O Ciclo de Vida do Produto possui certa similaridade com o Ciclo de Vida de Homem que nasce, cresce, se reproduz e morre.
No caso de um produto, algumas etapas se diferem do ciclo do homem, mas podem ter seu conceito bem parecido. Afinal, em algum momento o produto será criado e chegará ao fim após passar por algumas etapas.
A jornada de um produto tem início no seu desenvolvimento e todas as etapas continuam até que ele deixe de existir.
Para conseguir traçar estratégias para a produção, marketing e as vendas é preciso conhecer as etapas do Ciclo de Vida do Produto.
As estratégias precisam estar bem direcionadas e, para isso, conhecer as 5 etapas do Ciclo de Vida do Produto é fundamental.
Tabela de Conteúdo
- Entenda o que é Ciclo de Vida do Produto
- Etapas do ciclo de vida do produto
- Somente produtos podem usar esse modelo de ciclo de vida?
- Conclusão sobre o Ciclo de Vida do Produto
Entenda o que é Ciclo de Vida do Produto
O Ciclo de Vida do Produto trata-se de um conjunto de etapas percorridos por todo produto desde a sua concepção até sua descontinuação e consequente retirada do mercado. Quem desenvolveu esse conceito foi Theodore Levitt, um conceituado economista alemão.
Segundo ele, em algum momento todo produto chegará ao fim. Isso acontece porque as características que um produto possui acabam sendo modificadas durante seu ciclo de vida.
É por isso que toda estratégia que for criada para ele precisa atender às questões específicas presentes em cada etapa.
Isso é válido não apenas para o marketing, mas também para as vendas e a tomada de decisão que a esfera administrativa realiza.
Afinal, é preciso determinar quando que determinado produto precisa de mais investimento para explodir no mercado? Quando que ele precisa ser substituído?
Essas são questões que são analisadas no Ciclo de Vida do Produto. Afinal, esse modelo faz com que o ciclo de vida do produto tenha 5 fases distintas, mas que somente podem ser realizadas após a etapa anterior ter sido concluída com sucesso.
A importância de entender as 5 etapas do Ciclo de Vida do Produto
O Ciclo de Vida do Produto é uma ferramenta que permite que a empresa consiga visualizar melhor o estágio que esse item se encontra.
Assim, ela consegue montar estratégias apropriadas para cada etapa, o que aumenta, e muito, as chances do produto fazer sucesso junto ao público.
Mas para que isso seja possível é preciso que cada uma das 5 etapas do Ciclo de Vida do Produto seja entendida pela empresa.
Ao ter esse entendimento fica muito mais fácil tomar uma decisão embasada e acertada além de fazer um ótimo investimento no marketing.
Mas não para por aí, pois além disso também observa-se:
- Esforços de vendas mais qualificados;
- Resultados são mais bem controlados;
- Possibilidade de fazer um planejamento estratégico a longo prazo;
- Os processos passam a ser melhor gerenciados além de ter uma melhor organização;
- Os produtos atingem uma longevidade maior;
- A empresa consegue ter uma preparação melhor o que faz com que encare a concorrência adequadamente;
- Alcançar a liderança do mercado deixa de ser um sonho e passa a se tornar algo que se encontra ao alcance.
Etapas do ciclo de vida do produto
O Ciclo de Vida do Produto é composto por 5 etapas. Elas são sequenciais e por esse motivo somente pode ser iniciada a próxima se a anterior tiver sido bem executada.
Por exemplo, para adotar estratégias de Crescimento – Aceitação do Produto é preciso que a etapa de Introdução – Fase de Conhecimento tenha sido concluída.
Caso a etapa anterior não tenha chegado a sua conclusão, a próxima etapa será feita com diversas dificuldades e até com defeitos.
Assim, as etapas que compõem o ciclo de vida de um produto são:
Desenvolvimento
A parte mais sensível é a de Desenvolvimento de um produto. Afinal, esse é o momento em que ele ainda se encontra no campo das ideias e passará a se tornar algo concreto.
As expectativas são grandes sobre o produto, mas ele ainda não é capaz de gerar receita. Para que isso aconteça é preciso lapidá-lo, fazer testes para que as hipóteses que tenham sido levantadas sejam validadas e os ajustes necessários sejam feitos.
Por exemplo, quando uma montadora de veículos vai lançar um carro, primeiramente realiza estudos sobre sua inserção e aceitação no mercado. Seu intuito é verificar se aquele projeto realmente é consistente ou não.
É importante deixar claro que quando o produto se encontra na fase de desenvolvimento o esforço de vendas não existe, entretanto, sua divulgação deve ser iniciada.
Algumas formas de divulgar é fazendo publicações divertidas nas redes sociais, estimular o engajamento e despertar a curiosidade.
Resumindo, na fase de Desenvolvimento, a empresa deve se preocupar em verificar a viabilidade do produto. Enquanto isso, ela precisa ter atenção com a divulgação.
Introdução
Após todos os critérios da fase de desenvolvimento serem concluídos é preciso seguir para a próxima etapa. Esse é o momento que o produto está pronto para ocorrer seu lançamento no mercado.
As grandes marcas preferem fazer a divulgação dos seus produtos na televisão.
É tanto que se for parar alguns minutos para assistir a TV o que mais aparece são propagandas sobre um novo modelo de carro ou motocicleta, smartphones mais modernos, novos sabores de refrigerantes entre outros.
É justamente essa etapa do Ciclo de Vida do Produto que recebe mais investimentos de marketing.
Por isso, não é de achar estranho que o balanço financeiro se apresente negativo mesmo sem ter iniciado as vendas. Afinal, isso também reflete na produção e nos custos de distribuição do produto.
