Objetivos e Metas das Empresas
Você sabe o que é uma meta? Caso não saiba não se preocupe que vamos explicar o que é e sua importância.
Meta é algo que precisa ser entregue num determinado tempo, demandando recursos pessoais ou materiais e gerando resultados diversos como lucro, segurança, satisfação, etc.
Por exemplo, eu posso ter a seguinte meta: perder 15 quilos em 12 meses (sonha)
Mas uma empresa pode também ter suas próprias metas, como por exemplo: aumentar a produção de 5 t para 10 t em 3 meses.
Mas antes de avançar, vamos entender como nascem as metas. Veja o quadro abaixo:
Vamos lá! O processo acima funciona assim:
a.. Objetivos Anuais da Empresa (metas):
- toda empresa tem objetivos de curto, médio e longo prazo, que são definidos muitas vezes por comitês de acionistas ou pelo dono da empresa.
- estes objetivos são diversos, mas normalmente são agressivos e demandam muita superação dos funcionários para atingi-los.
- o exemplo acima que usamos “Aumentar Lucro em 10%” é um objetivo (meta) bem comum em organizações.
- estes objetivos são “diluídos” em todos os setores da empresa, gerando para cada departamento/pessoa metas e indicadores a perseguir. Este processo é conhecido como desdobramento de objetivos.
- o desdobramento de objetivos vai desde o conhecimento dos “Objetivos e Metas da Empresa” até a definição do “Responsável e Data da Ação”, pois a partir deste ponto tem início a Gestão das Metas e Indicadores.
b.. Áreas da Empresa:
- como dito antes, todas as áreas da empresa terão Meta (s) e Indicadores para entregar.
- usamos no nosso exemplo a “Área Comercial”.
c.. Meta (s) e Indicadores:
- cada área especifica a meta e quais indicadores serão monitorados.
- no nosso exemplo, para a Área Comercial ajudar a empresa a ter uma lucratividade de 10% a mais, ela tem a meta de aumentar as vendas em 1000t e o indicador que será controlado é o “volume vendido em t”.
d.. Análise e Plano de Ação:
- bom, até agora a meta e o indicador foi definido para a área comercial, e neste momento é que é feita uma análise para ver quais são as ações possíveis para serem definidas.
- no exemplo usamos duas ações que visam vender para a Argentina e para a Venezuela.
e.. Responsável e Data:
- esta parte também é muito importante, pois as pessoas se comprometerão na entrega do que foi acordado como meta.
- a partir deste ponto acabou a missão do desdobramento de objetivos.
f.. Avaliação da Eficácia:
- neste momento se inicia a gestão das metas e indicadores, onde se observa se as ações estão sendo eficazes para atingir a meta definida.
- caso sejam, há o atingimento da meta e um resultado financeiro, e caso não sejam, análises e ações são necessárias.
Obviamente estou colocando de uma maneira mais simples a gestão de meta e indicadores, pois há muitas maneiras de se fazer esta gestão, desde reuniões periódicas da operação até a Presidência até modelos menos complexos.
Agora que você já entendeu o que é meta, aqui vai minha pergunta:
Você entende quais são as suas meta (s) e da sua empresa?
Se você está coçando a cabeça, você não está sozinho. Objetivos e metas claras fornecem orientações, que possibilitam: a empresa crescer; criam confiança na liderança, ajudam a definir prioridades estratégicas, mantêm os trabalhadores envolvidos e motivados.
Mas, com base em um novo estudo do instituto Gallup (site), apenas 22% dos funcionários concordam que a liderança de sua empresa tem uma direção clara, e que apenas 33% dos funcionários estão engajados.
Esses números sombrios têm sérias implicações para os negócios, uma vez que os trabalhadores desengajados são menos produtivos, o que afeta negativamente o crescimento das empresas.
Essa perda na produtividade custa aos EUA até U$ 605 bilhões por ano.
Pense onde você trabalha, imagine que as metas não estão definidas e claras: como você realmente acredita que a empresa atingirá suas metas de negócios?
Caso o seu setor não tenha tido um processo de “Desdobramento de Objetivos”, coloquei alguns passos que podem norteá-lo para criar metas e Para rastrear efetivamente as metas e os objetivos da sua empresa, siga estas seis medidas para que todos em sua equipe saibam em que focar, e também o efeito de seu trabalho.
ETAPAS
Etapa 1: identifique seus objetivos e meta (s) de alto nível
Sua empresa, unidade de negócios ou departamento provavelmente tem objetivos claros definidos para o ano.
Pode ser um aumento nos ganhos, novos usuários, novos produtos ou alguma outra medida. E para atingir esse número, talvez seja necessário aumentar o reconhecimento da marca no mercado, atingir suas metas de contratação ou inserir uma categoria completamente nova.
