Introdução à metodologia COBIT

O COBIT vêm sendo cada vez mais usadas em busca de otimizações e melhorias no setor de Governança de TI.

Uma vez que, o setor de Gestão e Tecnologia da Informação estão cada vez mais recebendo destaque por serem importantes não somente para as tomadas de decisão de uma empresa, mas por aumentar também a sua competitividade no mercado.

Tabela de Conteúdo

O que é COBIT?

COBIT é a sigla para “Control Objectives for Information and Related Technology”, que significa Objetivos de Controle de Informação e Tecnologia Relacionada.

Essa estrutura foi criada pela ISACA (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação) para governança e gerenciamento de TI.

É uma ferramenta de suporte para os gerentes e permite aproximar o gap existente entre questões técnicas, riscos no comércio e requisitos de controle, onde os gerentes de negócios são responsáveis em oferecer valor à organização e exercer boas práticas de gestão de risco associadas aos processos de TI.

O COBIT é uma forma de controle que garante a integridade do sistema de informação.

Atualmente, a COBIT é usada globalmente por gerentes que se responsabilizam pelos processos de negócios de TI.

É uma diretriz muito conhecida que pode ser aplicada a qualquer organização em todas as indústrias, pois o COBIT garante qualidade, controle e confiabilidade dos sistemas de informação na empresa, o que é um dos aspectos mais importantes de cada negócio moderno.

A ferramenta COBIT possui muitos recursos para utilizar em referência na governança de TI, como por exemplo, objetivos de controle, framework, sumário executivo e mapas de auditoria.

Os especialistas em TI normalmente recomendam o uso do COBIT a fim de otimizar os investimentos da área e fazer a equipe utilizar os melhores recursos tecnológicos para melhorar seu cenário e o retorno sobre o investimento (ROI).

Além desses procedimentos, a ferramenta COBIT também fornece uma lista de boas práticas para o processo de governança, controle de sistemas de informação e tecnologia com o foco no alinhamento do departamento de TI com o seu negócio.

Origem da metodologia COBIT

O COBIT foi uma metodologia lançada no mercado pela ISACA (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação) no ano de 1996.

No início ele consistia em um conjunto de determinados objetivos de controle com a intenção de auxiliar a comunidade da área de auditoria financeira a conseguir ter melhores resultados na área de TI.

Com a valorização e ampla utilização do framework, a ISACA decidiu lançar uma versão mais ampla em 1998, expandindo assim a metodologia ao adicionar diretrizes de gestão na versão 2000.

Posteriormente foram desenvolvidas outras versões como o AS 8015: Padrão Australiano de Governança Corporativa de Informações e Tecnologia de Comunicação (2005) e o Padrão Internacional ISO/IEC DIS 29382 (que tornou-se ISO/IEC 38500) (2007).

Framework COBIT

Nesta imagem, temos um exemplo do framework COBIT 2019
Fonte: ISACA

O framework do método COBIT é definido como um conjunto de processos genéricos para a gestão da Tecnologia da Informação.

No qual, cada processo é definido como um conjunto de inputs (entradas) e outputs (saídas) dos KPAs (Key Process-Activities). Esses KPAs são medidas de desempenho na área de TI.

Como funciona e para que serve a metodologia COBIT?

A metodologia COBIT funciona por meio da aplicação de muitas práticas de controle da informação, que vão desde o planejamento até o monitoramento de resultados.

Dessa forma, o COBIT começa por estabelecer as melhores práticas de governança de TI e que estejam em consonância com a finalidade da empresa.

Logo, ocorre uma descrição dos processos, incluindo o planejamento, execução e monitoração dos processos de TI.

No COBIT também são estabelecidos os objetivos de controle, que devem ser específicos para as necessidades de cada empresa.

A avaliação dos modelos e dos processos é importante para a correção de não-conformidades e, de forma geral, a gerência pode ser ajudada com um guia de boas práticas que auxilia na delegação de tarefas e na avaliação da interação entre mais processos, por exemplo.

Quais os componentes incluídos no COBIT?

O COBIT possui alguns componentes essenciais para o seu entendimento e desenvolvimento, tais componentes são: objetivos de controle, framework, descrição de processo e diretrizes de gestão.

