SOP ou POP: Procedimento Operacional Padrão Completo
O SOP é a sigla em inglês para Procedimento Operacional Padrão, que é muito usado globalmente. Para fazer o download do e-book, só fazer o cadastro em nosso site!
Mais sobre esse material
O que é um Procedimento Operacional Padrão (SOP)?
Um procedimento operacional padrão (POP) descreve as ações necessárias para concluir as tarefas de acordo com os regulamentos comerciais, que envolvem qualidade, saúde e segurança, lembrando que este procedimento também é muito conhecido como SOP – Standard Operating Procedure.
Em um ambiente de produção, o caso mais óbvio de um SOP é o passo a passo dos procedimentos de linha de produção usados para criar produtos, bem como treinar os funcionários.
Um SOP, na realidade, define práticas esperadas em todos os negócios onde existe critérios de qualidade.
SOP desempenha uma função essencial nos negócios. Os SOPs são políticas, processos e padrões que você precisam nas operações, publicidade e disciplinas de administração dentro do próprio negócio para garantir o sucesso que eles podem produzir:
- Eficiências e, portanto, rentabilidade
- Menos erros em todas as áreas
- Uma maneira de resolver conflitos entre parceiros
- Um ambiente saudável e seguro
- Segurança de e nas empresas
Pode ser considerado também uma primeira linha de defesa, seja para um órgão regulador, um parceiro ou um possível parceiro, um cliente ou uma empresa que esteja conduzindo a devida avaliação para uma proposta de compra.
Desenvolver um SOP significa sistematizar todos os seus procedimentos e documentá-los.
Toda empresa tem seus clientes e processos que envolvem suas próprias práticas recomendadas, as quais são transferidas para os SOPs.
Duas empresas não terão SOPs idênticos, mesmo que sejam concorrentes.
Veja algumas áreas e os SOPs potenciais de cada:
Produção / Operações:
- Processos ligados a linha de produção
- Manutenção de engrenagens, procedimentos de inspeção
- Treinamento de novos funcionários
- Procedimentos de segurança e meio ambiente
Financeiro:
- Contas recebíveis
- Procedimento de contas a pagar
- Fechamento contábil
- Conciliação
Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente:
- Auditoria
- Colocação de Ordem de Venda
- Marketing Interno
- Marketing Externo
RH:
- Contratação de funcionários
- Contratação de terceiros
- Desligamento
- Promoção
- Avaliação de Desempenho
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