Introdução ao Six Sigma
As empresas trabalham num mercado cada vez mais competitivo. Atualmente, as corporações buscam constantemente por processos que potencializam seus esforços e investimentos. A aplicação do “Seis Sigma” tem sido buscada como uma importante solução.
Na prática, a adoção dessa ferramenta permite melhorar muito o cenário mercadológico da empresa aprimorando o dia a dia empresarial e identificam melhorias possíveis para o desenvolvimento corporativo.
As melhorias são significativas a partir da aplicação dessa ferramenta no aprimoramento do cotidiano e do ritmo produtivo de um negócio.
A ferramenta pode ser compreendida e passada para todas as equipes de trabalho que necessitam aplicá-la.
Este artigo vai apresentar de maneira prática e direta os conceitos e benefícios principais do processo de aplicação dessa ferramenta no ambiente corporativo de trabalho.
Tabela de Conteúdo
- O que é Seis Sigma?
- Função principal do Seis Sigma
- Como implementar a metodologia?
- Objetivos de aplicação da ferramenta
- Como a ferramenta funciona?
- Desenvolvimento do projeto
- Conclusão do Six Sigma
O que é Seis Sigma?
Devemos ressaltar a necessidade de criação de processos internos que tornem a empresa mais eficiente no contexto organizacional e econômico.
Essa busca visa garantir mais qualidade de produto e serviço prestado por uma empresa. Se organizando dessa forma, a empresa conseguirá se manter competitiva no mercado e com solidez em seus resultados.
Essa ferramenta possui a utilidade de identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, ajuda também a projetar custos de operação menores e aumentar os lucros em diferentes níveis de tempo.
Em todo o mundo, essa ferramenta é mais conhecida no idioma inglês como “Six Sigma”.
Precisamos lembrar que o “Sigma” refere-se também a uma letra do alfabeto grego, usada como medida de variação em estatística.
No ambiente corporativo, essa letra pode conceitualmente significar a frequência com que determinada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos necessários para satisfazer o cliente.
Função principal do Seis Sigma
A aplicação dessa ferramenta de gestão permite realizar o cálculo matemático do nível de desempenho dos processos da empresa e obter um diagnóstico preciso.
Interfere, principalmente, no ambiente da empresa e na qualidade dos processos inerentes. Torna a empresa mais competitiva a partir do momento que reduz custos, otimiza processos e cria uma previsão de lucros mais positiva.
Os sigmas envolvem as escalas de qualidade de 1 a 6, onde o número “1” é considerado o nível mais baixo apresentando alta quantidade de defeitos e grande potencial de perda de suas vendas devido à pouca qualidade.
Por outro lado, quando a empresa está no nível “6” ela atingiu o alto nível de excelência com poucos defeitos.
A metodologia do Seis Sigma envolve um universo de práticas conhecidas em todo o mundo, principalmente, nas grandes empresas.
Proporciona para a empresa o ato de maximizar o desempenho em processos e reduzir determinados defeitos, além de não-conformidades, gerando o aumento de produtividade.
Essa metodologia identifica os pontos processuais falhos, permitindo a melhoria contínua de um departamento, de uma organização ou dos próprios profissionais envolvidos com a aplicação dos processos.
As alterações e mudanças apresentam diretos na lucratividade e na qualidade da produção. Essa ferramenta é parte primordial do sistema de qualidade de uma empresa.
As ferramentas do Six Sigma funcionam?
Sim, as ferramentas e metodologias do Seis Sigma funcionam desde que utilizadas de maneira correta e bem orientada.
Na área organizacional, a letra grega ganha um outro significado, o sigma está condicionado ao nível de desempenho dos processos da uma empresa, permite verificar o quanto eles estão adequados às especificações dadas pelo cliente.
Dessa forma, quanto maior for o sigma, maior será o índice de satisfação do seu público e a satisfação ao longo prazo do cliente.
Como dito anteriormente, lida com uma escala de qualidade com medição numérica, é uma verdadeira escala de qualidade que pode ser aplicado em diferentes setores como o atendimento ao cliente.
Em certas situações, quando o atendimento e demais processos funcionais da empresa são ruins e defeituosos eles recebem a classificação número “01” na escala.
Considerando a escala de qualidade da ferramenta, esse é o nível mais baixo. Isso significa que existe um processo com alto nível de defeitos, podendo comprometer nas vendas da organização.
Como implementar a metodologia?
A ferramenta pode ser implementada em diferentes áreas de uma empresa. Ela possui dois métodos principais de implementação, cada um com cinco fases.
Os métodos são o DMADV, relacionado à criação de novos produtos/serviços, e o DMAIC, relacionado à melhoria contínua de processos existentes.
Conceitualmente, a ferramenta DMAIC é a abreviação de definir (define), mensurar (measure), analisar (analyze), melhorar (improve) e controlar (control).
O DMAIC ajuda a definir metas claras que estarão alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa, permitindo mensurar o sistema existente para qualificar métricas e compreender as melhorias possíveis.
