Saiba todos os detalhes do Canvas ou Business Canvas Model e como funciona
A empresa pode empregar ferramentas para esboçar modelos de negócios e monitoramento da execução do projeto. O Business Canvas Model é uma ferramenta de planejamento cujo esquema permite visualizar as principais etapas da aplicação de tarefas e metas.
Conceituada como uma ferramenta de planejamento estratégico, o canvas foi criado por Alexander Osterwalder em seu projeto de doutorado na University Laysanne.
É uma ferramenta que permite o esboço de modelos de negócio existentes ou iniciais. Ajuda na abertura de novos negócios e na manutenção de negócios já existentes.
O esquema do Business Canvas Model
O canvas possui uma esquema visual que proporciona às pessoas criarem juntas modelos de negócios analisando 9 elementos fundamentais de uma organização:
– Proposta de valor: O que torna a ideia tão convincente? O que é que os consumidores compram, utilizam?
– Parcerias chaves: Quais as ações que podem ser deixadas de fazer para focar nas atividades chaves?
– Recursos chaves: Quais estratégias são necessárias para se manter competitivo?
– Relacionamento com clientes: Como é feita a comunicação com cliente até atingir as metas?
– Segmentos de clientes: Quem são os Clientes? Como estão pensando? Como se sentem? O que pretendem fazer?
– Canais de distribuição: Como se promovem, vendem e entregam estas propostas?Por quais meios?Realmente está funcionando?
– Estrutura de custos: Quais são os principais fatores de custo para o negócio? Como é que contribuem para os ganhos?
– Atividades chaves: Quais estratégias e ações a empresa utilizará para tornar a sua ideia realidade?
– Fluxo de receitas: Como é que as propostas geram lucro para o negócio?
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Base do modelo de negócios
Sabemos que a base de um modelo de negócios a ser desenvolvido e explorado é a proposta de valor que a empresa pretende oferecer no mercado de consumo. Qual o valor que a empresa pretende oferecer para os seus clientes?
Construir uma proposta de valor pode se tornar numa tarefa difícil na construção de um modelo de negócio, caso não utilizem ferramentas de gestão.
Caso não descreva uma proposta de valor, o empreendedor correr o risco de perder oportunidades de criar negócios sustentáveis.
Geralmente, gestores e empreendedores preenchem o canvas de modo compulsório, sem conciliar os dados com cada área da empresa descrita no modelo. Dessa forma perdem a oportunidade de validar possibilidades preenchendo o modelo fora de ordem.
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Como fazer o canvas corretamente?
O preenchimento correto do canvas ajuda a analisar possibilidades de mercado para a empresa.
Você pode seguir quatro passos fundamentais para preencher o canvas corretamente de forma profissional a fim de obter maior proveito da organização das informações, leia a seguir.
Quatro passos para preencher o canvas, respondendo quatro perguntas primordiais:
1 – Qual a proposta de valor que minha empresa pode gerar para o cliente?
Através dessa pergunta você como gestor se coloca no lugar de seu cliente, buscando viver o cotidiano dele e buscando compreender as suas necessidades.
Dessa forma, você está focado no cliente. Ter e fabricar tecnologias é importante, mas não adianta somente focar nas tecnologias, você precisa se concentrar no que o cliente espera de sua empresa e produto.
Por melhores que sejam as inovações de seus produtos, elas precisam resolver os problemas de seu cliente , essa solução que você oferece é o valor que a sua empresa cria.
2 – Para quem a minha empresa está gerando valor ?
A partir dessa pergunta a sua empresa entenderá qual cliente possui de fato a necessidade que o seu “produto” pode resolver. Busque identificar no mercado quais são as pessoas, empresas e demais instituições que sentem a dor (necessidade) que seu problema poderá resolver.
Você pode identificar o problema presente na classe A e B, ou somente na classe C, ou em todas as classes dependendo do segmento de atuação. Ao identificar o público certo vise criar proximidade com o público identificado e melhore os canais de comunicação e vendas.
3 – Como entregar o valor para o cliente?
Por meio dessa pergunta mais completa você depende das respostas das duas respostas anteriores para estabelecer novas parcerias e levantar recursos para entregar o valor para o seu cliente.
Afinal, depois de identificar o valor e as necessidades no mercado que sua empresa pode atender, terá que construir estruturas de produção, recursos e logística para atender o cliente.
4 – Quanto vai custar?
