Controle de Entregas Logística – Saiba como funciona
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Controle de Entregas Logística
Sabemos que o processo de controle de entregas logística é uma das atividades que mais proporciona benefícios para a empresa e para todos os envolvidos no processo logístico da corporação.
A partir desse projeto, a empresa pode entregar seu produto para o cliente de forma mais segura com a certeza que ele chegará ao seu destino.
No processo de entrega a transportadora pode monitorar o envio e conseguir garantir a efetividade da entrega dentro do prazo.
Na etapa final, o cliente recebe o produto no prazo informado, podendo acompanhar e se programar para receber o pedido em determinado horário indicado.
Controle de Entregas Logística
Esse processo de controle de entregas logística profissionaliza todas as etapas de saída de estoque e entrega do produto até o cliente, permitindo mais segurança e credibilidade para que o mesmo chegue até o cliente de maneira correta dentro do prazo.
Em vendas feitas via catálogo, presencial e, principalmente, para vendas virtuais feitas através da internet, é fundamental que a empresa tenha controle de entregas, independente do seu segmento de atuação.
O que o controle faz?
No contexto da logística e do processo de entrega, esse tipo de controle conseguirá apresentar para a gestão da empresa que o seu serviço está sendo realizado dentro do prazo com os melhores níveis de qualidade.
Além de confirmar que seus clientes estão sendo atendidos como esperado. Quando bem implementado esse tipo de controle ajuda na estratégia da empresa.
Otimização
Quando o controle de entregas logística faz parte de uma estratégia abrangente, a empresa consegue reduzir custos da sua empresa.
Deve ser aplicado numa loja online, de médio a grande porte com o objetivo de entregar no Brasil inteiro.
Nesse caso, a loja pode contratar uma transportadora para realizar as entregas de maneira mais otimizada, além de utilizar os Correios.
Porém, mesmo contratando uma transportadora, a empresa terá a tarefa de organizar todas as etapas de operação. Nesses casos, o gerente responsável pela logística terá que controlar o estoque, o envio dos produtos, gerenciar as entregas, saber se o cliente recebeu seu pedido e atuar na chamada logística reversa.
Geração de benefícios
A implementação desse tipo de controle na logística e no processo de atendimento e entrega de produtos ajuda a criar benefícios para a empresa.
Ajuda a aumenta a eficiência logística, boa redução das devoluções e logística reversa, redução do número de reclamações, redução de custos com perdas e extravios e mais transparência de dados.
Gestão eficiente
A gestão eficiente da logística gera otimização de tempo aplicado ao trabalho. Em seu controle de entregas, a empresa terá benefícios além do corporativo interno.
Lembramos que, quando uma empresa atende bem um cliente, ela cria um bom relacionamento com a sua base de clientes e melhoram o seu posicionamento no mercado.
Esse tipo de controle influencia diretamente na qualidade de vida pessoal dos colaboradores da empresa evitando rotina atribulada e estressante que qualquer negócio tende a deixar os funcionários mais cansados no dia a dia.
O que faz o gerente de logística?
Ressaltamos que o gerente de logística ocupa uma posição fundamental, ele precisa garantir que o cliente vai receber seu pedido no prazo esperado sem gerar perdas e problemas, e atingindo a meta proposta.
Quando a empresa instala um sistema integrado de gestão de entregas ela ajuda na atuação do gerente dessa área.
Sabemos que o sistema de gestão disponibiliza informações sobre o status da entrega em tempo real. Os dados podem ser usados para gerar relatórios e contribuir com o relacionamento com o cliente que realiza a compra no site da loja virtual.
Com essa geração de tempo, o gerente pode se dedicar mais a outras questões importantes como organização de estoque, por exemplo.
A automatização dos processos logísticos criará uma redução de questões críticas que esse profissional precisa lidar.
A transportadora
O controle de entregas logística também facilita a relação da empresa com a transportadora. De uma forma estratégica, ele age nos processos de diversos setores e na reputação do negócio perante o mercado a favor da empresa.
A transportadora realiza a retirada, transporte e entrega do produto, dessa forma o serviço precisa ser executado com total eficiência. Caso haja erros, a empresa perde o cliente que a contratou e terá sua reputação abalada no mercado.
