Introdução ao Diagrama de Árvore

Algumas ferramentas e métodos são cruciais para a execução e gestão de processos, o Diagrama de Árvore é uma destas opções que visa melhorar a qualidade e objetivar os caminhos certos que uma empresa deve seguir.

Nesta imagem, temos um exemplo de diagrama de árvore

A partir de agora, veremos em detalhes como funciona este diagrama, sua aplicação e principais benefícios aos negócios.

Tabela de Conteúdo

O Que é o Diagrama de Árvore?

Diagrama sistemático, análise de árvore, árvore analítica, diagrama de hierarquia, estes são apenas alguns nomes ao Diagrama de Árvore, devido a sua importância em diversas áreas.

O diagrama de árvore é uma ferramenta de gestão da qualidade representada em uma estrutura de árvore que permite desde um objetivo inicial declinar todos os objetivos intermediários e os meios a serem implementados.

Parecido a galhos de uma árvore, este diagrama permite organizar e direcionar as informações, permitindo um melhor planejamento e visualização dos interesses de uma organização.

Em termos simples, o diagrama de árvore serve para identificar possíveis problemas e ajudar na busca das soluções mais apropriadas.

Vantagens de usar o Diagrama de Árvore

Utilizar um diagrama de árvore pode oferecer diversas vantagens, entre elas podemos destacar:

Maior precisão nas decisões

Os diagramas de árvores são precisos e ajudam a considerar e mapear os resultados que ocorrem após uma decisão inicial.

Por exemplo, você quer lançar um produto novo que atende inicialmente dois tipos de públicos-alvo.

Depois de construir um diagrama mostrando cada caminho que se ramifica de sua escolha inicial, você pode considerar qual público merece seu foco e precisa ser trabalhado primeiro.

Expande o leque de opções

O diagrama antecipa becos sem saída e erros desastrosos, mas o mais importante, ela esclarece a diferença entre eventos controlados e não controlados – quais decisões estão no poder do CEO e quais decisões devem aguardar o resultado de mudanças incontroláveis.

Por exemplo, um diagrama de árvore mostrando maneiras de usar o capital excedente mostrará quais opções estão disponíveis e quais opções devem aguardar a flutuação do mercado de ações.

Identifica falhas e problemas internos

Hoje é comum os problemas surgirem ao longo de um projeto ou durante uma ação da empresa.

Para identificar estes problemas e possíveis prejuízos, o diagrama de árvore consegue organizar cada um individualmente, permitindo aos gestores identificar as falhas antes que causem danos maiores a companhia.

Permite projeções mais acertivas

Uma organização pode implantar árvores de decisão como uma espécie de sistema de suporte à decisão.

O modelo estruturado permite ao leitor do gráfico ver como e por que uma escolha pode levar à outra, com o uso dos ramos indicando opções mutuamente exclusivas.

A estrutura permite que os usuários considerem um problema com várias soluções possíveis e exibam essas soluções em um formato simples e fácil de entender que também mostra a relação entre diferentes eventos ou decisões.

Permite dividir o trabalho em etapas

Nem sempre um trabalho pode ser executado de uma única vez, as vezes é natural que um setor tenha que esperar por outro ou que um orçamento seja liberado para dar continuidade ao projeto.

Desta forma, uma das grandes vantagens do uso do diagrama de árvore é permitir que o trabalho possa ser dividido e realizado por etapas.

Quando aplicar o Diagrama?

O diagrama de árvore pode ser utilizado em diversas situações e em cada uma delas, ele tem a sua importância, seus resultados e direções diferentes, entre elas podemos destacar:

– Ao atribuir tarefas mais complexas que exigem uma compreensão completa ou atenção e um planejamento cuidadoso antes de ser feita;

– Ao desenvolver a solução ou uma ação para conduzir outros planos;

– Ao revisar e ao processo de análise relacionado em profundidade e detalhes;

– Quando quisermos encontrar as causas e a solução para um problema ou erro;

As organizações podem montar um diagrama de árvore para explorar as prováveis vantagens e desvantagens de certos empreendimentos financeiros, evitando correr riscos desnecessários.

Eles também podem delinear caminhos futuros para alcançar certos objetivos facilmente.

