Tecnologia da Informação e Manufatura
Encontrar e obter o equilíbrio adequado entre recursos, qualidade, preço, funcionalidade e tempo para comercializar, freia a maioria das empresas, principalmente as que não conseguiram integrar a produção com a tecnologia da informação.
As empresas que conseguem enfrentar esse desafio permanecem no mercado, mas as que não conseguem geralmente desaparecem.
Em um ambiente de produção que, possivelmente, está mudando mais rapidamente hoje do que durante a Revolução Industrial, a concorrência exigirá que as empresas forneçam aos clientes intervalos mais curtos entre compra e entrega, maior customização de produto, maior qualidade e funcionalidade, ao mesmo tempo que as empresas enfrentarão restrições ambientais mais rigorosas.
Atingir metas audaciosas exigirá grandes modificações nas técnicas atuais de manufatura, e essas modificações incluem o uso de processos de produção com maior utilização de informações para diminuir defeitos e desperdícios, e muito mais formas de fabricação flexíveis, possibilitando mudanças rápidas de produtos na linha de produção.
Uma imensa quantidade de informações é criada, e usada durante todo o processo de fabricação e uso de um produto, para atender aos requisitos do cliente e as necessidades ambientais e legais.
Assim, é sensato supor que o uso da tecnologia da informação possa permitir melhorias significativas no desempenho, nos negócios, e na eficácia de procedimentos, trabalhando com este volume de dados.
Áreas e equipamentos dentro das empresas, redes de fornecedores, distribuidores, parceiros e clientes localizados em todo o mundo podem ser efetivamente integrados, e conectados através do uso de tecnologias da informação.
As tecnologias da informação podem oferecer os recursos para ajudar estas empresas a atingir metas amplamente consideradas cruciais para o futuro delas, incluindo:
1 – Mudanças rápidas na produção de um produto para outro;
2 – Implementação mais rápida de novas teorias de produção e experimentos como o DOE;
3 – Entrega mais rápida de mercadorias aos clientes;
4 – Interações mais eficientes e abrangentes com os clientes;
5 – Uso mais completo de recursos humanos e de capital
A implementação e o desenvolvimento de novas tecnologias da informação para usufruir desses benefícios, provavelmente serão formadas por questões técnicas, organizacionais e de recursos humanos para as empresas explorarem completamente a tecnologia que existe atualmente, e principalmente a que existirá no futuro.
A sensibilidade a tais benefícios provavelmente será crucial para o efetivo desenvolvimento e implementação total da tecnologia de informação, forçando as empresas a estudar mais a fundo questões como:
1 – Gestão operacional de seus fornecedores;
2 – Ferramentas e metodologias para processo e design de produto, processo e serviço;
3 – Desenvolvimento e treinamento de operadores e staff;
4- Cuidado especial com gestão de pessoas, principalmente com os especialistas de tecnologia da informação;
5 – Provedores de infraestrutura e sistemas como Amazon, Digital Ocean, Oracle, SAP, etc.
A atual tecnologia da informação é insuficiente para sustentar as práticas e estilos de produção necessários atualmente, pois apesar de serem avançadas, ainda não foram alcançados altos níveis de integração desejados.
A exploração do potencial completo da tecnologia da informação para aumentar a produção, exigirá a cobertura de muitas questões não tecnológicas (pessoas), além das áreas especializadas.
Por razões como esta, os supervisores de produção são cautelosos em relação aos benefícios da tecnologia da informação, e estão preocupados com os possíveis efeitos colaterais como demissões por exemplo.
Questões de ameaça tecnológica, adaptação da força de trabalho e possíveis alterações organizacionais não podem ser ignoradas; Se os avanços da tecnologia de dados devem ser viáveis e aceitáveis no ambiente de fábrica, essas questões devem ser abordadas e resolvidas.
As possíveis vantagens de melhorar a operação de fabricação são enormes, e elas se relacionam intrinsecamente com a saúde dos funcionários, com o bem estar da sociedade e com os padrões exigidos pelas economias nacionais e globais.
Benefícios
A tecnologia da informação (TI) tem impactado o setor de manufatura de várias maneiras. Por exemplo, a TI avançou profundamente na infraestrutura das fábricas e influenciou o relacionamento entre fornecedores, fabricantes de equipamentos e seus próprios clientes.
Em nosso crescente mundo dos negócios, as novas tecnologias nos permitem interagir com nossos clientes de maneiras inovadoras.
