Gestão de Pessoas: Como fazer e obter bons resultados?

A meta é mostrar como entregar resultados consistentes desenvolvendo e cuidando de pessoas

Pessoas são essenciais

As empresas são compostas por pessoas, que dedicam grande parte do seu tempo e energia exercendo atividades e gerando resultados.

Antigamente havia o conceito de que para ser bem-sucedido era preciso trabalhar numa organização, o que vem mudando um pouco ao longo dos anos, mas ainda é uma realidade para muitos.

Algumas empresas entendem que os seus funcionários são “ativos”, outras mais modernas os chamam de “parceiros”, mas independentemente da classificação, estas pessoas são essenciais para as organizações.

Então você está falando que pessoas fazem parte intrínseca das organizações, e que isto significa algo importante no aspecto empresarial, social e pessoal?

Sim, é isto mesmo, pois o “emprego” vai muito além de gerar resultados, de uma fonte de remuneração, é também um símbolo de status e bem-estar social e, muitas vezes um objetivo pessoal.

E para que funcionem da melhor maneira possível, é preciso que uma boa gestão de pessoas seja realmente seguida pelos líderes.

Colocando minha própria visão, digo que é fato que muitos dos líderes atuais, nos seus mais diversos níveis hierárquicos (inclusive CEOs e Presidentes), diariamente trucidam a gestão de pessoas transformando-a numa atividade que existe na literatura ou em algum outro país imaginário! Já viu algo parecido?!

Mas, o foco será no que realmente gera resultados consistentes ao longo do tempo, traduzindo: a maneira correta de liderar! E não há líder sem a maestria em gestão de pessoas!

Gestão de Pessoas

O que é a Gestão de Pessoas

É um conjunto de técnicas para o desenvolvimento de pessoas, contemplando comportamento, motivação, exemplo e treinamentos, para que as pessoas possam ter um bom ambiente e clima de trabalho.

O que é Gestão de Pessoas?

A finalidade da gestão de pessoas é aumentar produtividade e qualidade em vários sentidos: do produto, processo, serviço e de vida,.

Contudo, deve ser aplicada diariamente, pois é um processo de mudança gradativo, envolvendo diversas práticas, que uma vez aplicadas corretamente promoverão melhoria em diversos aspectos como bem-estar, humor, conflitos, etc.

As práticas a que me referi são:

  • Incorporar os valores e cultura da organização
  • Ter um excelente relacionamento com pessoas
  • Exercitar a comunicação da maneira correta: duas vias
  • Estar atualizado e preparado
  • Dar o exemplo
  • Ser motivado e motivador
  • Ter plano de desenvolvimento (líder e da equipe)
  • Ser resiliente e resistente

Empresas de sucesso sabem se relacionar com seus empregados e implementar uma rotina diária de gestão com o espírito ganha-ganha.

Qual a real importância da Gestão de Pessoas?

A realidade das empresas mostra que o ambiente profissional tem se tornado cada vez mais tóxico, uma vez que as pressões por resultados são cada vez maiores, o número de efetivo menor e a competitividade, mas alta do que nunca.

Li uns anos atrás um colunista que foi executivo muito tempo dizendo que no ambiente de trabalho somente faltava “dedo no olho”, pois bem, já é uma realidade atual, pois vale quase tudo.

E como fica o líder para “liderar” sua equipe? Muitos leitores falariam que ele está “lascado”, mas a gestão de pessoas tem como um dos benefícios a melhoria do ambiente de trabalho, limpando o ar e restabelecendo relações de confiança com a equipe.

Contudo, o líder para fazer uma boa gestão, deve possuir, dentre outros traços a tenacidade, resistência, flexibilidade e iniciativa. Veja no vídeo abaixo como um líder deve ser:

Gestão de Pessoas
Fonte: imgflip.com, 2018

Mas voltando a importância, poderia mencionar:

  • Desenvolvimento de pessoas
  • Retenção de pessoas
  • Maior união das pessoas
  • Redução de conflitos
  • Bom ambiente
  • Entrega dos resultados e metas da empresa
  • Harmonia e mais motivação das pessoas
  • Maior eficiência e produtividade nas tarefas e projetos
  • Mais flexibilidade das pessoas durante as mudanças

Itens críticos na Gestão de Pessoas

Este conjunto de técnicas, de fato se resumem em como se relacionar com as pessoas da equipe, entregando os resultados esperados e desenvolvendo pessoas no processo. Entretanto alguns itens são críticos para este trabalho, como:

Abertura

Como uma equipe, as pessoas devem se expressar para que haja a contribuição para a criação de algo maior. Não entendi???! 

