Treinamento Online (EAD) – conheça como funciona
Hoje, com a transformação digital e o avanço de tecnologia no Mundo, o EAD (Ensino à Distância) também conhecido como treinamento online ganhou espaço, vem crescendo a cada dia, e se tornou uma grande aliada das pessoas e empresas na capacitação de seus colaboradores e fornecedores.
As empresas que investem na plataforma EAD, constatam que essa, é sim uma vantagem competitiva – uma estratégia eficiente, que a diferencia no mercado de atuação e alcança resultados melhore, sendo que o mesmo se aplica as pessoas que tem ao seu alcance uma variedade de opções pagas, além de cursos EAD gratuitos.
A plataforma EAD é um sistema educacional com objetivo de capacitar profissionais dos mais diversos segmentos, ampliando o acesso à educação e capacitação – pois viabiliza o acesso móvel através da internet – além de ter um custo menor se comparado ao presencial, o que facilita e o torna viável aos mais diversos profissionais que buscam melhor desempenho e produtividade.
Esta plataforma tem como objetivo obter a otimização de processos, inserção de ferramentas de qualidade como o método de solução de problemas PDCA, realizando a redução de custos em suas empresas, ou seja, torna viável a implementação da melhoria contínua dentro da empresa, para que esta se destaque no mercado, através do aperfeiçoamento de processos, produtos e serviços.
Afinal, hoje a melhoria contínua se tornou essencial para obtenção de melhores resultados e desempenho pessoais, e para as empresas, o treinamento online gera todo suporte necessário para a qualificação dos profissionais e torna mais eficiente a comunicação interna(entre os colaboradores) da empresa, assim obtendo o êxito esperado.
O que é Treinamento Online ou Plataforma EAD?
Como vimos anteriormente, a o treinamento online é um diferencial tanto dentro da empresa quanto para o profissional que quer se capacitar e aprimorar, mas afinal o que é a plataforma e o que ela pode proporcionar a empresa?
A plataforma de ensino a distância é onde estará disponível todo o material didático para que de fato seja ministrado o treinamento ou curso as pessoas, através de vídeo aula, conteúdo de leitura, ferramentas, debates, e-books, avaliações, troca de mensagens e testes – é uma verdadeira sala de aula online, com o benefício de que você pode voltar o vídeo quantas vezes desejar para tirar dúvidas.
Essa plataforma precisa ser de fácil acesso e ter cursos que de fato gerem impacto em curto e médio prazo no resultado final da empresa e na capacitação profissional, para que se obtenha o objetivo esperado a plataforma precisa ser desenvolvida com alta qualidade.
A plataforma oferece um sistema educacional bem estruturado para criação de cursos e treinamento online, personalizados de acordo com a necessidade do cliente, tornando-se extremamente eficiente e reduzindo custos na capacitação de pessoas e fornecedores.
Um outro ponto de uma plataforma EAD, é a facilidade que o treinamento online traz ao cliente, que poderá acessar o conteúdo de qualquer lugar e a qualquer horário, através de um computador, tablet ou até mesmo celular, conectado à internet – o que gera maior conforto e assim maior rendimento do que é abordado no treinamento.
O ensino à distância viabiliza treinamentos 100% online, e tem um leque aberto para os mais diversos cursos e treinamentos, podendo estes ser de cursos livres e curtos a cursos mais extensos como graduação, pós graduação e técnicos.
O EAD pode ser implantado também para cursos complementares aos treinamentos presenciais, chamado blended learning, dando suporte ao aluno em suas dúvidas, havendo a possibilidade de rever conteúdo, esclarecer dúvidas com tutor online e refazer exercícios, o que otimiza o treinamento.
A Plataforma EAD e os benefícios para as empresas
Através de uma plataforma de ensino EAD, a empresa, por exemplo, capacita seu colaborador, o que demonstra seu interesse e preocupação com o desenvolvimento profissional de sua equipe, que por sua vez sentirá maior confiança e satisfação em trabalhar em uma empresa que gera oportunidade de crescimento profissional.
Como resultado podemos destacar:
- retenção do conteúdo e acesso fácil ao material.
- a redução de turnover na empresa.
- minimiza custo com mão-de-obra especializada como um instrutor para ministrar os cursos e treinamentos dentro da empresa.
- não será necessário espaço físico, logística,materiais necessários para o andamento do curso (apostilas, por exemplo) e desperdício de tempo (colaborador não precisará se ausentar de sua função por horas para o treinamento).
- os cursos podem ser aplicados de forma mais rápida e fácil ao colaborador.
E podemos aplicar a mesma visão para qualquer pessoa que queira ter estes benefícios, dentro ou fora de empresas.
Na plataforma é possível gravar o conteúdo e transmitir de forma vitalícia, ou seja, esse conteúdo será transmitido para um grande número de colaboradores – ainda mais quando há grande rotatividade de funcionários – diversas vezes, sem custos adicionais.
A plataforma facilita a interação entre aluno e instrutor – o aluno/colaborador consegue esclarecer suas dúvidas com maior facilidade através dessa interação – além disso é possível obter resultado do treinamento individual, através de testes e provas, proporcionando um feedback de como o treinamento foi absorvido pelo colaborador, se será necessário mudar a forma de como o curso é ministrado, assim podendo se adequar para sempre obter o melhor resultado.