É necessário fazer a geral para identificar acertos possíveis de serem seguidos e implementá-los na empresa. Proporciona controle do processo como um todo.
O outro método, a ferramenta DMADV resume em sua abreviação as seguintes ações: definir (define), mensurar (measure), analisar (analyze), desenhar (design) e verificar (verify).
Em comparação com o processo anterior, possui a diferença de tratar do desenvolvimento de um novo produto e não algo já existente na empresa, o DMADV alterna as etapas finais para o desenho do novo produto. Para o DMADV é necessária a verificação aos requisitos propostos.
Benefícios principais do uso da ferramenta Seis Sigma
Dentre os principais benefícios, podemos destacar a otimização de processo e ganho de produtividade.
Permite estabelecer algumas outras vantagens que essa implementação pode trazer para uma organização como a redução de custos, aumento da lucratividade e ganho de mercado.
A seguir apresentamos as principais qualidades da aplicação dessa ferramenta para a rotina da empresa e fortalecimento de seus resultados mensuráveis.
Elevação do nível de qualidade
Sabemos que os processos mais eficientes geram produtos melhores. A significância das ferramentas “Seis Sigma” para o ganho substancial da qualidade do produto é muito forte. As ferramentas estão atreladas às ferramentas de Qualidade Total para a empresa.
Acréscimo na satisfação do cliente e na lucratividade
Quando os processos são otimizados, é possível reduzir custos, o que impacta positivamente no fluxo de caixa da empresa.
Isso gera aumento de qualidade nos processos e no produto final, o consumidor é conquistado, aumentando o consumo dos produtos.
Combate ao desperdício
A satisfação do cliente com o produto ou serviço da empresa cria uma relação de confiança com sua empresa e o cliente, gerando confiabilidade, fidelidade e fortalecendo a retenção de clientes para a empresa.
Combate ao desperdício
A aplicação da ferramenta Seis Sigma combate o desperdício de tempo e de recursos. Pois, aplicando a ferramenta é possível otimizar processos, fazendo com que toda uma cadeia organizacional se movimente.
Atuando também para evitar desperdícios de recursos e de tempo para a empresa se tornar mais competitiva.
Redução de custos
A maioria das empresas busca reduzir custos. A otimização de processo reduz os problemas e as não-conformidades, fazendo com que tudo caminhe da maneira programada.
Permite evitar atrasos, desperdícios e diminuir custos.
Processos padronizados
A Seis Sigma além de otimizar processos ajuda na padronização dos mesmos, permitindo estabelecer padrões documentados, o que facilita a rotina organizacional e evita falhas.
Engajar equipes
É importante manter as empresas engajadas. Sabemos que essa ferramenta exige um conhecimento mais profundo de cada processo existente.
A ferramenta pode ser usada em diferentes setores, mas a implementação da metodologia exige que as equipes se aproximem e troquem mais conhecimento entre si.
Esse engajamento ajuda a elevar o compartilhamento de conhecimento e de experiências.
Outros benefícios do 6 Sigma
Além dos benefícios apresentados acima, devemos enfatizar que essa ferramenta consolida resultados. Todas as empresas precisam conquistar e manter as metas sempre ativas.
As empresas precisam consolidar os resultados e manter o ritmo com baixo índice de defeitos como parte da cultura organizacional.
A empresa deve formar nos resultados e, ao mesmo tempo, elevar a excelência de qualidade da empresa, da marca, dos produtos e serviços.
Para a carreira
O uso dessa ferramenta também ajuda bastante na carreira de um profissional em processo de formação e de evolução em sua área de atuação.
Dessa forma, a ferramenta do Seis Sigma é bastante eficaz para potencializar a carreira de um grande profissional.
Ressaltamos que os profissionais que estudam profundamente essa metodologia são capazes de identificar com mais facilidade a necessidade dos seus clientes e atendê-las por meio de processos otimizados.
Eles conseguem avaliar, constantemente, a eficácia dos mesmos e os aperfeiçoando sempre que possível para si mesmo, seus apoiadores e clientes.
O foco dos processos
Lembramos que é importante ter foco, e o foco nos processos é o principal ponto das ferramentas aplicáveis do Seis Sigma.
Em conjunto, quando aliado a uma gestão proativa, colaborativa e voltada para a melhoria contínua, os resultados são extremamente positivos e cumprem com o objetivo principal.
O objetivo principal é a perfeição dos processos e da entrega. Pois, a análise dessa ferramenta significa uma margem de desvio mínima e um alto padrão de qualidade.
Objetivos de aplicação da ferramenta
Como já descrito anteriormente, a aplicação dessa ferramenta consolida resultados focados na qualidade, ajudando na:
- Melhoria na eficiência dos processos internos;
- Redução dos custos dos processos;
- Eliminação de defeitos e reduz o ciclo dos processos;
- Melhoria de serviço oferecido para o cliente.
Dentre os principais objetivos positivos, permite a empresa a melhorar o seu processo de tomada de decisões.