Uma forma de reduzir o prejuízo é definir a persona para aquele produto. Essa persona trata-se do perfil de cliente ideal.
Ao fazer isso o investimento em marketing passa a ser otimizado já que está sendo direcionado para o público certo.
Também pode investir em inbound marketing nessa etapa, pois isso vai garantir que o usuário acabe descobrindo a empresa por meio de conteúdo relevante.
Crescimento
Se tudo estiver correndo dentro da normalidade no Ciclo de Vida do Produto e que as estratégias estejam sendo bem conduzidas e construídas, é a hora de iniciar a etapa do Crescimento.
Essa etapa possui como características principais as vendas escaláveis e a manutenção dos valores que foram investidos em marketing.
Entretanto, não tem como afirmar o tempo necessário para que isso aconteça. Afinal, o produto possui suas particularidades e há também o mercado e, juntos, são eles que determinam esse tempo.
É preciso ter em mente que, quando o planejamento é seguido da forma correta, uma hora o objetivo será alcançado.
Mas isso não quer dizer que já que o planejamento está sendo seguido, basta esperar que uma hora as coisas vão acontecer.
Este é o momento em que a participação no mercado precisa ser ampliada ou que pelo menos as vendas sejam mantidas. Resumindo, há muito trabalho a ser feito nessa etapa para que ao menos um desses dois objetivos sejam alcançados.
Assim, é preciso de mais investimento que será voltado para o marketing e até para treinar os vendedores, caso seja necessário.
Não é incomum que as empresas acabem falhando nesse estágio e que seus produtos acabem declinando sem sequer ter alcançado a etapa da maturidade.
Isso quer dizer que, quando um produto se encontra na etapa do crescimento necessita de uma estratégia que o mantenha ali. Isso evitará que o produto caia no esquecimento e que seja engolido pelo marketing da concorrência.
Maturação
A etapa da Maturação é o ápice do Ciclo de Vida do Produto. É nesse estágio que seu potencial se encontra no máximo e que suas vendas estão estabilizadas.
Mas é preciso ter em mente que quando um produto chega ao seu topo ele não tem mais para onde crescer.
O desafio que a empresa possui ao alcançar esse estágio é fazer com que ele perdure e que os bons resultados sejam mantidos.
Retrocessos devem ser evitados a todo custo nesse momento. Caso contrário, a empresa corre o risco de ser substituída por uma de suas concorrentes.
Declínio
A etapa final do Ciclo de Vida do Produto é o Declínio.
Até mesmo grandes produtos que se encontram há anos no mercado e que praticamente não são esquecidos pelo público, em algum momento, caíram em declínio.
Não é possível afirmar quando isso ocorrerá, mas essa é uma verdade que sempre será observada independentemente do produto e da marca.
A empresa precisa saber reconhecer esse momento e para isso deve observar seus indicadores de desempenho.
Assim que eles apontarem o declínio do produto ela deve preparar para que aquele item seja substituído por um mais moderno ou com diversas melhorias.
Geralmente, o que acontece quando uma empresa percebe esse declínio? Ela busca investir pesadamente no marketing para aquele produto.
Seu intuito é fazer com que o público se lembre dele, o quanto ele é especial e, assim, que ele volte a consumir aquele produto.
Essa estratégia pode dar certo? Claro que sim. Mas o que acontecerá se não der certo? Nesse caso, pode acontecer da própria empresa ser questionada quanto a sua continuidade e não apenas o produto.
É por esse motivo que é tão importante que ela monitore esse processo de declínio de perto.
Esse é o momento que a tomada de decisão deve ser feita de forma certeira, o controle deve ser mais rígido e as métricas adequadas.
Não pode se precipitar e sua margem de erro é muito pequena. Qualquer passo em falso pode fazer com que tudo seja perdido.
Somente produtos podem usar esse modelo de ciclo de vida?
O modelo de ciclo de vida de um produto tem sido muito utilizado e sempre recai sobre essa questão: será que somente pode ser usado para produtos?
Esse modelo de ciclo de vida funciona muito melhor para os estabelecimentos industriais devido às suas características. Mas nada impede que a criatividade seja utilizada e que adaptações sejam feitas.
Por exemplo, uma empresa possui filiais em cidades diferentes. Essa ferramenta pode ser aplicada em cada uma delas e, para isso, basta fazer uma análise do desempenho individual que elas possuem.
Se quiser, esse modelo de ciclo de vida também pode ser utilizado em uma empresa que possui diversas marcas. Assim, cada uma delas funcionaria como um produto nesse modelo.
Já deu para perceber que é possível usar esse modelo tanto em filiais de uma empresa quanto em marcas diferentes, mas que pertencem a mesma organização.
Mas será que é possível substituir esses itens por serviços? Isso vai depender da atividade que a empresa desempenha, mas de forma geral, é perfeitamente possível.
Por exemplo, uma empresa trabalha reformando residências. Os serviços que ela oferece são na área da construção civil e abrangem a colocação dos pisos e azulejos, gesso, pintura, instalação hidráulica e elétrica entre outros.
Assim, ao fazer uso dessa ferramenta o ciclo de vida do produto que esses serviços possuem pode ser observado.
Isso permite que seja feita uma avaliação do tipo de investimento necessário em cada um deles bem como qual a possibilidade de retorno que é oferecida.
Conclusão sobre o Ciclo de Vida do Produto
O Ciclo de Vida do Produto é uma ferramenta de grande importância para qualquer empresa.
Através dela é possível adotar estratégias de acordo com a fase que o produto se encontra.
Isso atrai mais a atenção do cliente e as chances de obter ótimos resultados são muito maiores.