ISO 14000: O que é, implantação e benefícios
No ano de 1990, a ISO (International Organization for Standardization) viu a necessidade do desenvolvimento de diretrizes eficazes que falassem a respeito das questões ambientais e desenvolveu a ISO 14000.
O que é ISO 14000?
A ISO 14000 é uma padronização criada por uma organização internacional não governamental independente, que determina uma série de normas para garantir que determinada empresa pratique a gestão ambiental.
A diretriz ISO 14000 é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.
O principal objetivo é proporcionar o equilíbrio e proteção do meio ambiente, prevenindo a poluição e os possíveis problemas que esta possa trazer para a sociedade e economia.
Atualmente, na economia global, as organizações são cada vez mais cobradas a demonstrar uma gestão eficiente dos recursos econômicos, sociais e ambientais.
Como a busca por produtos e serviços eficientes e amigáveis ao meio ambiente vem aumentando significativamente, a preocupação ambiental de uma empresa pode ser determinante para conquistar novos clientes.
Desse modo, a ISO se responsabiliza por reunir especialistas para compartilhar conhecimento e desenvolver normas relevantes para o mercado, com a finalidade de apoiar a inovação e fornecer possíveis soluções para os desafios globais.
Qual é o objetivo da ISO 14000?
A ISO 14000 compromete-se em cumprir a legislação ambiental vigente no país em que a empresa está situada.
Além disso, há a necessidade do treinamento dos funcionários para que sigam todas as normas estabelecidas, identificando e procurando soluções para todos os possíveis problemas que a empresa possa estar causando para o meio ambiente.
Isso significa que uma instituição, aderindo ao padrão da ISO 14000, tem menor probabilidade de violar os regulamentos ambientais e está sempre pronta para inspeção por uma agência reguladora.
O sistema é considerado muito importante para a habilidade de uma organização em atender às crescentes expectativas de desempenho ambiental e para assegurar, de forma consistente, a conformidade com os requerimentos nacionais e internacionais.
Sendo assim, essas diretrizes previnem os processos de contaminações ambientais, uma vez que auxiliam a organização quanto a sua estrutura, maneira de operação, armazenamento, recuperação e disponibilização de dados e resultados, atentando sempre para as necessidades futuras e imediatas de mercado e também para a total satisfação do cliente.
Podemos afirmar que o principal objetivo da ISO 14000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
As normas não propõem metas ambientais, mas fornecem às organizações ferramentas para avaliar o impacto que suas atividades, produtos ou serviços têm no meio ambiente.
Dessa maneira, promovem o uso, a proteção, a conservação e o monitoramento de recursos naturais e socioeconômicos do espaço rural, tendo sempre em foco as vertentes ecológicas, econômicas e sociais nessas atividades.
Critérios para a certificação
Caso uma empresa queira garantir o seu Certificado ISO 14000, ela deve se comprometer com as leis previstas na legislação ambiental de seu país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.
Esse certificado simboliza que determinada instituição se preocupa com a natureza e possui responsabilidades com o meio ambiente.
No cenário atual, este tipo de cuidado empresarial contribui fortemente para a valorização dos produtos e também da marca.
Ao receber o certificado, a instituição é associada ao padrão internacional de gestão ambiental, o que traz ao público uma imagem positiva de empresa limpa que se preocupa e possui responsabilidades com as questões ambientais.
Normas com bastante eficácia como as da ISO são de extrema importância para que o negócio ganhe mais visibilidade.
Além disso, graças aos processos de gestão ambiental estabelecidos pelas normas ISO 14000, a empresa tem uma redução de gastos com matéria prima e com o descarte de lixo ou resíduos da sua atividade.
No entanto, há outros critérios mais específicos e qualquer deslize em relação a eles pode fazer com que a empresa não seja apta para receber o certificado. Veja a seguir os critérios mais específicos essenciais para garantir a certificação ISO 14000.
- Preparação do ambiente: é de grande necessidade que haja um planejamento completo e específico dos aspectos ambientais da área;
- Verificar a Documentação: é muito importante realizar uma documentação completa de todos os processos que são relacionados com a gestão ambiental da empresa;
- Inspeção: é preciso sempre estar monitorando e verificando os processos ligados à gestão ambiental. Se uma ação corretiva precisar ser tomada, ela também tem a necessidade de ser documentada e arquivada.
