Design de Produto
Design de produto é o processo de criação de um novo produto para venda aos clientes.
Pensando que essa definição tende a simplificar demais, o design de produto é, na verdade, um conceito amplo que engloba uma geração sistemática e o desenvolvimento de idéias que eventualmente levam à criação de novos produtos.
Especialistas em design trabalham em conceitos e idéias, transformando-os em produtos e invenções tangíveis.
O especialista em design de produto trabalha com arte, ciência e tecnologia para criar esses produtos. Esse processo cada vez mais complexo é agora suportado pela evolução de ferramentas e técnicas digitais que reduzem o envolvimento de uma grande equipe e ajudam a visualizar um produto em grande quantidade antes que ele seja criado.
Neste artigo, analisamos o 1) processo de design do produto, 2) os estágios do projeto do produto, 3) os tipos de projeto do produto, 4) fatores que afetam o design do produto, 5) considerações no design do produto e 6) exemplos de projetos de produto bem sucedidos.
1. PROCESSO DE PROJETO DE PRODUTO
Cada equipe de projeto pode seguir um processo diferente para design de produto, bem como para seu desenvolvimento.
Um processo, delineado, descreve como transformar ideias de design em produtos.
O processo flui da identificação de problemas para idéias de brainstorming, criação de protótipos e, eventualmente, criação do produto.
Isso é seguido pela fabricação formal do produto, e por uma avaliação crítica para identificar quaisquer melhorias que possam ser necessárias.
Este método inclui três etapas. As duas últimas podem precisar ser examinados repetidamente durante o processo.
Análise
No início do processo de design de produto, é preciso haver uma extensa pesquisa envolvendo fatos e números concretos. Esses dados, em seguida, alimentam possíveis soluções para o problema em questão e a melhor maneira de obter essas soluções.
Formalmente, dois estágios estão envolvidos aqui:
- Aceitar Situação – Os projetistas se comprometem com o projeto e identificam uma solução. Os recursos disponíveis são consolidados para atingir essa meta com mais eficiência;
- Analisar – A equipe agora inicia coletivamente a pesquisa para coletar todos os dados relevantes para ajudar a alcançar uma solução
Conceito
Uma vez que o problema e as possíveis soluções são reduzidas, a solução final é identificada e conceituada em detalhes. Isso inclui o cumprimento dos padrões e a proximidade com que a solução visualizada atende às necessidades identificadas do cliente. Os estágios básicos são é:
Definir – aqui, a equipe identifica o problema ou os problemas principais. Usando as condições do problema como objetivos e restrições como parâmetros dentro dos quais operar, a equipe restringe as informações.
Síntese
Nesta fase, as soluções são transformadas em ideias e as melhores são destacadas. Essas ideias de design se transformam em protótipos nos quais os produtos reais serão baseados. Este estágio pode ser dividido em 4 etapas:
Idealizar – Idéias e soluções diferentes são discutidas aqui. O melhor banco de ideias é criado quando não há preconceito ou julgamento em relação às ideias apresentadas.
Selecionar – As idéias discutidas são limitadas a algumas que podem dar os melhores resultados. Planos para produção podem agora ser criados.
Implementar – Agora, um protótipo pode ser criado e o plano se torna um produto.
Avaliar – Na fase final, o protótipo deve ser testado e quaisquer ajustes necessários devem ser feitos. Se o protótipo agora funcionar como previsto, outras ideias podem precisar ser debatidas.
2. FASES DO PROJETO DO PRODUTO
No design de produto, e dentro dos amplos estágios mencionados na parte anterior, os estágios detalhados podem ser seguidos de maneira sistemática para projetar produtos de sucesso. Esses estágios incluem:
O Breve Design
Uma declaração de intenções, o resumo do projeto declara o problema a ser tratado. Ele serve como um ponto de partida de onde a equipe de design de produto pode se orientar. Por si só, no entanto, não oferece informações suficientes para iniciar o processo de design propriamente dito.
A Especificação de Design do Produto (PDS)
Um estágio de vital importância, mas frequentemente negligenciado e mal entendido, o documento do PDS lista o problema em detalhes.
Antes de trabalhar na produção de uma solução, é necessário que haja um profundo entendimento do problema real identificado. Este documento deve ser projetado após conversas com o cliente, e uma análise do mercado e dos concorrentes.
A equipe de design deve consultá-lo com frequência para orientação correta nos estágios posteriores.
O Conceito de Design de Produto
Com o documento do PDS como guia, a equipe de design começará agora a delinear uma solução.
Nesse estágio, o design de produto é amplamente conceitual, com uma estrutura de componentes-chave em vigor, com detalhes para um estágio posterior. Os detalhes incluídos neste estágio dependerão do tipo de produto que está sendo projetado.