Os profissionais médicos às vezes criam um diagrama de árvore para explicar à sua equipe quais os principais riscos de uma determinada doença de um determinado grupo baseado no seu tipo genético, comorbidades, estilo de vida, entre outros.

Principais tipos do Diagrama de árvore e como fazê-los

Cada um dos diagramas de árvore tem um núcleo e força que pode ser surpreendentemente desafiador de capturar quando uma equipe de projeto tenta construir um ou mais deles.

Neste caso, temos o esqueleto de um Diagrama sistemático

Os diagramas têm semelhanças suficientes nos dados necessários e no processo de construção, de forma que a equipe pode confundi-los com resultados potencialmente enfadonhos.

Diante disso, iremos destacar abaixo os mais populares e mais utilizados por empresas e organizações em todo o mundo, são eles:

Diagrama de análise

O Diagrama de análise é mais conhecido como diagrama de causa, pois ele é capaz de testar e prever possíveis situações que possam surgir na organização durante um projeto ou ação.

O diagrama de causa ajuda a organização a montar os melhores cenários para evitar possíveis danos.

Como montar um diagrama de análise?

É bem simples de montar um diagrama de análise, basicamente o passo a passo é:

1 – Na primeira linha de caixas, organize as principais categorias ou agrupamentos em questão do seu projeto;

2 – Na linha seguinte a linha de caixas, identifique os itens de cada categoria ou grupo, é importante identificar cada um individualmente. Em seguida, com uma linha, ligue cada caixa a caixa da categoria correspondente;

3 – Agora é só repetir todo o passo 2, sempre adicionando mais linhas de caixa e as ligando a sua categoria, até que todos os itens em questão sejam devidamente enumerados.

Diagrama de solução de problemas

O mundo dos negócios está em constante transformação e algumas decisões podem ser cruciais para o futuro de uma empresa, desta forma, o diagrama de árvore pode ser utilizado também para a solução de problemas.

Através de uma árvore de análise, o gestor consegue prever possíveis problemas e obstáculos que possam surgir durante o desenvolvimento do negócio.

Algumas empresas costumam utilizar o diagrama para listar prováveis gargalos em uma futura linha de produção ou para avaliar erros de consumo que possam aparecer durante a distribuição de um produto.

Como montar um Diagrama de solução de problemas?

Assim como no exemplo anterior, para montar um diagrama de solução de problemas o passo a passo também é bem simples, confira:

a – Identifique e numere o problema aparente de modo que todas as pessoas envolvidas no projeto possam entender com facilidade;

b – Nesta etapa você deve identificar todas as possíveis causas que estão causando direta e indiretamente o problema, é nesta fase que entra o método dos cinco porquês, ou seja:

1º Porque – Escreva o problema. Escrever vai ajudá-lo(a) a descrever e a formalizar o problema completamente. Se você trabalha em equipe, também ajuda a equipe a se concentrar no mesmo problema.

2º Porque – Pergunte a si mesmo por que o problema aconteceu e anote a resposta.

3º Porque – Pergunte a si mesmo – olhando para sua resposta – novamente porque o problema aconteceu e anote a resposta.

4 Porque – E novamente, pergunte-se – olhando para sua resposta – por que o problema aconteceu.

5º Porque – Faça a si mesmo essa pergunta com a frequência necessária até que a equipe concorde e consiga reconhecer que a causa raiz do problema está totalmente identificada.

Em cada caixa, você deve colocar cada resposta dos “por quês” listados acima, é importante que esta linha de caixas fique à direita do problema, em seguida, basta ligá-las até obter um nível de detalhamento que deseja.

Diagrama de planejamento

O diagrama de árvore do tipo planejamento tem como foco planejar as ações que pretendemos realizar na solução dos possíveis problemas apresentados no diagrama de análise.

Como montar um diagrama de planejamento?

Para montar o diagrama sem erros siga os seguintes passos:

1 – Selecione a ação e o objetivo dela, em seguida, as coloque na primeira caixa;

2 – Pergunte a si mesmo “como”? e insira todas as perguntas nas caixas à esquerda. Nas caixas da direita insira como deseja alcançar os objetivos e conecte-as às caixas de “como”.

3 – Continue o passo 2 até obter um nível de detalhamento que deseja.

