Qual metodologia usar: DMEDI ou DMAIC?

Em melhoria contínua a metodologia DMAIC esta crescendo nas empresas ultimamente, onde é comum ter curso green belt e outros que usam este método como espinha dorsal. Por outro lado, temos a metodologia DMEDI que tem como objetivo a criação de um novo conceito ou design.

O uso do DMAIC em empresas tem grande impacto na melhoria dos processos, e embora tenha algumas ferramentas iguais as ferramentas da qualidade, ele cria um diferencial grande quando usado para resolver problemas. O treinamento de como usar o DMAIC é feito por profissionais e instrutores qualificados como Master Black Belts para garantir a melhor preparação para os alunos.

Mas quando o assunto é desenhar um processo novo, produto ou serviço, a metodologia DFLSS – Design for Lean Six Sigma, e suas derivações são o caminho mais prudente a se trilhar. Uma destas derivações é justamente o DMEDI, e para entender do que se trata e quais as similaridades e diferenças com o DMAIC, vamos conceituar cada um:

DMAIC

Fases: Definir – Medir – Analisar – Melhorar – Controlar:

  • Tem fases bem definidas e sequenciais, começando com o Definir, que é igual no DMEDI. Voltada a eliminar desperdícios e reduzir a variabilidade em processos, aumentando produtividade, eficiência e reduzindo custo, dentre outros benefícios.
  • Tem o grande desafio no Controlar para garantir que o que foi melhorado não regrida.
  • Os projetos usando o DMAIC levam de 3 à 6 meses dependendo do tipo (Green Belt, Black Belt, etc).

DMEDI

 Fases: Definir – Medir – Explorar – Desenvolver e Implementar

  • O dmedi também trabalha com fases bem definidas, e tem o conceito de surpreender com algo relevante e novo para satisfazer o mercado e os clientes.
  • O novo pode ser em qualquer área, desde um processo novo para atender o cliente até um novo produto para ganhar a liderança de mercado.
  • Prazo dos projetos normalmente variam de 1 a 1.5 anos.
  • Faz uso de parte das ferramentas Lean e Seis Sigma, mas tem outras que são específicas da metodologia.

Veja abaixo uma comparação mais detalhada do DMAIC vs. DMEDI:

Veja abaixo alguns exemplos de projetos usando o DMAIC e DMEDI:

Qual seria a melhor opção DMAIC ou DMEDI?

Esta decisão tem causado muita apreensão quando há a necessidade de se decidir por qual caminho ir. Mas a resposta é simples, se duas perguntas forem feitas.

A primeira pergunta seria: É um produto, processo ou serviço já existente? Se a resposta for sim, então é DMEDI, se a resposta for não, a segunda pergunta é: O processo atual se melhorado atende o cliente? Se a resposta for sim, então é DMAIC, senão é DMEDI.

Exemplos de aplicação do DMEDI?

As etapas do DMEDI tem uso bem amplo nas empresas, e abaixo podem ser vistos alguns exemplos:

Desenvolvimento de nova liga para trilhos de trem

Desenvolvimento de novo processo para recebimento de materiais

Desenvolvimento de novo prensador de sucatas

Desenvolvimento de novo processo de atendimento ao cliente

Desenvolvimento de novo conceito de moto ou carro

Veja também o artigo da revista Exame: Ideias para Novos Produtos

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.