Permite à empresa ter decisões mais certas, ao invés de realizar cortes de custos e arriscar comprometer a qualidade do serviço ou produto da empresa.
Usando o Seis Sigma, a corporação pode identificar e eliminar custos que não agregam valor aos clientes, correndo menores riscos.
Como a ferramenta funciona?
Essa ferramenta, considerando os seis números da escala de qualidade atua através da definição de metas e aplicação de projetos específicos para alcançar essas metas favoráveis para a empresa.
Como resultado, o sucesso dependerá da mobilização e participação de toda a organização, incluindo as equipes mais envolvidas em cada projeto.
Lembramos que os projetos seguem estratégias oportunas como veremos a seguir.
Definir
É importante definir metas claras, cada atividade precisa ter uma meta relacionada com o conjunto de objetivos estratégicos da sua empresa.
Mensurar
Lembramos que, antes de aperfeiçoar processos é importante entender 100% como acontece atualmente cada etapa dos processos internos da sua empresa.
Com essa análise, o gestor poderá estabelecer métricas válidas e confiáveis para ajudar a monitorar o progresso rumo às metas definidas no passo anterior do projeto.
Analisar
Na análise mais profunda, é fundamental identificar caminhos para eliminar a lacuna entre os números atuais e as metas definidas anteriormente. Porém, a análise deve ser feita fundamentada por dados sólidos e uma análise estatística.
Incrementar
Nesse ponto, é possível perceber que o sistema será melhorado. A capacidade criativa para encontrar novas soluções e melhorar os processos é um diferencial importante para a atuação da empresa no mercado.
Controlar
Todo tipo de negócio e projeto necessita de controle, a partir do novo sistema desenvolvido com o Seis Sigma, é importante através do controle garantir que a metas alcançadas serão mantidas a longo prazo pela empresa.
Desenvolvimento do projeto
A ferramenta envolve a criação de um projeto que envolve pesquisa, preparação, planejamento, definição de metas e resultados. Podendo envolver reuniões, treinamentos, recolhimento de dados e mensuração de resultados de forma dinâmica.
É fundamental definir metas claras para as atividades e as melhorias almejadas. Essas metas serão os novos objetivos estratégicos da sua empresa, além de mensurar e analisar o sistema existente.
Já ressaltamos que é importante entender 100% como acontece atualmente cada etapa dos processos internos na empresa.
É indicado criar métodos adaptáveis, pois a aplicação dessa ferramenta atua com cálculos matemáticos e estatísticos para melhorar resultados.
Um dos aspectos fundamentais é estabelecer métodos de avaliação para mensurar resultados.
Isso permitirá estabelecer métricas válidas e confiáveis para ajudar a monitorar o progresso rumo às metas definidas no início do projeto.
É fundamental também envolver toda a equipe diretamente e indiretamente vinculado ao setor necessidade de melhorias de qualidade.
Mesmo tendo lideranças certificadas, os projetos podem e devem envolver o maior número de pessoas e das mais diferentes áreas e níveis hierárquicos da empresa.
A aplicação do projeto
Defina as oportunidades para a aplicação do projeto sempre buscando avaliar cenários internos e externos. O gestor pode criar o hábito, junto com sua equipe de identificar os pontos fortes e fracos da empresa.
Em relação aos defeitos, o objetivo é pensar as falhas do seu processo sob a ótica do cliente. Então, o melhor caminho é perguntar aos clientes e colaboradores e avaliar e como se sentem em relação ao produto da empresa.
Ao realizar as medições, no contexto que cria espaço para a definição das oportunidades e dos defeitos apontados por clientes, é hora de calcular o seu rendimento da corporação.
A partir da informação sobre o rendimento dos processos, você usa uma tabela de conversão para obter o Sigma final do processo estudado.
Continue lendo: Saiba tudo sobre Gerenciamento de Projetos
Conclusão do Six Sigma
Numa análise geral, conseguimos por meio deste artigo explicar os principais pontos essenciais da aplicação da ferramenta Seis Sigma.
Essa ferramenta atua para conceber mais qualidades ao processo e produtos da organização. Dentre os fatores, envolvendo projetos, processos e pessoas.
A ferramenta pode ser adotada em diferentes tipos de empresas de diferentes portes e setores de atuação.
Atualmente, o mercado em todo o mundo adota essa ferramenta com a ajuda das principais equipes de trabalho e linhas de atuação que buscam excelência em seus produtos e serviços.
Fazer uma análise e focar em objetivos claros estimula a gestão e as equipes das empresas para gerar bons resultados favoráveis para a corporação internamente e externamente para o mercado.
É fundamental estudar os pontos fortes e fracos e sempre consolidar ou melhorar cada ponto de atuação. Prevenir erros e otimizar processos ajuda a criar melhores benefícios para a empresa com a conquista de mais lucros e aceitação no mercado.
Essa ferramenta atua na elevação da qualidade da empresa e no desenvolvimento das capacidades empresariais tão importantes para o crescimento da empresa.
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