Manual de Boas Práticas no Linkedin
Hoje o Linkedin é uma rede social, focada no mundo profissional, é uma das que mais crescem no mundo, possuindo mais de 500 milhões de usuários espalhados por 200 países, onde 29 milhões estão só no Brasil!
Dessa forma, essa rede social é uma ótima ferramente de networking para conseguir uma oportunidade de emprego ou se tornar uma autoridade na área.
Para isso é interessante seguir algumas regras de boa conduta e trataremos delas agora mesmo!
COMO CONSTRUIR UM PERFIL PROFISSIONAL
O primeiro passo nessa rede social é construir um bom perfil, por esse motivo é necessário dedicar algum tempo para essa tarefa.
Complete as informações necessárias e deixe ele atrativo para quem o vê.
Para um bom perfil, é necessário que as informações deixem claro o que a pessoa faz e sua seriedade profissional.
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Agora vamos construir seu perfil com as boas práticas?
DÊ ATENÇÃO PARA SUA FOTO
O Linkedin é uma rede focada em contatos profissionais, sendo assim, mesmo para as profissões que não exigem vestimentas formais é necessário ter atenção com as fotos, ou seja, nada de selfies ou aquela foto maravilhosa da balada!
Opte por fotos simples, em um fundo claro ou paisagem simples e use roupas em tons neutros. Outra dica é sorrir e inclinar levemente o rosto, essa posição provoca mais simpatia nas pessoas, o que é ótimo para o Linkedin.
HORA DE CONSTRUIR UM TÍTULO!
Título é a descrição que vem logo abaixo do nome, em geral, coloca-se o cargo ocupado em uma determinado empresa, no entanto, é possível aumentar seu valor colocando suas habilidades, como um complemento ao cargo. Observe:
Ao invés de usar “Analista de Marketing na agência 123”, podemos usar: “Analista de Marketing na agência 123, especialista em
SEO e certificado em produção de conteúdo para web”.
Viu como é possível dar ênfase à suas habilidades?
Outro motivo para complementar essa área é que o mecanismo de pesquisa do Linkedin lê os títulos de perfil, ou seja, assim um profissional é facilmente encontrado se seu titulo conter as informações buscadas.
O mesmo vale para aquele que procura uma vaga no mercado profissional, seguem alguns exemplos:
- Analista de Marketing, utilizo técnicas de SEO e copywriting para auxiliar seu negócio.
- Publicitário em busca de recolocação profissional, especializado em SEO e Copywriting.
DESCRIÇÃO OBJETIVA
Fazendo uma analogia: a foto e o título são vitrines de uma loja, já a descrição é o interior. Dessa forma, de que adianta uma vitrine chamativa se o interior da loja é sujo e bagunçado?
Por isso, esse é um espaço dedicado a expor suas qualidade profissional de forma organizada.
Uma descrição eficiente pode ser dividida nas seguintes partes:
Contato:
- Deixe seu contato em fácil acesso, já que o email no linkedin é uma das últimas coisas no perfil. Isso inclui não só email, mas como as redes sociais que achar adequadas.
Objetivos:
- É importante colocar o que se pretende com essa rede social, qual seu objetivo. Você pode acrescentar isso como uma pequena lista em seu perfil.
Trajetória:
- Colocar um resumo sobre sua trajetória profissional é um ponto que pode ser diferencial.
- Nessa área, coloque as motivações para exercer a profissão e seus objetivos para o futuro, as especializações que pretende e tudo o que for relevante para sua carreira.
Destaque:
- A descrição também é um espaço para expor os seus reconhecimentos, prêmios ou resultados positivos. Isso inclui links importantes como seu blog ou alguma participação que tenha feito.
- Ao escrever, atente-se ao uso de frases e parágrafos curtos, pule uma linha entre os tópicos e organize as informações em bullet points.
BOAS PRÁTICAS NA REDE DE CONTATOS
Com um perfil adequado, é a hora de iniciar laços e o networking.
Como uma rede social, o Linkedin é um espaço para a interação entre as pessoas, dessa forma, seu objetivo é promover essas relações. Vamos dar dicas sobre suas redes de contatos e interação.
SELECIONE SUAS CONEXÕES
Escolher boas conexões é essencial para uma boa experiência com o Likedin. Tenha uma rede ativa, com profissionais ativos e interessantes, engajados entre si.