A plataforma EAD, deve ser personalizada conforme a realidade e necessidade da empresa e do aluno a fim de proporcionar que estes enfrentem seus desafios, de forma que seja uma ferramenta útil no cotidiano, possibilitando um crescimento contínuo e entrega de resultados.
Por ser uma ferramenta prática e flexível, é possível começar com poucos cursos e treinamentos, e ao longo do tempo inserir mais cursos e treinamentos conforme esses se tornem necessários, o que também auxilia na adequação da plataforma para que seja feita da melhor maneira para passar o conteúdo desejado para o colaborador/aluno de maneira efetiva.
Para que se consiga alcançar da melhor maneira a capacitação de quem faz o treinamento, é importante que a plataforma EAD seja de qualidade e direcione de forma correta todo conteúdo necessário.
Uma plataforma EAD dentro de uma empresa seja ela pequena,média ou grande, gera profissionais bem qualificados e com clareza do objetivo a ser alcançado, viabiliza a melhoria contínua dentro da empresa, possibilitando a otimização de ferramentas da qualidade, como PDCA.
Isto certamente levará a empresa e os profissionais para um nível superior em seu mercado de atuação, com colaboradores mais capacitados, motivados e pró-ativos na resolução de problemas, gerando maior produtividade e redução de custo, que serão observados no setor financeiro, com a implantação dessa nova aliada a empresa.
Como escolher uma boa Plataforma EAD?
Para tirar o máximo de um treinamento online é importante avaliar alguns itens antes de tomar a decisão final.
Elencamos alguns de grande relevância como:
Qualidade
É critico ver a qualidade de acesso à plataforma, e isto se traduz em velocidade para acessar e navegar, qualidade dos materiais gratuitos e pagos como: ebooks, artigos, vídeos e principalmente o material que será usado no treinamento em sí (vido aulas, anexos, casos, etc.)
Acesso
Avalie por quanto tempo você terá acesso ao treinamento que escolheu. As melhores plataformas garantem acesso vitalício, ou seja, você pode acessar enquanto o fornecedor existir, lhe dando comodidade e flexibilidade.
Outra questão é a velocidade do acesso que deve ser compatível com o que o mercado oferece, pois hoje em dia temos acesso à plataformas como Youtube, Vímeo e outras, onde temos uma boa base para comparar, pois estamos falando de treinamento online baseado em vídeo aulas, muito similar aos vídeos do Youtube.
Instrutores
Veja se a experiência de quem ministrará o treinamento online, pois o instrutor deve dominar a prática e ter experiência real para adicionar valor e conhecimento ao aluno, seja de qual treinamento for. A teoria isolada de modo algum prepara um aluno para a colocação em prática do que lhe foi ensinado.
Avalie o linkedin do instrutor para ver sua trajetória profissional, pois nada supera o conhecimento e experiência conquistados através de uma boa carreira profissional.
Conteúdo
O conteúdo do treinamento deve conciliar uma mistura entre teoria, prática e exemplos reais, a fim de garantir que o aluno consiga materializar e entender todos os conceitos, metodologias e ferramentas.
Especialmente quando se trata de treinamentos técnicos, como por exemplo um curso green belt (ou black belt), que é um curso seis sigma, o conteúdo deve ser bem claro e rico, ou seja, para o aluno é imprescindível que haja a tradução de um excelente conteúdo de uma forma que facilite sua absorção.
Atendimento ao Cliente
Avalie a disponibilidade do fornecedor do portal em lhe atender, lembrando que as melhores práticas do mercado tendem a usar estes meios: e-mail, chat do portal, WhatsApp, telefone e SKYPE quando necessário for. Os “retornos” também são uma fonte de parâmetro de atenção, pois veja quão empenhados os fornecedores estão em lhe prover respostas as suas dúvidas.
Muitos são os treinamentos online que demandam o acompanhamento do aluno antes, durante e depois de um projeto a ser entregue para certificação. E neste quesito, o fornecedor deve prover todo o suporte.
Comunicação
Falamos dos meios com que o fornecedor pode se comunicar com o aluno, mas comunicação é muito mais do que simplesmente ter os meios, é sim algo que precisa ser de forma rápida, clara, assertiva e da maneira correta.
Avalie este item no decorrer da sua pesquisa, e veja como estão os potenciais fornecedores.
Caso queira, baixe a planilha a seguir que mostra um Plano de Comunicação estruturado e um modelo para você usar:
https://www.laboneconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Plano-de-Comunicação.xlsx
Comunicação é fundamental no aspecto pessoal e profissional.
Certificações
Certificado tem dois tipos para um mesmo treinamento: a de participação: onde o aluno recebe quando conclui o curso, e o de conclusão do curso: entregue mediante a comprovação de critérios estabelecidos (exame, projeto, etc).
Preste atenção como o fornecedor vai lhe entregar os dois certificados, pois no caso do de participação se não houver uma prova ou exame com nota de corte significa que você deve evitar este fornecedor, e no caso do certificado de participação, veja o quanto lhe será cobrado para ter o certificado entregue.
O mínimo aceitável neste caso é ter um exame final e um projeto no caso de treinamentos técnicos ou de capacitação.
E por que isto? Por que você deve escolher um fornecedor que se preocupe com a absorção de conhecimento pelo aluno, ou seja, o fornecedor precisa “subir a régua” para garantir que o aluno (você) tenha conhecimentos sólidos ao final do curso.
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