Como implementar a ISO 14000?
Um método ágil como o Scrum pode ser uma boa opção de metodologia para a implementação da ISO 14000.
Além disso, ferramentas da área de gestão de projetos, como o MS Project, podem te auxiliar quanto às definições de objetivos, metas e prazos.
Veja a seguir alguns passos simples para realizar a implementação da ISO ambiental na sua organização.
- Aprenda a norma ISO 14001, pois por ser a única norma da ISO 14000 auditável, as empresas optam pela sua implementação;
- Realize uma revisão ambiental inicial da ISO 14001 e faça uma análise de lacunas;
- Planeje o seu projeto;
- Treine toda a empresa com a ISO 14001;
- Documente o seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA);
- Implemente o seu SGA;
- Audite o EMS;
- Defina opções de registro de auditorias.
Quais são os benefícios da certificação ISO 14000?
A norma ISO 14000 é capaz de proporcionar diversos benefícios para a empresa.
Veja a seguir alguns dos principais benefícios que uma empresa pode conquistar ao receber essa certificação ambiental:
- Implementação de política garantida: a empresa é forçada a cumprir as políticas ambientais e trilhar de acordo com os seus objetivos para alcançar metas reais;
- Aumento de parcerias: empresas ligadas às preocupações ambientais conseguem melhorar a sua imagem no mercado e tendem a conseguir mais parcerias comerciais;
- Clientes mais satisfeitos: com a ISO os clientes tendem a ficar mais satisfeitos, já que empresas atuantes com normas desse tipo possuem processos padronizados e com um bom sistema de gestão da qualidade;
- Redução de custos: reduz custos com matéria prima e descarte de resíduos;
- Fortalecimento da imagem pública da empresa: a comunidade age de forma positiva com empresas certificadas com a norma ISO 14000.
Quais são as normas da família ISO 14000?
Existem várias normas que compõem a série ISO 14000, onde cada uma trata de algo em específico.
Tais normas são:
ISO 14001:
Se refere ao Sistema de Gestão Ambiental, possuindo direcionamento à certificação provenientes por terceiras partes, sendo destinada ao uso por entidades de registro;
ISO 14004:
Se refere ao Sistema de Gestão Ambiental, onde sua aplicação é destinada ao uso interno da organização, servindo assim como um suporte da área de gestão ambiental;
ISO 14010:
Essas normas se referem às auditorias ambientais.
Elas são responsáveis por garantir que haja credibilidade em todo o processo de certificação ambiental de uma empresa, conferindo se o SGA está sendo de fato seguido ou não, ou seja, o seu papel é verificar se os compromissos ambientais da empresa estão sendo cumpridos como deve ser;
ISO 14031:
Essas normas são responsáveis pelo desempenho ambiental.
Por meio dela é possível definir parâmetros para a medição, análise e definição do desempenho ambiental da empresa, com a finalidade de garantir o cumprimento do SGA;
ISO 14020:
Esas são as normas relacionadas à rotulagem ambiental.
Ela é responsável por definir as orientações necessárias para a expressão das características ambientais nos rótulos dos produtos da empresa que atua de acordo com as normas da ISO 14000;
ISO 14040:
As normas presentes nessa ISO referem-se à análise do ciclo de vida.
Ela define as interações que são realizadas entre as atividades de produção e o meio ambiente, fazendo uma análise detalhada de todo o impacto ambiental que os produtos, processos e serviços geram;
Guia ISO 64:
Esse guia consiste em uma norma que se refere aos aspectos ambientais no produto, sendo indicado para quem elabora normas técnicas para produtos de uma empresa.
O principal objetivo deste guia é orientar todo o projeto de um determinado produto, levando em consideração as questões ambientais para que ele tenha o mínimo impacto negativo possível no meio ambiente.
Requisitos da Norma 14001
A norma 14001 é responsável por orientar e dar suporte para que o SGA seja implementado em uma empresa, o que torna essa norma a mais relevante da ISO 14000.