É importante entender as preocupações relacionadas ao produto neste momento. Estes podem incluir atividades como fabricação, vendas e custos de produção, entre outras coisas.
Esse entendimento inicial da cadeia de valor ajudará a eliminar ou reduzir o retrabalho e várias iterações.
Neste estágio, a geração e avaliação de conceitos são uma consideração vital.
Múltiplos conceitos, cada um atendendo aos requisitos do produto previamente identificados, são identificados e avaliados para decidir o melhor caminho a seguir.
A geração do conceito
Neste ponto, uma equipe de projeto pode envolver um público maior para ajudar a debater os detalhes dos conceitos elaborados no estágio anterior.
Um grupo que inclui vários conhecimentos pode acabar sendo o mais bem-sucedido em termos de idéias e soluções criativas. É pertinente encorajar todas as ideias a serem expressas, pois isso aumenta as chances de inovação.
A avaliação do conceito
Com vários conceitos potenciais em mãos, agora é necessário escolher um design adequado que atenda às especificações de design do produto geradas anteriormente.
Este documento deve servir como base para as decisões finais de design.
Mais uma vez, uma equipe especializada deve estar envolvida aqui para que todos os ângulos do desenho escolhido possam ser avaliados.
O conceito que mais se aproxima na solução do problema identificado e preenche os requisitos de design mais será agora desenvolvido em detalhe.
O projeto detalhado
Neste ponto, o conceito final foi escolhido e os problemas mais óbvios foram resolvidos.
O conceito agora é projetado em detalhes com as dimensões e especificações necessárias.
Nesse estágio, pode ser importante produzir um dos protótipos para testar o produto em cenários próximos aos reais.
Torna-se vital para a equipe de design trabalhar em estreita cooperação com outras unidades, como fabricação e logística, para garantir os aspectos práticos da produção e do suprimento.
Eliminando Iterações de Design
Embora tradicionalmente sequenciais, várias iterações nesses estágios podem ser reduzidas fazendo as seguintes perguntas:
Fabricação – Podemos fabricar o produto em nossas instalações existentes?
Vendas – Somos capazes de produzir o que o cliente quer?
Compras – Temos peças necessárias disponíveis ou elas precisam ser encomendadas?
Custo – O que o design nos custará fazer?
Transporte – o produto é dimensionado para os métodos de transporte disponíveis?
Haverá alguma necessidade especial de transporte?
Descarte – Como o produto será descartado no final de sua vida útil?
3. TIPOS DE PROJETO DE PRODUTO
Duas categorias básicas abrangem a maioria dos projetos de produtos. Esses são:
- Inovação Puxada:
- Acontece quando um projeto de produto pode aproveitar diretamente de uma oportunidade no mercado.
- Um novo design trabalha para solucionar um problema de design existente. Isso acontece por meio de um novo produto ou de uma variação de um produto existente.
- Inovação Empurrada:
- Essa inovação ocorre com um avanço na tecnologia ou inteligência. Isso é impulsionado por pesquisas ou por um design criativo de novos produtos.
4. FATORES QUE AFETAM O DESENHO DO PRODUTO
Custo
Um fator importante que afeta o design do produto é o custo de produção, incluindo custos de material e mão de obra. Isso, por sua vez, afeta a estratégia de preços, que precisa estar alinhada com o que o cliente está disposto a pagar por ela.
Ergonomia
O produto precisa ser amigável e ter conveniência em sua função. Usando medições ergonômicas, mudanças menores ou maiores podem precisar ser feitas no projeto do produto para atender aos requisitos essenciais.
Materiais
Se os materiais necessários estão disponíveis facilmente é uma consideração importante no design do produto. Além disso, é necessário atentar para novos desenvolvimentos em materiais e tecnologia.
Requisitos do cliente
Uma influência importante e óbvia no design do produto é o cliente e seus requisitos.
É vital capturar o feedback dos clientes em qualquer teste, bem como durante os estágios de planejamento e conceitual. Mesmo um recurso tecnologicamente avançado, e emocionante pode precisar ser removido se causar aversão ou sentimentos negativos em um usuário final.
Identidade da Empresa
A identidade da empresa é um ponto de orgulho e, como é óbvio, o design ou os esquemas de cores e os recursos de um produto podem ser determinados por essa identidade.
O logotipo pode precisar ser apresentado de uma maneira específica ou características sutis ou abertas da identidade da empresa podem precisar ser incorporadas ao design.
Estética
O produto pode precisar de aparência elegante ou de uma certa forma. Esse formulário pode acabar determinando a tecnologia que ele embutiu no produto. Isso também pode afetar o processo de fabricação que precisa ser seguido.
Moda
A moda e as tendências atuais também podem afetar o design do produto. Os clientes vão querer as opções mais atualizadas e isso precisa ser considerado durante o design do produto.
