Variação – entenda como o Seis Sigma pode reduzi-la
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Qual a relação entre Variação e o seis sigma?
O conceito de seis Seis Sigma pode ser traduzido como uma técnica para reduzir a variação dos processos, medindo a qualidade de qualquer tipo de processo com o objetivo final da perfeição quase total, uma vez que um processo é chamado de seis sigma se tiver somente 3.4 defeitos por milhão de oportunidades.
Por exemplo: 3.4 bicicletas com defeito em 1 milhão de bicicletas produzidas.
O objetivo de utilizar o Seis Sigma é melhorar o produto final para o cliente, eliminando erros no processo de produção em qualquer esfera onde é aplicável.
É principalmente uma estratégia baseada em dados que se fundamenta em planos de gerenciamento para melhorar o fluxo do processo e os resultados finais.
Quando as decisões são baseadas em fatos e dados, a capacidade do processo é aprimorada, os erros são reduzidos ou mesmo eliminados, a classificação do sigma aumenta. Este é o caminho de redução de variação dos processos usando o seis sigma.
Essa evolução é obtida quando empresas decidem implantar o seis sigma, selecionando bons instrutores e empregados para serem Green, Black Belt, etc.
Cada projeto único dentro de uma determinada organização que utilizar o conceito Seis Sigma terá um conjunto ou princípios muito rígidos para os custos envolvidos e os resultados finais esperados.
Uma breve história de seis sigma – não muito completa, não muito chata.
Foi após uma revisão séria da má qualidade que o executivo sênior Art Sundry foi pressionado a fazer algo a respeito. É assim que o conceito do seis sigma começou, é introdução lenta.
Uma ligação entre a melhoria da qualidade e redução de custos foi descoberta e as coisas saíram de lá. Mais tarde, em 1986, a noção foi inventada e tem se tornado mais popular desde então.
Agora, um argumento importante que muitos crentes Seis Sigma roncam ocasionalmente é que o conceito não é algo revolucionário. Não veio apenas do nada – conceitos comparáveis existiam antes da fórmula do seis sigma e todos eles compartilham um terreno comum.
Por exemplo, tornar o processo menos fator resultaria em um sucesso final mais seguro. E no final do dia deve ser usado em toda a organização, não apenas por elementos discretos.