Analise antes de cada conexão se aquela pessoa irá acrescentar algo à sua rede.
Pense no seu desenvolvimento profissional, pois os contatos certos poderão trazer muito conhecimento.
Para começar uma rede de contatos, comece por pessoas de seu convívio: colegas de trabalho, de faculdade e outros conhecidos.
O próximo passo é olhar a conexão de amigos ou as indicações do próprio Linkedin.
Procure empresas e profissionais que admira e tente conexão com eles.
Quando solicitar uma conexão é interessante acrescentar uma nota explicando o porquê gostaria de acrescentar aquela pessoa a sua rede de contatos.
Também é uma ótima forma de começar uma conversa com quem não conhece pessoalmente.
EXPLORE SEU FEED
Fique atento ao seu feed de notícias, a maior interação se faz desa forma.
Comente caso goste ou tenha algo para acrescentar.
Caso deseje conversar com alguém evite usar a opção “Small Talk” de forma extensa, pode ser inconveniente. Opte por ser objetivo e educado.
Caso seja importante, leva a conversa para o e-mail ou skype.
Poucas pessoas utilizam essa função, então, agir dessa forma é o ideal.
SEJA SEMPRE SINCERO!
Esse conselho vale tanto para as tags quanto para os depoimentos, não saia atribuindo recomendações esperando que as pessoas retribuam.
O objetivo das recomendações é reconhecer bons profissionais, por isso, sua credibilidade pode ser afetada se recomendar alguém que não conhece.
Mas pedir recomendações para ex-chefes ou ex-colegas de trabalho é válido, afinal eles já conhecem seu trabalho.
BOAS PRÁTICA NAS POSTAGENS
Embora muitos reclamem que o Linkedin se tornou uma extensão do Facebook com memes e postagens pessoais, mas ainda é uma rede sociais focada em trabalho e por esse motivo, existem algumas dicas que podem ser aplicadas para seu perfil se destacar, vamos ver elas!
OBSERVE SUAS IMAGENS
Imagens geram fortes engajamento das redes sociais pelo seu potencial comunicativo, mas atente-se: elas precisam ser relacionadas ao cunho do Linkedin, ou seja, discutir sobre carreira, mercado e o mundo empresarial em geral.
Imagens violentas ou desrespeitosas causam uma má impressão.
Uma dica é compartilhar imagens inspiradoras, com frases motivacionais sobre carreiras, gráficos com estatísticas interessantes e outras informações que possam acrescentar a sua rede de contatos.
Quanto a fotos pessoais, opte por aquelas que demonstre seu trabalho – como uma palestra ou um registro na empresa. Caso ela fugir desse cunho, repense a postagem.
POSTE TEXTOS ORIGINAIS!
Compartilhe sua experiência com as pessoas, com suas próprias palavras!
Opte por ser original e se distanciar das frases clichê.
Poste artigos que contem sua trajetória profissional e seu aprendizado pelo caminho, isso cria identificação e auxiliam quem está na mesma situação.
Outro ponto é que pode demonstrar seu conhecimento sobre o trabalho, tornando-se assim uma autoridade na área.
Essa função é inclusive incentivada pela plataforma: O Pulse é uma sessão exclusiva que inclusive notifica suas conexões, aumentando o alcance.
COMPARTILHE LINKS INTERESSANTES
Utilize o Linkedin como uma ferramenta de tráfico social, assim você envia visitantes do seu perfil para seu blog. Caso não tenha, é uma boa forma de gerar engajamento.
Poste fatos interessantes como notícias de economia, novidades dentro de sua área e qualquer outro material relevante.
Importante é efetuar o mesmo filtro que as imagens: Se é relacionado a carreira, vale a postagem. Se não, repense.
Mas lembre: Nunca compartilhe um link solto! Escreva um pequeno texto, resumindo o link e o porquê decidiu compartilhar.
Por último, se postar algo relacionado com sua empresa, peça para seus amigos curtirem e comentarem, afinal, ter engajamento é muito importante!
CONCLUSÃO
Chegamos ao fim!
Agora você está capacitado para ter um perfil de destaque no Likedin! Coloque nossas dicas em prática e vejo o resultado!
Aproveite o máximo dessa plataforma e amplie ainda mais sua rede de networking!
Agora, é com você!
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