De posse destes objetivos, faça um brainstorming para elencar quais as metas e indicadores o seu departamento tem que atingir para garantir os objetivos da empresa, e depois faça uma priorização para focar no que é mais importante.
Quando você identificar essas prioridades, certifique-se de que cada uma seja clara e factível.
Etapa 2: acompanhe seus objetivos em um local visível
Depois que suas metas e indicadores foram definidos, eles são normalmente compartilhados em uma reunião ou via e-mail.
No começo, todo mundo está animado com eles, mas à medida que as demandas diárias tomam conta, eles começam a desaparecer em segundo plano.
Contudo há uma maneira simples de corrigir isso: monitorar as metas e indicadores em um lugar onde todos possam encontrá-los e acessá-los.
- Vantagens de tornar seus objetivos e meta (s) mais visíveis:
- Eles estão mais inclinados a ficar em mente (ou seja, as pessoas vão lembrar quais são os objetivos!)
- Mostra que a liderança tem uma direção clara (o que gera confiança).
- Ajuda os funcionários a entender a importância e o impacto do trabalho deles (o que eles fazem!)
Etapa 3: definir “checkpoints” claros para cada meta
Uma vez que as metas e indicadores foram colocados em um local central (que todos podem obter), é hora de especificar os checkpoints que podem ajudá-lo a alcançar as metas, e saber se que no caminho certo.
Garanta que os checkpoints estão vem visíveis para todos.
Pense nisso como seu plano de ação com medidas claras e um prazo definido para atingir a meta.
Por exemplo, para “acelerar a presença da marca no mercado”, um de seus checkpoints poderia ser “aumentar o tráfego no site ano a ano, em 10% no primeiro trimestre”.
Algumas características dos checkpoints:
– São mensuráveis: Identifique uma indicador específico – provavelmente um número ou uma resposta qualitativa – que você deseja alcançar com esse checkpoint, para que fique claro para onde você está trabalhando.
– Tem um prazo final: Deixe claro quando você gostaria de alcançar este checkpoint. Um prazo definido ajudará a manter você e sua equipe no caminho certo.
– Alguém é responsável por isso: Designar alguém para ser responsável por atingir o checkpoint, ou dirigir os esforços para ele. É melhor selecionar alguém cujo papel e responsabilidades estejam alinhadas com todos os projetos e trabalhos que serão feitos.
Você pode usar a planilha 5W2H para manter todas as ações sob controle.
Etapa 4: Conecte os projetos as metas e checkpoints
Agora é hora de ir direto ao assunto de identificar ações e projetos que você e sua equipe irão operar para atingir suas metas.
Esta medida é vital para manter os seus funcionários envolvidos no trabalho. As pessoas gostam de saber o que elas fazem e por que fazem, e a maneira ideal de mostrá-las seria mostrar a conexão entre o trabalho delas e as metas principais.
Este passo também ajudará a sua empresa a ter trabalhadores engajados, os quais têm mais probabilidade de permanecer na empresa, serem mais eficazes, comportar-se como embaixadores de marcas e produtos bem-sucedidos,e proporcionar uma melhor experiência ao cliente, o que ajuda a impulsionar as vendas e a rentabilidade.
Etapa 5: compartilhe atualizações de progresso e observe o sucesso
À medida que sua equipe completa trabalhos e atinge checkpoints fundamentais, é importante compartilhar essas atualizações com toda a companhia. Todos podem ver o progresso e celebrar o sucesso – isso é bom para aumentar a moral e manter os trabalhadores focados.
É claro que as coisas nem sempre vão de acordo com o planejado. Haverá tarefas que serão atrasadas ou pontos de checkpoints que serão ignorados.
Estas informações também precisam ser compartilhadas para que as estratégias possam ser repensadas e as prioridades mudadas antes que seja tarde demais.
Etapa 6: Use metas e resultados anteriores para planejar metas futuras
Você completou as ações e projetos, atingindo checkpoints importantes e cumprindo as metas.
Já que você tem um registro de todas essas informações, use os aprendizados como um guia para planejar suas metas para o próximo ano. Leve uma meta adiante ou trace novas metas com base em oportunidades de negócios e desenvolvimento.
CONCLUSÃO SOBRE META
As metas de negócios são o destino, os objetivos são o mapa, os checkpoints são os marcadores, os quais mostram se você está indo na direção certa, e seus projetos e programas são o seu caminho para alcançá-los.
Ao rastrear metas, objetivos e checkpoints em um só lugar, eles permanecerão na mente, e você (e todos os outros) saberão o progresso que fizeram, e sua equipe será capaz de observar o efeito que eles estão gerando.
Pelas palavras do professor Vicente Falconi:
“Liderar é bater metas constantemente!”
Conheça mais sobre o Treinamento Especialista Kaizen!!