Rastreamento
O sistema integrado permite rastrear o produto e o local onde está a encomenda até ser entregue ao cliente.
Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo, a aplicação de processos otimizados com melhores práticas do setor ajuda a gerar mais segurança e retorno de investimento.
Personalização
Quando a empresa e a transportadora integram informações, há a possibilidade de gerar personalização de atendimento. O que permite atender as necessidades do cliente e contar com tecnologias de rastreamento em tempo real.
Isso gera diferenciação no segmento logístico. Diferentes empresas, atualmente, buscam transportadoras que utilizam tecnologias de rastreamento por oferecer maior segurança nas negociações e nos processos de entrega.
É importante investir nesse modelo para ganhar vantagem competitiva no mercado.
Por outro lado, transportadoras que trabalham com modelo de consolidação de cargas, oferecendo facilidade de manuseio e economia de tempo.
Mais segurança
Quando temos um bom controle de entregas logística conseguimos entregar produtos com mais segurança. Essa habilidade é exigida pelos clientes em relação à empresa, ao revendedor e à transportadora.
Além do rastreamento, as melhores transportadoras que trabalham com modelo de consolidação de cargas possuem mais segurança para oferecer.
Reconhecemos o rastreamento como solução que vai contribuir com esse modelo de negócio, por permitir monitorar a mercadoria durante todo o trajeto.
A empresa também pode possuir um canal de comunicação com os motoristas.
Benefícios para o cliente final
Em relação ao cliente final, este não tem nenhum controle sobre o seu pedido após a compra. O processo de produção ou empacotamento fica por conta da empresa.
Mesmo sendo notificado em algumas etapas, depois que o pedido é despachado para a transportadora, é comum que o cliente não consiga ter muitos detalhes sobre o transporte.
As informações sobre o processo de entrega ficam em detalhes nas mãos da empresa e da transportadora, o cliente recebe o resumo das condições e etapas de entrega.
Em certos casos, o cliente só tem conhecimento sobre o status do produto quando ele chega em sua casa na conclusão da entrega.
Quando o cliente não está informado, gera uma situação ruim, isso cria ansiedade em quem está esperando por sua compra e insegurança.
Caso ninguém receba a encomenda, a compra retorna para o centro de distribuição.
Mas, com a implementação do controle de entregas logística por meio de sistema automatizado, o consumidor acompanha o envio da sua compra, e consegue saber até o dia e o horário em que a entregar irá acontecer.
Mais confiança nas entregas
Com essas informações, o cliente passa a ter mais confiança no processo e consegue se programar para garantir o recebimento de sua compra.
Entregas atrasadas
Quando o cliente e a empresa conseguem rastrear o produto no processo de trânsito, evita-se as entregas atrasadas.
Em certas situações, a transportadora pode comunicar determinado pedido saiu para a entrega, mas não dá uma previsão de quando ele chegará. A incerteza ou até mesmo atrasos de processos podem causar atrasos nas entregas apesar dos sistemas instalados.
Efetivação das entregas
Ressaltamos que muitos fatores podem influenciar na efetivação da entrega, dentre os principais podemos citar o local de origem e de destino do pedido, o número de entregas que serão feitas naquele dia ou para aquela região.
Outro fator a ser percebido é o risco da transportadora sofrer um imprevisto em seu trajeto e não conseguir concluir a entrega. Imprevistos podem estar ligados às chuvas, alagamentos, queda de pontes, assaltos e roubos nas estradas e falha mecânica.
Mesmo nesses casos, O controle de entregas automatizado também ajuda muito, nesses casos a rota do entregador é recalculada caso aconteçam imprevistos e o cliente é logo atualizado em seu painel de informações.
Mais comunicação
O cliente precisa ser mantido com as informações mais atualizadas possíveis. Dessa forma o uso desse sistema de gestão de entregas permite pensar no cliente final e na sua satisfação com a compra realizada.
Além do preço e do produto, a entrega é uma das principais razões que fazem com que o cliente escolha uma marca para comprar online. Isso se chama comodidade, e a comodidade exige informação e segurança.
