.
Para diferenciar as modalidades, basta se concentrar no nível de atuação. Os profissionais White Belts trabalham em um nível mais operacional; os Yellow Belts seriam aqueles que cuidam da supervisão de um projeto; já os Green Belts, Black Belts e Master Black Belts se encontram em um nível de gerenciamento.
Em síntese, pode-se diferenciar esses profissionais da seguinte forma:
- White Belt: estão no nível introdutório de Lean Six Sigma;
- Yellow Belt: possuem mais conhecimentos acerca da metodologia Lean Six Sigma;
- Green Belt: podem aplicar melhorias usando ferramentas e técnicas diferenciadas;
- Black Belt: o nível de expertise em ferramentas e técnicas é bem maior, podendo o profissional passar treinamento e orientação para equipes;
- Master Black Belt: alto nível de maestria sobre todas as técnicas, treinamentos e ações de liderança.
Importante salientar que todos os níveis utilizam a metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) para colocar em prática os ensinamentos de Lean Six Sigma, desde o nível introdutório até a liderança operacional de uma empresa, seja ela de produtos ou de serviços.
Leia também: Diferenças entre White Belt e Yellow Belt
Domínios do profissional Yellow Belt
Obter conhecimentos acerca de Lean Six Sigma é um diferencial que já deve ser bastante valorizado entre profissionais. Partindo-se disso, toda empresa tende a reconhecer a importância do curso de Yellow Belt em um contexto corporativo, e como ele é um dos primeiros passos para a implementação de ações visando melhoria contínua dentro de corporações dos mais diversos segmentos e portes.
Realizar o curso de Yellow Belt é um investimento que requer tempo e recursos financeiros para a obtenção de certificação. Tal certificado garantirá a requalificação do profissional no mercado de trabalho e seu crescimento perante o atual emprego.
Ao realizar o curso, o profissional aprende a reconhecer as práticas e ferramentas comuns dentro do Lean Six Sigma. Pautando-se nisso, ele passa a reestruturar seu próprio perfil para se tornar ainda mais importante e indispensável para a equipe e seus respectivos projetos.
Entre as principais ferramentas que passam a ser de conhecimento do profissional Yellow Belt, é possível citar as relacionadas à Análise de Causa Raiz e ao Mapeamento de Fluxo de Valor.
Outras técnicas que passam a ser de domínio do profissional Yellow Belt são:
O combate à dispersão
O curso de Yellow Belt trabalha bastante outra característica muito importante: a capacidade de manter o foco. Dessa forma, o profissional consegue se debruçar sobre uma tarefa específica, sendo capaz de identificar os desperdícios e excessos existentes em um processo.
A capacidade de treinar outras pessoas em Lean Six Sigma
O curso de Yellow Belt garante ao profissional conhecimentos que podem ser passados para outros colaboradores da empresa, o que inclui habilidades de Lean Six Sigma, com conceitos básicos da metodologia para auxiliar a equipe a desempenhar suas funções. Isso ajuda a agregar ainda mais valor ao time.
Escuta atenta aos comentários construtivos
Um profissional que se capacita no curso de Yellow Belt aprende a ouvir melhor e reconhecer comentários construtivos, tanto os vindos dos gerentes quanto os feitos pela equipe em geral (e pelo próprio cliente, se for o caso).
Compreensão e domínio do método PDCA
Outra habilidade muito importante desenvolvida pelo profissional Yellow Belt diz respeito à compreensão da metodologia PDCA, sigla em inglês para “Plan, Do, Check e Action”. Esse modelo nada mais é que um dos pilares para o sucesso do profissional e, consequentemente, de toda a empresa.
Domínio sobre a coleta de dados
O conhecimento sobre processos de coleta de dados também é de conhecimento de quem faz o curso de Yellow Belt, e isso se deve ao fato de o profissional ter que, durante o processo de certificação, buscar por dados e fontes para a organização e entrega do projeto.
Monitoramento adequado dos processos
Além de todos os pontos mencionados, o profissional também passa a ter conhecimento sobre o monitoramento de processos intrínsecos à metodologia Lean Six Sigma. Isso é muito importante, já que o colaborador saberá monitorar e identificar erros ou riscos assim que possível, notificando imediatamente os gestores. Como resultado, ganha-se mais tempo e otimização nos processos.
Algumas habilidades diversas dos Yellow Belts
Além de dominar todas as práticas mencionadas no tópico anterior, o profissional que possui certificação em Yellow Belt conta com outras habilidades diversas, como:
- Identificação e real entendimento sobre um possível problema e qual é a sua natureza e aspectos (vistos de todos os ângulos), assim como análise de processos com mais clareza sobre qual é a visão do cliente acerca do que está sendo feito;
- Utilização de técnicas analíticas para identificar as causas do que tem causado gargalos nos processos, podendo encontrar soluções para problemas nas etapas dos projetos;
- Grande auxílio aos profissionais Green Belt e Black Belt, que necessitam de atuação direta de alguém competente na execução dos processos.