Cultura
Se um produto é para um determinado mercado com sua própria cultura individual, isso precisa ser mantido em mente durante o design do produto. Um produto aceitável em uma cultura pode acabar sendo ofensivo ou não desejável em outra.
Funções
Quantos problemas o produto está tentando resolver? O número de usos e funções de um produto afetará seu design.
Meio Ambiente
Outra consideração para o design de produto é seu impacto no meio ambiente.
O cliente médio nos dias de hoje pode ser mais exigente e preocupado com o meio ambiente do que antes.
Coisas a considerar aqui podem incluir se os materiais usados são recicláveis, como o produto será descartado no final de sua vida útil ou como a embalagem pode ser descartada.
5. CONSIDERAÇÃO NO PROJETO DE PRODUTO
O design do produto é um processo complexo, uma vez que todas as partes interessadas relevantes têm requisitos diferentes do produto. Um exemplo de necessidades conflitantes que exigirão atenção durante o design do produto são:
Viabilidade econômica
O fabricante desejará que o produto seja criado com o menor custo possível, a fim de maximizar o lucro e garantir as vendas.
Um produto caro poderá afastar os clientes. Muitas vezes, isso pode significar um novo design do produto ou comprometer a qualidade.
Preço, aparência e valor do prestígio
O cliente sempre desejará um produto bem apresentado com um design funcional, mas esteticamente atraente. Eles também querem que o preço seja razoável.
A aparência pode nem sempre ser vital para funcionar, mas se houver vários produtos quase similares no mercado, a aparência do produto pode se tornar o fator decisivo.
Funcionalidade
É preciso ter o mesmo foco na funcionalidade do produto.
Isso é um dado que o produto precisa primeiro executar como afirma.
O usuário final pode comprar para a aparência externa. Mas a satisfação a longo prazo e o uso repetido só ocorrerão se o produto funcionar em um nível ideal.
Manutenção
Designers de produto, fabricantes e trabalhadores de manutenção podem favorecer uma construção modular para um produto.
Quanto mais facilmente peças diferentes podem ser trabalhadas individualmente, mais versatilidade o produto oferece.
Um esforço de re-design só precisa se concentrar em mudar certas partes ao invés do todo, o fabricante pode facilmente ajustar elementos sem alterar processos inteiros de produção e os trabalhadores de manutenção podem não precisar desmontar tudo, reduzindo assim o tempo e esforço de reparo.
6. EXEMPLOS DE PROJETO DE PRODUTO BEM SUCEDIDO
O iPhone da Apple
A Apple é consistentemente classificada como uma das empresas mais inovadoras do mundo.
Embora nem sempre seja bem-sucedida inicialmente, a Apple conseguiu criar produtos exclusivos com designs superiores que têm grande apelo junto aos usuários finais.
O iPhone da Apple revolucionou o mercado de telefonia celular com seus recursos inovadores, design otimizado e todo um universo de suporte por meio da loja de aplicativos.
Embora não tenha sido o pioneiro em telefones inteligentes, a Apple é extremamente bem-sucedida porque criou um produto bonito que proporciona uma experiência de usuário superior a um consumidor.
O Porsche Cayenne
Uma fabricante de carros esportivos respeitada e cobiçada, a Porsche entrou no mercado de SUV há alguns anos.
O veículo utilitário esportivo é considerado chato, e a categoria tem amplas definições genéricas de utilitário.
Porsche, através do Cayenne, esforçou-se por reunir o racional e o emocional.
Através de design de produto focado, a empresa conseguiu construir um SUV que tem todas as características necessárias desta categoria de carro, mas com a experiência de condução de qualquer outro carro da Porsche.
Isso resultou em vendas bem-sucedidas e transformou este carro em um produto inovador em um novo mercado para uma marca premium.
6WunderKinder
Lançada por uma startup jovem e inovadora, esta empresa lançou um aplicativo de produtividade multiplataforma baseado em nuvem chamado Wunderlist em 2010.
Agora é um dos aplicativos mais populares de seu tipo, e possui milhões de usuários.
Foi lançado com sucesso em cinco plataformas diferentes em um breve período de tempo. Os dados são perfeitamente atualizados em vários dispositivos e o design é simples, mas eficaz
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Ao projetar um novo produto ou reprojetar um existente, é pertinente que a empresa identifique claramente qual problema está tentando resolver por meio desse novo produto.
É vital envolver uma equipe multidisciplinar para garantir uma visão crítica de todas as ideias e, de fato, oferecer um conjunto de ideias mais amplo e inovador para escolher.
Também é muito importante considerar o cliente e suas necessidades e desejos desde o início do produto até o final. Também é uma boa ideia não se apegar emocionalmente a um design.
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