Segundo as principais pesquisas de mercado, cerca de 76% dos clientes relatam que a experiência de entrega é a principal aspecto considerado ao avaliarem se uma empresa pensa no cliente ou não.
Além da entregas
Porém, não basta entregar o produto, é importante conhecer como foi a experiência do consumidor. Vale lembrar que durante todo processo, diferentes fatores podem ter influenciado negativamente a experiência do consumidor.
Esses fatores precisam ser avaliados e mitigados para não prejudicar a imagem da empresa.
Corrigindo erros de entregas
Uma das melhores maneiras de corrigir e superar erros é implementando um bom sistema de gestão de entregas. Ele gera eficiência da entrega e permite que o consumidor ofereça sugestões, solicite esclarecimentos e centralize suas reclamações na empresa.
Todos os esforços devem garantir a entrega e recebimento do produto, evitando a insatisfação do cliente.
Quando o cliente é bem atendido ele será um potencial divulgador da empresa, e ajudará a evolução do reconhecimento da empresa.
O centro de distribuição
Centros de distribuição de médio e alto porte já utilizam o controle de entregas logística. É fundamental que, no processo de entrega, os gestores saibam como funciona um centro de distribuição e o que deve ser feito para executar processos logísticos de forma eficiente.
As empresas trabalham com o CD (Centro de Distribuição) com espaço de armazenamento de mercadorias localizado em pontos estratégicos para agilizar o estoque e o processo de entrega.
O processo de entrega abrange também as etapas de separação e ao envio de produtos.
O CD busca oferecer mais agilidade às entregas, aumentando a satisfação dos consumidores com sua experiência de compra seja ela online ou presencial.
O mercado
Essa organização e aplicação de processos avançados ajudam a empresa a criar diferenciação e vantagem competitiva, além de criar credibilidade junto ao cliente.
Num mercado cada vez mais competitivo, a velocidade rapidez e a eficiência nas operações logísticas relacionadas ao transporte se apresentam como um grande diferencial para a empresa que busca crescimento.
Lembramos que a criação e o funcionamento adequado de um centro de distribuição ajudam as empresas experimentem uma economia de recursos considerável.
A automatização de processos de entregas
O controle de entregas logística é parte de um processo bastante abrangente de processos de produção, vendas e entregas. Os gestores da empresa devem ficar atentos às oportunidades e aos benefícios oferecidos pela automatização dos processos de distribuição e logística.
Permite, por exemplo, a instalação e uso de programas softwares e aplicativos desenvolvidos para facilitar o recebimento de mercadorias ou o acesso aos itens armazenados com mais precisão para a empresa, transportadora e clientes.
Assim, o processo de entregas torna-se mais eficiente evitando desperdício.
Distribuição automatizada das entregas
Esse processo gera uma distribuição automatizada que facilita muito o gerenciamento de riscos e promove a segurança dos processos logísticos.
Por outro lado, é importante que as ferramentas tecnológicas possam simplificar as tarefas no CD com a capacitação e no treinamento do time de colaboradores que atuam nesse setor.
Conclusão
A empresa consegue alcançar bons resultados como o recebimento e a movimentação de mercadorias a favor da empresa e do cliente.
O sucesso das entregas depende da eficiência na conferência dos produtos que chegam e da agilidade de mobilização dos mesmos nos processos de saída e entrega, sendo estes alguns dos objetivos do controle de entregas logística.
É fundamental incentivar a dedicação dos colaboradores quanto à execução de tarefas, incluindo a emissão de notas fiscais, o lançamento de dados no sistema e a atualização da situação do estoque a cada remessa recebida e gerada a cada venda.
O estoque, a saída e a entrega faz parte das principais ações implementadas pelas empresas em seu processo de vendas, visando garantir a eficiência na gestão de estoque e de vendas.
A aplicação desse nível de controle procura criar os melhores resultados através do controle de estoque e de entregas, sendo importante para o funcionamento de um centro de distribuição e de seu sistema de entregas.
Está relacionado com elevação de tarefas quando o volume de vendas aumenta sendo preciso acelerar a rotina de trabalho.
Caso queira conhecer um pouco sobre logística veja o vídeo do Professor Humberto Lopes!
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