O que são Metas Smart?

Quando falamos em metas smart nos referimos a uma sigla utilizada para definir objetivos de forma mais direta e com grandes condições de acertos.

Imagem de metas smart

Inicialmente, a letra “S” significa “condição específica”, a letra “M” para o termo “mensurável”, a letra “A” para “atingível”, a letra  “R” para a palavra “relevante” e a letra “T” para temporal.

Sabemos que toda empresa precisa ter metas precisas para aumentar a produtividade e gerar novos objetivos de acordo com o planejamento estratégico aprovado e ter objetivos claros ajudam a incentivar a equipe, a estimular colaboradores e demais envolvidos a atingir melhores resultados para o negócio.

Mas, para criar objetivos é fundamental estimular o esforço certo com aplicação de metodologias corretas que conscientiza a equipe de processos, produção e vendas a se concentrar no foco.

Claro, que os objetivos também são aplicáveis a outros departamentos, como o de logística e marketing, mas a metodologia precisa ter um foco para enxergar e um lugar para atingir no mercado.

Conceito de Metas Smart

Podemos conceituar essas metas como uma espécie de ferramenta conceitual de negócios que atua, principalmente, para definir metas.

Afinal, onde a empresa quer chegar? O que a empresa pretende produzir e vender? Para quem a empresa pretende vender? A empresa ainda terá condições de crescimento com as oportunidades atuais?

Dentre outras questões podem levantar novos objetivos para a empresa para repensar condições, tempo e forças reais que a façam evoluir.

Somente para empresas grandes?

Não. Essa metodologia de metas serve para empresas de diferentes portes e segmentos. E podem ser utilizadas até pelas pessoas em seus projetos pessoais e profissionais.

Muitas pessoas não sabem estabelecer objetivos para suas vidas, empresas e projetos. Nós temos a condição de sonhar, mas, geralmente, não sabemos planejar nossos sonhos.

Longe de ser um ensinamento de livro de auto-ajuda ou de técnicas corporativista, o indivíduo e a empresa que não possui objetivos não sabe onde quer chegar e muitas vezes não sabe o que quer em sua trajetória profissional.

Veja também: Metas para Crescimento Profissional

Perfil da meta

A meta pode ser pessoal, coletiva (no caso de uma família ou casal), corporativa (para empresas), profissional e até mesmo acadêmica (no caso de um projeto de pesquisa complexo.

Infográfico em profissional e Metas Smart

Neste artigo, abordaremos essa metodologia com olhar para as empresas e suas realidades mercadológicas.

Meta para a empresa

Obrigações nem sempre são metas. Por exemplo, o ato de pagar salários em dia é uma obrigação. O ato de chegar cedo no trabalho também é uma obrigação.

Agora, o fato de bonificar funcionários que ultrapassam a meta média de vendas é uma atribuição da própria meta alcançada. O colaborador que é orientado a chegar mais cedo para receber treinamento para melhorar nas vendas pode gerar conseqüências para as metas futuras de vendas.

Dessa forma, podemos afirmar que as são objetivos quantificados e devidamente especificados.

Tempo para Cumprir a Meta

Todo tipo de meta, incluindo as metas smart possuem prazo para ser atingida. Afinal, ninguém ficará cem anos se dedicando para realizar uma nova venda, mas isto requer monitoramento e controle dos principais indicadores, também chamados de KPIs.

O significado de Smart

A seguir vamos aprofundar os significado do conceito da palavra smart nessa metodologia de elaboração de técnicas de identificação de objetivos. Este acrônimo tem uma forma bem definida para cada letra desta palavra, assegurando que a qualidade e o propósito do método sejam garantidos.

Meta Smart: A letra “S”

Oriundo do idioma inglês, refere-se ao termo “specific” que sugere o tema ou objetivo específico da meta a ser alcançada.

Por exemplo, se a empresa tem o objetivo de elevar as vendas, o gestor de vendas deve ser prático e objetivo para definir que quer aumentar as vendas.

As vendas deverão ser aumentadas em 10% ou 30% ? Em qual período de tema o objetivo deverá ser atingido? Nesse caso o objetivo e o tema deve ser preciso e direto.

Meta Smart: A letra “M”

Oriundo do termo “measurable” que significa “mensuração”. Refere-se à necessidade de determinação de um indicador tangível que permita mensurar resultados.

Ele ajuda a empresa a atingir a meta traçada avaliando dados de projeções e resultados.

Meta Smart: A letra “A”

Proveniente do termo “achievable” que significa atingível ou aquilo que é alcançável. Devemos lembrar que metas impossíveis não são metas, mas impossibilidades.