Na quarta pergunta, você perceberá a perspectiva do seu cliente e a capacidade de compra dele em relação ao seu produto. Quanto maior for o valor agregado mais o cliente estará disposto a pagar pelo preço do produto
Custos de solução
A empresa precisa definir quanto custará o investimento nas soluções. Quanto custará para a empresa colocar em prática as respostas das três primeiras perguntas. Calcular o preço cobrado pelo seu produto e serviço deve estar ligado com a proposta de valor da empresa.
A empresa também deve analisar o processo de pagamento, identificando os clientes que estão dispostos a adquirir o produto pagar por ele. Esse processo também ajuda sobre o retorno sobre o investimento.
Realização do Business Canvas Model
O canvas pode ser realizado de forma compartilhada, com a presença de colaboradores, parceiros e potenciais clientes. O canva pode ser utilizado junto com outras ferramentas que estudam a viabilidade de uma negócio.
Antes de descrever hipóteses no canvas, todos os pontos devem ser validados por meio de pesquisas, levantamento de dados, comparação de dados, entrevistas, histórico de outras empresas do mesmo setor, estudo do mercado consumidor, entre outros fatores.
Todo o processo visa construir “valor” para que o cliente perceba que produto pode resolver os problemas dele. O modelo de negócio pode utilizar o método canvas para estruturar o projeto de forma estratégica.
Sendo encarado como uma metodologia, o canvas permite pesquisar, descrever e reavaliar a respeito do modelo de negócio de uma organização, analisando também seus concorrentes ou outra empresa.
Business Canvas Model em grandes empresas
Grandes empresas de diferentes produtos e serviços descrevem seus projetos de modelo de negócios utilizando o canvas, os conceitos dessa ferramenta já foram aplicados em todo o mundo em empresas como Ericsson, IBM, Deloitte, Coca-Cola, McDonalds, entre outras.
Além de ajudar negócios iniciais, o canvas orienta grandes empresas já estabelecidas que buscam inovação e diferenciação através da geração de valor.
Formato do canvas
O canvas pode ser apresentado num formato de quadro, dessa maneira permite a análise de modelo de negócios, podendo utilizar representações gráficas para análises de negócios que estão sendo criados ou remodelados. O canvas permite a visualização de relação entre os fatores de sucesso do empreendimento.
Por possuir uma criação informacional e visual permite o compartilhamento e a cocriação fácil feita pela equipe de trabalho, permitindo que várias pessoas possam ajudar na elaboração dos quadros analíticos.
Visualização do Business Canvas Model
O canvas é como se fosse uma “fotografia” no projeto de negócio e de geração de valor da empresa. É necessário atualizar dados e acompanhar tendências de mercado, pois o canvas pode e deve ser atualizado sempre. Com o passar do tempo, informações podem ser adicionadas e retiradas.
Canvas e o modelo de negócio
O modelo de negócio é a melhor maneira de descrever e entender de forma simples a ideia do empreendimento, estabelece os principais fatores envolvidos na criação do negócio.
O documento também estabelece etapas para a execução de tarefas e obtenção de valor. O principal desafio do modelo de negócio e entregar valor para o cliente, valorizando a percepção do cliente considerando o lado pessoal, emocional e financeiro. Visando atender necessidades e desejos.
A visualização dos objetivos do modelo de negócio pode ser realizada através do canvas, detalhando cada etapa para elaboração de uma proposta de valor.
Inovação e diferenciação
Atualmente, a inovação e a diferenciação estão cada vez mais presentes no mercado, o cliente não decide mais a compra a partir de uma ou duas marcas, mas considera a solução que determinado produto pode gerar.
Além da tecnologia, a inovação está presente em todos os aspectos que compõem e cercam um produto. Lançar algo diferente ou que faça algo que os concorrentes não oferecem é obter diferenciação e vantagem competitiva.
Alcançando resultados com a proposta de valor
O conjunto de benefícios que a sua empresa e seu produto oferecem consolidam o valor que o mesmo terá e será percebido no mercado. A proposta de valor deve enxergar o seu público, compreendendo a necessidade que você precisa atender.
Os resultados positivos ajudarão a sua empresa a conquistar clientes, fidelizá-los, ampliar o mercado consumidor para a sua marca,construir ambiente favorável na empresa para a inovação e para a diferenciação.
Para cada tipo de produto e serviço é necessário elaborar um modelo de negócio específico com análises personalizadas sobre as condições de produção e de retorno para o investimento.
O canvas é uma das metodologias que podem ajudar a empresa a começar certo e evoluir de maneira positiva com resultados e crescimento continuamente.
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