Além disso, a norma ISO 14001 é uma norma que se pode auditar, sendo por este motivo a única adotada por empresas que desejam atuar com responsabilidade ambiental
Requisitos gerais
Estabelece e dá suporte para a manutenção do Sistema de Gestão Ambiental de acordo com os requisitos presentes na norma 14001.
Política ambiental
Define uma política ambiental que seja adequada ao meio ambiente e com o menor impacto ambiental, melhoria contínua do SGA, se submete à legislação vigente do país, fornece estrutura para o cumprimento dos objetivos e metas ambientais, seja clara e disponível ao público e colaboradores.
Planejamento
– Aspectos ambientais
Define e auxilia na manutenção dos procedimentos necessários para identificar os aspectos ambientais das atividades, produtos ou serviços da empresa que possuam um impacto ambiental significativo.
– Requisitos legais e outros requisitos
Define e auxilia na manutenção dos procedimentos de identificação e acesso às leis ambientais aplicáveis com relação às atividades, produtos ou serviços da empresa.
– Objetivos e metas
Define e auxilia na manutenção dos objetivos e metas ambientais documentados, agindo de acordo a cada nível e função da empresa, levando em consideração aspectos como requisitos legais, ambientais, tecnológicos, financeiros, operacionais, comerciais e visão dos interessados.
– Programas de Gestão Ambiental
Define e auxilia na manutenção de programas que tenham como finalidade atingir os objetivos e metas ambientais da empresa.
Implementação e operação
– Estrutura e responsabilidade
Define, documenta e comunica quais são as funções, responsabilidades e autoridades para que haja um SGA mais eficiente.
– Treinamento, conscientização e competência
Responsável por identificar quais são as necessidades de treinamentos e conscientização de colaboradores.
– Comunicação
Define e auxilia na manutenção dos métodos de comunicação interna e externa da empresa com relação aos aspectos ambientais e a sua gestão e responsabilidade ambiental.
– Documentação do SGA
Define e auxilia na manutenção das informações referentes ao SGA.
– Controle de documentos
Consiste em um processo de padronização de procedimentos para o controle de documentos que a ISO 14001 exige.
– Controle de operação
Identifica as operações e atividades que possuem algum tipo de relação com os aspectos ambientais relacionados à política da empresa, assim como objetivos e metas.
– Preparação e atendimento em casos emergenciais
Define e auxilia na manutenção de procedimentos que consigam identificar possíveis acidentes e emergências.
Verificação e ação corretiva
– Monitoramento e medição
Define os procedimentos de monitoramento e medição de operações e atividades que possam ter algum impacto ambiental.
– Não conformidades e ações corretivas e preventivas
Define as responsabilidades e autoridades para tratar e investigar as causas das não conformidades, gerando ações de correção e prevenção.
– Registros
Define e auxilia na manutenção dos procedimentos que identificam, tratam e descartam os registros de treinamentos, auditorias e análises críticas.
– Auditoria do SGA
Definição de programas e procedimentos voltados para auditorias periódicas do SGA.
Análise crítica administrativa
Define as análises críticas periódicas do SGA, assegurando a conveniência, adequação e eficácia de modo contínuo.
Mercado x Gestão Ambiental
O mercado está cada vez mais exigente, com clientes que prezam por produtos de qualidade e pela preservação ambiental.
Com isso, uma empresa certificada com a ISO 14000 tende a conseguir se destacar entre as demais, já que essa certificação indica que ela se importa em preservar a natureza e não apenas lucrar vendendo os seus produtos ou serviços.
Sendo assim, possuir uma certificação ISO 14000 e um bom Sistema de Gestão Ambiental é um fator muito importante para as empresas que desejam aumentar a sua valorização no mercado e conquistar mais clientes.
Um resumo da ISO 14000
Ter uma certificação ISO 14000 significa que a sua empresa se importa com o meio ambiente e está empenhada com processos, atividades e produtos que tenham um impacto ambiental extremamente baixo.
É muito fácil relacionar às ISO’s com ferramentas do Lean Manufacturing e Lean Six Sigma, já que tais ferramentas ajudam a otimizar processos.
Uma empresa que age de modo a preservar o meio ambiente com as normas de qualidade ISO conseguem aumentar a sua visibilidade e conquistar um bom espaço para a sua marca no mercado.