O objetivo deve ser possível de ser atingido considerando os esforços, as condições de mercado e as ferramentas acessíveis.

A empresa deve enxergar de forma real os resultados factíveis e necessários. Reforçamos que o gestor deve ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível.

Avalie se as metas planejadas são realmente alcançáveis. Caso não sejam alcançáveis, veja quais metas podem ser estabelecidas pela empresa.

Meta Smart: A letra “R”

Referente ao termo “relevant” orienta o gestor e gerente a perceber quais temas, situações e objetivos são realmente relevantes.

Quais objetivos são relevantes para a empresa? O que realmente importa ser alcançado e estabelecido? Dessa forma, não seria interessante gerar metas que não façam sentido para as equipes e que não vão gerar resultados positivos para a corporação.

Meta Smart: A letra “T”

A última letra da metodologia refere-se ao termo “time” que significa “tempo” em inglês.

Já falamos que todo objetivo e projeto atrelado às metas precisa ter prazos reais e determinados, lembra? Dessa formo todo objetivo traçado precisa ter um tempo para que os objetivos sejam alcançados.

É necessário que exista um prazo, pois meta sem prazo não é meta. Para que a meta seja levada à sério e faça parte do dia a dia da empresa é fundamental que o prazo seja estabelecido e o seja cumprido por todos os envolvidos.

Elevação da produtividade

Agora que já conhecemos o significado das metas smart, podemos entender como a aplicação de reais objetivos descritos no espaço e tempo do mercado podem ajudar a empresa a elevar a produtividade.

Quando a meta é traçada a empresa gera uma missão para seus funcionários e colaboradores. Como por exemplo, o de aumentar as vendas.

Caso os envolvidos não conheçam os recursos e as informações, além do tempo previsto para atingir, a equipe não saberá agir para atingir o resultado.

Como conseqüência, teremos uma equipe perdida. Com muito esforço poderão melhorar os números de vendas, mas não saberão exatamente como alcançaram sem uso de um padrão de recursos e ações.

A criação de objetivos

Dessa forma, criar objetivos é uma das formas de os envolvidos em prol de um objetivo. As corporações e os novos negócios devem buscar, constantemente, novos objetivos, sempre com foco em melhorias contínuas para a atuação no mercado.

Dessa forma, as metas smart ajudam a criar novas direções. A empresa traça um objetivo, um lugar onde quer chegar ou algo que deseja conquistar em determinado tempo.

Posteriormente, deve analisar e considerar as ações que  levarão a empresa até o resultado esperado e planejado.

Exemplos de Metas

Imagine que a empresa precisa ter mais audiência na internet, isso mesmo, aumentar o tráfego no site da empresa em 200% no período de 5 meses.

Quais ações seriam necessárias? Anúncio em revista ou marketing digital, provavelmente, o marketing digital seria o mais indicado.

E qual tipo de marketing digital? O pago ou o orgânico com uso de estratégia de SEO? Isso dependerá do prazo e dos recursos da empresa.

Veja também o artigoO que é SEO?

Quantas pessoas seriam necessárias para produzir conteúdo e direcionamentos de usuários na rede? Um funcionário ou mais de dez prestadores de serviços? Isso também dependerá da quantidade de conteúdo, de clientes gerados e de periodicidade de veiculação dos projetos digitais da empresa.

A partir desse exemplo, podemos enxergar que cada tipo de meta gera perguntas, questões e mobilização de decisões conforme a necessidade de cada estratégia.

O fundamental é manter uma meta específica e clara para a equipe: fazer o site da empresa crescer com marketing digital em cinco meses.

Nesse caso, a decisão envolverá vários fatores como a presença nas redes sociais, a criação e divulgação de conteúdo relevante ao público-alvo, produção de vídeos, pagamento de anúncios, envio de e-mails, entre outras ações pertencentes a esta meta.

Dessa forma, um simples objetivo gera um imenso projeto de atuação e pessoas. Dessa forma, essas ações representam um investimento necessário, e cada investimento terá um retorno diferente.

Conclusão

Portanto, podemos observar as diferentes alternativas de importância, objetivos, prazos e demais fatores que formam as metas smart.

A aplicação dessa metodologia pode criar um bom plano de ação, com dados e direções para tomadas de decisão.

A indicação de metas gera planos e projetos de ações que realmente direciona a empresa e a equipe. Assim, temas uma empresa atuante que treina e orienta seus colaboradores que cuida melhor de seus objetivos e cresce em seu mercado.

Quem sabe onde quer chegar saberá sempre caminhar melhor, e isso vale também para as empresas.

Veja também: Cumprimento de Metas (Revista Exame)

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