Objetivos de Controle

Há o fornecimento de uma lista completa de requisitos que foi considerada pelo gerente para controle afetivo de TI.

Framework

Ajuda na organização dos objetivos da governança de TI, trazendo as melhores práticas nos processos e domínios, ao mesmo tempo em que vincula os requisitos do negócio.

Descrições de processo

É uma forma de referência e também atua como uma linguagem comum para cada indivíduo da organização.

As descrições do processo contêm planejamento, execução, construção e monitoramento de todos os processos de TI.

Diretrizes de gestão

Atribui responsabilidades melhores, mede desempenhos, concorda com objetivos comuns e ilustra inter-relações melhores com todos os outros processos.

COBIT 5 é a única estrutura comercial para a governança e gerenciamento de TI corporativa.

É um produto global que contém uma equipe de desenvolvimento da ISACA (associação independente, sem fins lucrativos, de mais de 140.000 profissionais de governança, risco e segurança em 187 países).

A ferramenta é responsável por técnicas de governança e gerenciamento corporativo. Ela fornece princípios, práticas, ferramentas analíticas e modelos aceitos globalmente para ajudar a aumentar a confiança e o valor dos sistemas de informação.

O COBIT 5 incentiva todas as empresas a governar e gerenciar informações da maneira mais holística e integrada.

COBIT 5 é a versão mais utilizada pois há uma garantia de maior governança. Como é uma plataforma sustentável de ações, a governança é atingida e mantida de forma real e duradoura.

Além disso, utilizar o COBIT 5 diminui o risco de erros na implementação de TI e otimiza o uso de recursos.

Logo, com a aplicação dessas práticas, a metodologia garante um maior apoio à tomada de decisão, além de uma aplicabilidade eficiente da tecnologia para melhorias no processo.

Princípios orientadores do COBIT 5

O COBIT 5 se baseia em 5 princípios:

1. Identificar as necessidades da organização;

2. Implementar solução completa;

3. Aplicar uma estrutura simples e integrada;

4. Fornecer comunicação e entendimentos integrados;

5. Separar governança e gestão.

COBIT 4.1 x COBIT 5

Foram adicionados novos estudos e conceitos na versão 5 do COBIT em relação a versão 4.1, como por exemplo:

Mudança de abordagem

Foco em princípios e facilitadores. A versão 4.1 focava nos objetivos de controle.

Já a versão 5 faz uma abordagem de gestão e governança baseada em princípios viabilizada por facilitadores.

Novo domínio de Governance of Enterprise

O domínio do COBIT 5 é avaliar, direcionar, monitorar e promover uma distinção clara entre governança e gestão, trazendo novos processos relacionados à governança.

Descontinuidade do Capability Maturity Model

O modelo COBIT 4 foi alterado para a avaliação da capacidade baseada na ISO/IEC 15504.

Essa mudança permite compreender se um processo irá conseguir atingir a sua finalidade ou não.

Vantagens do uso da metodologia COBIT

A metodologia COBIT está sendo utilizada por todas as organizações em que as principais responsabilidades passam a ser processos de negócios e tecnologias relacionadas.

Isto é, para todas as organizações e os negócios que dependem da tecnologia para a obtenção de informações confiáveis e mais relevantes.

É usado pelos departamentos governamentais, departamentos federais e outras organizações comerciais privadas.

Dessa forma, ajuda a aumentar a sensibilidade dos processos de TI em grande escala.

Por ser utilizado por diversas organizações que possuem o desejo de otimizar os processos de TI, o COBIT pode proporcionar diversos benefícios para a organização. Veja a seguir alguns desses benefícios.

Promove o aumento da eficiência de TI

Ao garantir que a eficiência da tecnologia seja controlada de forma adequada, isso pode permitir modificações quando necessário (ou seja, quando as práticas de TI não atenderem às necessidades e objetivos da empresa.

Dessa maneira, a área de Tecnologia da Informação passa a ser muito mais alinhada com o que realmente a empresa irá precisar.

Melhora a segurança da informação

Com a obtenção de métodos de controle e boas práticas, a segurança da informação também é melhorada, já que há a existência de menores riscos de comprometimento de dados, por exemplo.