Diagrama de árvore e o método KJ ou Diagrama de Árvore

O diagrama de árvore faz parte do método KJ (ferramenta de linguagem de processamento com o nome de seu criador, a saber, Jiro Kawakita) ou diagrama de afinidade executado adequadamente para organizar os fatos em uma hierarquia como uma árvore.

Única entre outras ferramentas de árvores que são consideradas aqui porque são construídas de baixo para cima, as regras de abstração aplicam a descoberta de KJ e articulam mensagens-chave no diagrama da árvore.

O Diagrama de árvore e o método FMEA

O diagrama de árvore também mostrou-se muito eficaz para complementar as ações que utilizam o FMEA (Análise do Modo de Falha de seus Efeitos e Criticidade).

Nesta imagem, temos a explicação do que é o FMEA

Não deixe de conferir nosso artigo especial detalhando todos os passos do método FMEA. Em suma, este método assim como o diagrama de árvore permite:

  • Antecipar todas as falhas potenciais relacionadas à fabricação do produto na cadeia produtiva. O produto FMEA torna possível limitar o número de protótipos e testes de validação de projeto. O produto FMEA pode reduzir significativamente o tempo de fabricação;
  • O Processo FMEA possibilita limitar custos ao melhorar a qualidade do processo de fabricação. O brainstorming com equipes funcionais permite que você multiplique o número de ideias, soluções e identifique mais pontos fracos;
  • O objetivo desta análise é alcançar um meio de produção que combine confiabilidade, rapidez e qualidade. O principal objetivo é reduzir o índice de falhas e os custos operacionais, respeitando os índices de produção, garantindo o mais alto nível de qualidade do produto.

O diagrama de árvore é um método de análise que permite a melhoria contínua da qualidade do serviço e do produto. Já a prática da FMEA é totalmente parte de uma estratégia de diferenciação, na qual queremos nos diferenciar de seus concorrentes em termos de qualidade de seus produtos, velocidade de fabricação ou custo de produção.

Unir estas duas ferramentas vai possibilitar um grande ganho de tempo, produtividades, melhoria na qualidade e evitar possíveis erros.

Metodologia 8D

Para resolver um problema com sucesso, é necessário adotar uma abordagem metódica e rigorosa que o impedirá de percorrer caminhos errados no caminho para a solução de problemas. A ferramenta 8D pode utilizar o diagrama de árvore para:

  • Identificar e conter o problema para proteger o cliente;
  • Conter e eliminar totalmente a causa raiz deste problema;
  • Capitalizar e evitar a recorrência.

Este método foi criado pela empresa Ford nos meados de 1987, as 8 etapas são:

  1. Defina a equipe 8D e como ela funciona;
  2. Defina e entenda o problema;
  3. Implementar ações imediatas e verificar sua eficácia;
  4. Investigar e identificar as causas raízes;
  5. Escolha as ações corretivas e verifique a eficácia dessas ações;
  6. Implementar e validar ações corretivas;
  7. Implementar ações preventivas para eliminar a recorrência;
  8. Aproveite as lições aprendidas, reconheça os resultados da equipe, feche o 8D.

A união destes métodos visa garantir o acompanhamento da resolução dos problemas através da implementação das ações por meio de um plano de ação.

Conclusão

Um diagrama de árvore é um gráfico que ajudará o gestor a determinar qual curso de ação tomar ou mostrar uma probabilidade estatística.

Cada ramo representa uma possível decisão, resultado ou reação.

Os ramos mais distantes da árvore representam os resultados finais de um determinado caminho de decisão.

As empresas usam árvores de decisão em uma variedade de situações, como determinar um curso de ação para uma decisão financeira ou de negócios complexa.

Na árvore de decisão, cada resultado final tem um risco atribuído e peso ou número de recompensa.

Se uma pessoa usa um diagrama de árvore para tomar uma decisão, ela pode examinar cada resultado final e avaliar os benefícios e desvantagens.

As árvores de decisão podem ser ferramentas muito úteis para indivíduos, investidores e outros profissionais de negócios que precisam de uma forma visual para analisar uma decisão complexa.

Embora tenham suas desvantagens – nenhum modelo é perfeito, afinal – as árvores de decisão são bons pontos de partida para representar os resultados finais de um determinado caminho de decisão.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.