A equipe é o catalisador de ideias e soluções, e como tal, demanda que o líder crie esta abertura para extrair o máximo do conhecimento e criatividade dela.

Coesão

Eu ia escrever trabalhar como “cardume”, mas fui cerceado pela minha consciência.

Mas na realidade é isso mesmo, uma equipe altamente eficiente onde a gestão é bem aplicada, se traduz em um grupo muito coeso e disposto a enfrentar todo e qualquer desafio ou ameaça em prol de algo maior: a equipe.

Comunicação

A comunicação é uma arte que pode ser aprendida, e é crucial neste processo que estamos discutindo. É fácil???

Claro que não, se fosse fácil eu contratava só estagiário! Brincadeiras a parte com os estagiários, que são ótimos profissionais, a comunicação tem nuances muito importantes:

  • Planejamento: sempre que possível faça um planejamento levando em conta a audiência, tema e tempo.
  • Individualidade: sim, isto é muito importante, pois uma pessoa é um universo à parte, e o que serve para uma não necessariamente servirá para a outra. Crie estratégias diferentes de comunicação dependendo da pessoa, assim sendo você será mais efetivo (a) na sua comunicação. Exemplo: tem pessoas que gostam de apresentação em PowerPoint, tem pessoas que apreciam caminhar e conversar, tem pessoas que estão mais receptivas durante o almoço, etc.
  • Clareza: seja cristalino no que deseja comunicar, sem rodeios ou excesso de informação.

Consistência

Fundamental para se ter credibilidade, lembrando que este trabalho é binário, ou seja, ou você faz ou não faz, o que pode criar um problema maior ainda para o líder.

Problema porque as pessoas são muito sensíveis ao comportamento da liderança, rompendo o engajamento a qualquer sinal de inconsistência.

Respeito

O efeito de um cumprimento como “bom dia” é muito grande para as pessoas, e a equipe tem que se sentir respeitada, engajada, motivada e mais ainda, parte de algo que tem valor.

Gestão de Conflitos

Sim, é verdade, esta atividade também engloba os a gestão de conflitos, os quais devem ser rapidamente tratados. Eles têm sua origem nas mais diversas origens como opiniões divergentes, ciúmes, problemas pessoais, etc.

Não se engane leitor, os conflitos têm um potencial destrutivo enorme dentro das empresas, e por este motivo que a recomendação é tratar rápido da maneira correta.

Delegar

Por mais que você acredite que pode fazer tudo sozinho como líder, isto não é efetivo para as pessoas e nem mesmo para você.

O ato de delegar tarefas e projetos para a equipe cria um efeito de duas vias: primeiramente a pessoa se empenhará em realizar pois sente confiança, e em segundo lugar, o líder pode se dedicar a assuntos tão importantes quanto atividade delegada.

O ato de delegar não significa que isto será feito do mesmo modo para todos, pois as pessoas são diferentes e o modo como recebem uma informação é diferente. Desta maneira o líder tem que conhecer sua equipe para decidir caso a caso.

Delegar ainda significa que a responsabilidade é do líder, e é dever dele acompanhar a evolução do que foi delegado.

Acompanhar significa: ver se a evolução esta coerente (modo, data, etc) e se há necessidade de correções, que serão uma oportunidade de crescimento e aprendizagem para a pessoa responsável e de compartilhamento do conhecimento por parte do líder.

Feedbacks

Faça constantemente a uma taxa de a cada 3 feedbacks 2 são positivos e 1 construtivo. Prepare-se para fornecer o feedback, e dê abertura para receber também, isto quer dizer: saiba ouvir!

Reconhecimento

Reconheça e faça alarde dos sucessos da sua equipe!

Gestão de Pessoas
Fonte: TGI

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