Veja 4 benefícios do curso de Yellow Belt em Lean Six Sigma
1. Otimização do tempo
Com o curso de Yellow Belt, o profissional tem acesso aos temas relacionados à gestão de produção, à qualidade e à otimização de processos. Ou seja, são diversas habilidades obtidas em um só módulo, ajudando a criar o trampolim que é fundamental para quem quer progredir na carreira ou pensa em investir nos módulos Green Belt e Black Belt.
2. Maior chance de sucesso em projetos
Equipes que contam com um profissional Yellow Belt têm mais chances de alcançar o sucesso de seus projetos. Essa característica é intrínseca a todos os cursos da metodologia Lean Six Sigma e, no caso do Yellow Belt, fundamenta os pilares que são necessários para aumentar o nível de compreensão e execução de um projeto. Assim, um profissional Yellow Belt pode ser decisivo para o resultado do projeto.
3. Absorção de diversas habilidades para crescimento profissional e pessoal
O curso de Yellow Belt reúne diversos conteúdos para que o profissional possa aplicar pequenas melhorias. Somadas, tais ações resultam em grandes conquistas para um projeto.
A importância das pequenas melhorias é vista quando o direcionamento dos esforços surte efeito prático na qualidade e na capacidade que os projetos adquirem para se tornarem grandes oportunidades de negócios.
4. Mais foco no que realmente importa
Para se obter sucesso, é preciso manter o foco no projeto e, além disso, na equipe responsável. O curso de Yellow Belt propõe uma abordagem totalmente estruturada para a resolução de problemas, desde a causa até o que é preciso para que ele não volte a acontecer, levando melhorias para a prática dos negócios. Isso depende intrinsecamente da equipe, até porque ela será uma das maiores beneficiadas.
Como você pôde ver, são diversas as habilidades e os benefícios trazidos pela certificação em Yellow Belt. Quem anseia por melhorar a formação e, consequentemente, desenvolver-se na carreira, encontra nos treinamentos de Lean Six Sigma a solução.
Como funciona a certificação Lean Six Sigma?
É fundamental deixar claro que não é preciso realizar os cursos Belts em uma determinada sequência, isto é, um não restringe a exequibilidade do outro. Na prática, o curso de Yellow Belt pode ser feito a qualquer momento (mesmo que o profissional já seja Green Belt, por exemplo).
Isso se dá ao fato de que os conteúdos são interligados e trabalhados com maior destreza em cada um dos módulos.
O curso de Yellow Belt Labone
Ainda hoje, há alguma confusão e surgem dúvidas quando o assunto é distinguir o curso de Yellow Belt dos outros módulos de Lean Six Sigma. Na prática, o profissional que já fez o curso White Belt está mais do que preparado para fazer o Yellow Belt, e aquele que já é Yellow não precisa, necessariamente, investir no White.
Isso porque o Yellow é um profissional que já possui os conceitos fundamentais do White Belt, adquiridos conforme o processo de treinamento e certificação se inicia.
A lista de conhecimentos adquiridos durante o curso de Yellow Belt inclui:
- Capacidade para identificar novos talentos (dentro ou fora da equipe);
- Contatos iniciais com ferramentas e uso das metodologias de análise Lean Six Sigma;
- Foco principal no entendimento e execução das etapas do DMAIC – modelo usado para a consolidação de melhorias;
- Noções para reconhecimento e incentivo dos membros dos times;
- Relacionamento com equipes que visam melhorias e a minimização em chances de perdas.
Para quem se destina o curso de Yellow Belt?
Tendo em vista todas as habilidades e benefícios possibilitados pelo curso de Yellow Belt, é possível afirmar que ele se destina a todos aqueles que buscam conhecimentos na área operacional de empresas.
Os profissionais que mais tiram vantagem de Lean Six Sigma (e seus cursos Belts) são aqueles que visam cargos de liderança, envolvidos pela gestão e melhoria de projetos.
O Yellow Belt é aquele que também busca liderar projetos, ainda que de baixa complexidade, para se destacarem em suas atribuições dentro da empresa.
Conheça o curso de Yellow Belt Labone
Ao saber todas as vantagens envolvidas no curso de Yellow Belt, e por que é tão importante investir nesse módulo de Lean Six Sigma, a Labone disponibilizou o Yellow Belt, assim como todos os outros módulos, com certificação 100% online na plataforma.
Somos uma instituição de ensino reconhecida em todo o País e, pela nossa plataforma, é possível fazer o curso de Yellow Belt, assim como todos os outros que seguem a metodologia Lean Six Sigma
Além disso, contamos com a acreditação internacional da CSSC.
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe nosso site para saber mais sobre Lean Six Sigma e os módulos de cursos Belts. Todos estão disponíveis na plataforma da Labone!