Otimiza os investimentos em TI

Com a utilização do COBIT é possível a otimização dos investimentos em TI, pois os gerentes de tecnologia passam a ter uma visão muito mais abrangente e real do impacto da área na empresa, além da identificação de possíveis melhorias.

Produz uma linguagem comum

A comunicação passa a receber benefícios ao fazer uso do COBIT, já que é criada uma linguagem única entre executivos, gerentes e profissionais de TI, permitindo que os resultados sejam avaliados de forma simplificada.

Como se certificar na metodologia COBIT?

Para conseguir obter a certificação COBIT é necessário realizar uma avaliação online aplicada pelo ISACA.

Essa avaliação é composta por questões de múltipla escolha e os assuntos abordados são os desafios na área de Tecnologia da informação, estrutura do COBIT, o que ele proporciona, aplicabilidade, produtos e suporte.

Essa prova de certificação tem duração de 1 hora e é exigido no mínimo 70% de acerto nas perguntas.

Níveis de certificação COBIT 5

O COBIT possui 3 níveis de certificação, sendo eles o COBIT 5 Foundation, Implementation e Assessor.

Cobit 5 FoundationNesse nível de certificação o profissional consegue compreender de modo mais claro os conceitos e princípios que norteiam o COBIT.

É possível aumentar a compreensão dos problemas da gestão de TI que as empresas enfrentam e assim aplicar os conhecimentos do COBIT para resolver tais problemas.

Os profissionais certificados nesse nível aplicam na prática os elementos COBIT e possuem preparação técnica para aplicar o COBIT em projetos corporativos.

COBIT 5 ImplementationEssa certificação confirma que o profissional tem a capacidade de entender e aplicar o COBIT em sua empresa.

Ao ser certificado com o COBIT 5, o profissional passa a dominar abordagens de implementação de Governança da Tecnologia da Informação Empresarial (GEIT) com foco na melhoria contínua.

Os profissionais certificados com o COBIT 5 Implementation compreendem como o método deve ser adaptado para atender às necessidades específicas e individuais de cada empresa.

COBIT 5 AssessorO profissional com a certificação Assessor demonstra um domínio em compreender e realizar avaliações mais formais das capacidades dos processos de TI.

Com essa certificação é possível garantir um maior controle e confiabilidade nos processos internos, além de fornecer aos stakeholders (interessados nos projetos) uma visão mais clara dos recursos, o que auxilia os líderes de TI a remanejar ou liberar os recursos.

Como implementar o COBIT na sua empresa?

Funcionário de uma empresa aplicando o COBIT

Para realizar a implementação do COBIT em sua empresa é necessário investir em treinamentos para os profissionais que estarão envolvidos com a ferramenta.

Não basta capacitar profissionais de TI, pois para ter melhores resultados é necessário capacitar gestores de outras áreas que de alguma forma se integre com a área de TI.

Veja a seguir um passo a passo para implementar hoje a ferramenta COBIT em sua empresa:

Passo 1 – Diagnóstico

Antes de tudo é necessário fazermos um diagnóstico atual do setor de TI na empresa para identificar oportunidades de melhoria e gaps.

Passo 2 – Planejamento estratégico

Após diagnosticar o estado atual do setor de TI é necessário realizar um bom planejamento estratégico para a implantação de Governança de TI.

Passo 3 – Definir metas

Definir metas é importante para que os objetivos definidos no planejamento possam ser alcançados.

Passo 4 – Equipe

Identifique os envolvidos no projeto para iniciar a implementação.

Passo 5 – Execução

Após definir a equipe é necessário executar o que foi planejado.

Passo 6 – Acompanhamento

O sexto passo consiste em monitorar e mensurar os resultados conquistados com essa implementação.

Passo 7 – Kaizen

O Kaizen consiste no processo de melhoria contínua e no COBIT é necessário que o kaizen seja aplicado, levando sempre às otimizações nos processos de TI quando necessário.

Para encerrar…

Agora que você sabe como o COBIT pode te ajudar em sua área profissional, talvez seja hora de começar a se capacitar para conseguir destaque no mercado profissional de tecnologia da informação.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.