Os fabricantes mais prósperos no futuro são pessoas que utilizam a tecnologia da informação ao máximo. Existem muitas maneiras pelas quais a tecnologia da informação pode melhorar os processos de negócios para o fabricante moderno.
Juntamente com os recentes avanços na tecnologia da informação, as empresas podem melhorar os processos de negócios em toda a organização, e obter benefícios como:
Maior eficiência e velocidade
Toda empresa mantém enormes quantidades de informação, e usando um sistema de gerenciamento de banco de dados, os funcionários podem melhorar a velocidade e a eficiência das informações de e para clientes, fornecedores e funcionários.
Comunicação Melhorada
Para as empresas, a comunicação entre funcionários, fornecedores e clientes é essencial. Ao longo dos anos, uma variedade de programas de comunicação evoluiu fornecendo métodos simples e econômicos de compartilhamento de informações através de programas de bate-papo ao vivo, ferramentas de reuniões on-line, telefones VoIP, serviços de e-mail e sistemas de videoconferência.
Gestão de inventário
As empresas devem produzir e manter estoque suficiente para satisfazer a demanda do cliente. Os sistemas de gerenciamento de estoques controlam a quantidade de cada produto, acionando uma ordem para produção extra quando necessário.
Esses programas podem ser conectados ao programa de ponto de venda, garantindo que o processo de gerenciamento de estoque seja atualizado com cada item vendido.
Melhor experiência do cliente
Os sistemas de CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) capturam as interações da empresa com cada cliente, melhorando a experiência geral do cliente.
Se um cliente ligar com um problema, o representante do atendimento ao cliente poderá saber quais peças ou produtos foram encomendados pelo cliente, as informações de envio, e também o procedimento operacional padrão para atender o cliente, fornecendo a capacidade de fornecer respostas eficazes aos problemas do cliente.
O futuro da Tecnologia da Informação na Manufatura
Fizemos um levantamento de informações, e agrupamos as principais previsões da revista Forbes sobre os próximos passos da tecnologia da informação na manufatura:
O mercado de Inteligência Artificial (AI) está previsto crescer de US $ 8 bilhões em 2016 para US $ 72 bilhões em 2021, alcançando uma taxa de crescimento anual composto de 55,1%…
O mercado de Blockchain(moeda virtual bitcoin) está previsto crescer a uma Taxa de Crescimento Anual Composta de 61,5% entre 2016 e 2021, crescendo de US $ 0,2 bilhões para US $ 2,3 bilhões em 2021.
86% das 100 maiores empresas em gastos em P & D no mundo são da indústria de manufatura.
As principais áreas de investimento em tecnologia da informação para fabricantes incluem análise avançada, computação em nuvem (cloud), modelagem e simulação, plataformas Internet of Things (IoT) ….O mercado de impressão 3D está previsto crescer de US $ 13 bilhões em 2016 para US $ 36 bilhões em 2021…
Os gastos com robótica avançada deverão crescer de US $ 92 bilhões em 2016 para US $ 225 bilhões em 2021, sendo os setores de manufatura e saúde os maiores segmentos atualmente.
O mercado de design, simulação e integração digital (DDSI) que se dedica a criação de simuladores virtuais, está previsto crescer de US $ 25 bilhões em 2016 para US $ 45 bilhões em 2021.
O mercado de biotecnologia deve crescer de US $ 364 bilhões em 2016 para US $ 584 bilhões em 2021.
O mercado de computação de alto desempenho (HPC) dedicado a processar quantidades grandes de informação como institutos de pesquisa, INPE, Data centers etc.,deve crescer de US $ 25 bilhões em 2016 para US $ 40 bilhões em 2021.
O mercado de segurança cibernética cresça de 81 bilhões de dólares em 2016 para 117 bilhões de dólares em 2021.
Em resumo, o futuro das atividades e mercados que usam a tecnologia da informação é muito promissor, e abaixo separamos um gráfico para mostrar o volume em “Bilhões de Dólares” que cada país tem arrecadado exportando tecnologia ou produtos com produzidos com alta tecnologia, onde o número ao lado do pais mostra sua posição no ranking dos 15 melhores:
Os Desafios da Tecnologia da Informação na Manufatura
A tecnologia da informação enfrentará vários desafios no cenário futuro da manufatura, tais como:
1 – Impulsionar um maior crescimento de receita com os sistemas de TI existentes, e com os planejados para implementação.
