Causa e Efeito é uma matriz para ver as causas raízes mais significativas
Matriz de Causa e Efeito auxilia na identificação e priorização das causas raízes dos problemas. Cadastre-se e tenha acesso ao material!
Mais sobre esse material
Sobre a matriz de causa e efeito
Matriz de causa e efeito é usada principalmente para descobrir as causas raízes de um problema. Funciona muito bem em situações em que os dados disponíveis são qualitativos, obrigando a inclusão de profissionais que realmente entendam o funcionamento do processo que esta sendo analisado e dos defeitos potenciais.
Em seu uso principal, descobrindo as causas básicas de um problema, é particularmente bom envolver toda a equipe e coletar informações mais completas e abrangentes.
As equipes que usam a matriz de causa e efeito normalmente conseguem resultados muito significativos, e sentem como se realmente estivessem progredindo.
Quando usar essa ferramenta?
A matriz de causa e efeito pode ser usada para vários fins, sendo que a maneira tradicional de usá-la é nos ajudar a diminuir as causas potenciais de um problema.
Em outras palavras, se após o mapeamento de processo identificarmos 30 variáveis que potencialmente estão causando o problema, o que fazer então? A solução é usar a matriz de causa e efeito para ver quais são as variáveis mais significativas.
Veja mais: Conheça mais a fundo sobre a Matriz de Causa e Efeito em nosso Curso Green Belt
Quando utilizar esta ferramenta?
- Quando precisamos entender qual é a voz do cliente, traduzir aspectos críticos e os priorizar.
- Para realizar análise de causa raiz de qualquer processo ou atividade, dentro e fora de empresas.
- Para dados não quantitativos, e que necessitam do conhecimento das pessoas.
- Na definição de um plano de coleta de dados.
- Quando houver necessidade de definir as entradas críticas em relação às saídas do processo
- Quando as opiniões variam sobre as relações entre causa e efeito.
Benefícios da Matriz de Causa e Efeito
As vantagens de uma diagrama causa e efeito compreendem:
- Fornecer um ambiente de equipe colaborativa
- Fornecer uma abordagem para reavaliar entradas ou causas
- Economizar tempo e custo determinando causas críticas dos processos a serem estudadas
- Reunir profissionais com experiências práticas para desenvolver a matriz
- Facilitar a análise da causa raiz, colocando a causa antes da solução, e evitando desperdícios de recursos