Haverá a necessidade de se redefinir os fluxos de trabalho da manufatura para flexibilizar o processo, e permitira a introdução de novos produtos de uma maneira mais fácil.
Neste item a tecnologia da informação pode contar com o uso da melhoria contínua com ferramentas como VSM – Mapeamento do Fluxo de Valor, Lean, etc.
2 – Permitir maior agilidade na publicidade, serviços e produção com os recursos de TI existentes.
Manter funcionando plenamente os sistemas legados e domésticos (são sistemas antigos que ainda são usados por uma empresa), que normalmente são confiáveis, e em grande parte atendem a requisitos de informações altamente específicos.
O desafio é como integrar sistemas legados e internos com os aplicativos e plataformas mais recentes, enquanto ainda melhora a qualidade e a eficácia da manufatura.
3 – Melhorar os relatórios de conformidade, os sistemas de controle de qualidade e diminuir o tempo gasto na preparação das auditorias.
Os fabricantes estão gastando mais horas do que nunca para permanecer em conformidade com os requisitos regionais e domésticos.
Para a maioria dos executivos em tecnologia da informação (CIOs), o maior desafio será permanecer flexível o suficiente para assumir projetos complicados, feitos sob encomenda, enquanto ainda estiver em conformidade com os critérios das inúmeras normas.
4 – Obter mais informação dos dados coletados dos equipamentos, e capacitar uma maior inteligência de fabricação, expandindo o uso de BI Business Intelligence.
Os programas piloto que usam detectores baseados em Web of Things (IoT) estão operando em centenas de fábricas no momento.
Todos esses esforços se concentram em como obter mais valor dos dados da máquina, e prever com precisão quando a manutenção preditiva é necessária, por exemplo.
Os dados das máquinas, e o intelecto de produção são uma luta contínua. O potencial para prever a eficiência da produção e aumentar a capacidade de resposta para o cliente tornará essa área uma das mais adotadas.
5 – Fazer com que os sistemas mais importantes da empresa se alinhem com o modo como as pessoas operam, aprimorando a sua utilização.
Os CIOs são desafiados com frequência para que TI possa prover dados da situação atual e futura dos sistemas de Gerenciamento de Qualidade, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM) e Enterprise Resource Planning (ERP).
6 – Melhorar a colaboração e visibilidade da cadeia de suprimentos para melhorar o desempenho e reduzir os custos.
Os CIOs estão considerando como podem automatizar a capacitação de fornecedores também.
7 – Tornar mais eficaz as conexões de canais de distribuição que hoje são relativamente simples. É um desafio redefinir a função desses sistemas para incentivar a distribuição mais complexa de várias camadas e estratégias de venda baseadas em parceiros e fornecedores.
8 – Simplificar a apuração dos preços atuais para a área de vendas. Desde programas simples que rastreiam preços e custos por produto até bancos de dados complicados que produzem e alteram preços, os métodos de precificação estão se tornando mais complicados e desafiadores para os grupos de vendas usarem.
E neste cenário a tecnologia deve facilitar toda esta apuração e organização dos dados de forma imediata, para que a área de vendas possa usufruir destas informações para efetivar pedidos dos clientes existentes e dos novos.
O fabricante típico tem cinco ou mais versões de preços em seu design de negócios, que vão aumentar muito nos próximos anos.
Os CIOs estão respondendo a esse desafio adotando aplicativos e fluxos de trabalho, baseados em funções que simplificam as complexidades de lidar com a proteção de preços e autoridades que controlam este setor.
9 – Aprimorar a experiência do usuário de aplicativos de autoatendimento voltados para o cliente em todas as estações.
Aumentar o uso de Net Promoter Scores, métrica que tem como objetivo medir a satisfação e lealdade dos clientes com as empresas, é um grande desafio da área de tecnologia de informação.
Melhorar as experiências do consumidor de aplicativos voltados para o cliente freqüentemente requer novo design e desenvolvimento. Os CIOs são desafiados com a forma de aumentar as pontuações de Promotores da Internet e, ao mesmo tempo, abordar os diversos desafios enfrentados por seus negócios em 2018.
10 – Valorizar, motivar e desenvolver profissionais da área de tecnologia da informação, algo que em muitas empresas nacionais e multinacionais não tem sido tratado adequadamente.
Mas neste item a nossa sugestão é que os líderes aprendam como fazer gestão de pessoas e apliquem os conceitos e fundamentos corretos desta prática.